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Promoção de uma educação não sexista no 1º e 6º ano de escolaridade

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Abstract(s)

O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, disciplina integrante do currículo do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. No mesmo está presente uma dimensão descritiva, reflexiva e investigativa sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em três turmas, uma do 1º e duas do 6º ano de escolaridade. A componente investigativa tem como principal objetivo compreender qual o papel do/a docente na promoção de uma educação não sexista, em turmas de 1º e 6º ano do CEB. Para tal, o seguinte relatório de investigação explora, através do domínio de Igualdade de Género presente no currículo de Educação para a Cidadania, a diversidade de estereótipos de género presentes nos/as alunos, assim como possíveis desconstruções dos mesmos. Esta investigação contou com a participação de 67 crianças, 25 do sexo feminino e 42 do sexo masculino. Através da adoção de uma leitura crítica e reflexiva sobre os resultados, que mostraram a evolução do pensamento dos alunos no sentido da igualdade de género, é possível concluir que as estratégias e atividades implementadas promoveram momentos de partilha, argumentação e discussão relativamente ao género. Através desses momentos, foi possível que grande parte dos/as alunos/as refletissem sobre a importância da igualdade de género para o bem-estar pessoal e social.
ABSTRACT The following report was developed within the course of the Supervised Teaching Practice II, part of the Master’s in Teaching the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. It contains a descriptive, reflective and investigative dimension about the pedagogical practices developed in three classes, one from the 1st and two from the 6th grade. The investigative component has as main objective to understand the role of the teacher in promoting a non-sexist education, in classes of 1st and 6th year. To this end, the following research report explores, through the dominance of Gender Equality present in the Citizenship Education curriculum, the diversity of gender stereotypes present in students, as well as their possible deconstructions. This investigation had the participation of 67 children, 25 females and 42 males. Through the adoption of a critical and reflective reading of the results, which showed the evolution of students' thinking towards gender equality, it’s possible to conclude that the teaching strategies and activities implemented promoted moments of sharing, argumentation and discussion regarding gender. Through those moments, it was possible for a large number of students to reflect on the importance of gender equality for personal and social well-being.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Educação para a cidadania Igualdade de género Estereótipos de género Citizenship education Gender equality Gender stereotypes

Citation

Sousa, L. C. (2021). Promoção de uma educação não sexista no 1º e 6º ano de escolaridade (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14508

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