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“A mãe do L. veio à nossa sala explicar o que é uma maritaca” – A importância da participação das famílias no jardim de infância

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O presente relatório tem como objetivo retratar de forma reflexiva o percurso realizado durante a Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto de Jardim de Infância (JI), numa organização socioeducativa localizada na área metropolitana de Lisboa. Desta forma, são apresentados diversos tópicos que refletem todo o processo de intervenção, com um grupo de vinte e três crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Numa fase inicial do relatório é evidenciada a caracterização do contexto, que serve como ponto de partida para a definição das intenções para a ação educativa. Posteriormente, procedeu-se à avaliação dessas intenções e de todo o processo de intervenção. Assim sendo, surge o tópico referente à investigação desenvolvida no presente contexto, cuja problemática é a importância da participação das famílias no jardim de infância. Esta surgiu de um interesse pessoal e de percecionar as reações das crianças à presença dos familiares na sala de atividades, tendo como objetivos (i) compreender de que forma é que as famílias são envolvidas no jardim-de-infância, (ii) identificar os constrangimentos e potencialidades no envolvimento das famílias e (iii) percecionar de que forma é que o/a educador/a promove a relação com as famílias. Esta investigação é de natureza qualitativa, assente num estudo de caso, com recurso a técnicas de recolha de dados como observação participante, pesquisa documental, entrevistas e inquérito por questionário. Para além disso, como metodologia de análise de dados é utilizada a análise de conteúdo. Desta forma, irá compreender-se a importância da participação das famílias no jardim de infância, a relação entre a equipa educativa e as famílias para o desenvolvimento das crianças bem como o papel do/a educador/a de infância enquanto promotor do envolvimento das famílias. Por último, é apresentada a construção da profissionalidade docente, que conta com uma reflexão sobre os valores que estiveram na base da ação pedagógica em contexto de PPS e quais os princípios que serão tidos em conta na prática futura.
ABSTRACT This report aims to present in a reflective way the path taken during the Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), in a Kindergarten’s context, in a socio-educational organization located in the metropolitan area of Lisbon. Several topics which reflect the entire process of intervention are presented, with a group of twenty-three children aged between 3 and 5 years old. In the first part of the report the characterization of the context is highlighted, which is used as a starting point for the definition of the intentions for the educational action. Subsequently, these intentions and the entire intervention process were evaluated. Therefore, the topic related to the investigation developed in the present context arises, whose problematic is the importance of the participation of families in kindergarten. This idea becomes from a personal interest and from predicting the reactions of children to the presence of family members in the activity room, with the objective of (i) understanding how families are involved in kindergarten, (ii) identify the constraints and potentialities in the involvement of families and (iii) understand how the educator promotes the relationship with the families. This investigation has a qualitative nature, based on a case study, using data collection techniques such as participant observation, documentary research, interviews and questionnaire surveys. Furthermore, content analysis is used as a data analysis methodology. In this way, the importance of families' participation in kindergarten will be understood, the relationship between the educational team and families for the development of children as well as the role of the kindergarten teacher as a promoter of family involvement. Finally, the construction of teaching professionalism is presented, which includes a reflection on the values that were in the basis of pedagogical action in the context of PPS and which principles will be taken into account in future practice.

Description

Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Crianças Famílias Jardim de infância Relação escola-família Papel do educador

Citation

Vidal, R. S. (2022). “A mãe do L. veio à nossa sala explicar o que é uma maritaca” – A importância da participação das famílias no jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15851

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