Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Plano de Comunicação para a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A FCMP, sigla de Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão coordenar, promover, regulamentar e disciplinar o movimento campista e as atividades de montanha no território nacional. (FCMP, 2020). Desta forma, a FCMP procura atrair simpatizantes do universo campista de forma a conseguir aumentar o seu capital disponível e reinvestir em atividades de interesse para os seus associados. Está também ao encargo da Federação representar perante a Administração Pública os interesses dos seus filiados e assegurar a participação competitiva de Portugal em provas desportivas, campeonatos e taças de campismo e montanhismo. O Turismo de Natureza, o mercado de atuação da FCMP, é uma das áreas que mais tem contribuído para o desenvolvimento do sector do Turismo, resultado das mudanças dos estilos de vida e pela consequente alteração das necessidades e motivações dos turistas. Ademais, verifica-se uma saturação dos destinos turísticos exclusivamente de sol e mar, principalmente pelas gerações mais jovens. O caso português não é exceção, já que Portugal é um destino por excelência para a prática de Turismo de Natureza por possuir uma enorme variedade de paisagens e elevada diversidade de habitats naturais, com condições favoráveis à realização de programas e atividades turísticas com potencial para turistas e populações. O sector do Turismo de Natureza é assim um bom escape para um nicho de mercado: indivíduos que procuram um escape ou o designado unplugged das ferramentas digitais das quais estão dependentes socialmente e laboralmente. Este tipo de Turismo designado de Turismo de Detox Digital, procura oferecer ao seu público destinos perfeitos para a desconexão, sem Wi-Fi, ideais para escapar da pressão tecnológica e para promover a saúde mental. O presente trabalho é um projeto de natureza aplicada no âmbito da Publicidade e Marketing, alicerçado no enquadramento conceptual e em investigações exploratórias de suporte ao desenvolvimento de um plano de comunicação para a marca FCMP, dirigida às geração X e Y, com o objetivo gerar comportamentos e atitudes da população em relação à atividade campista através de um Rebranding e do desenvolvimento de uma campanha fundamentado no Detox Digital
ABSTRACT: The FCMP, acronym of Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, is a non-profit association whose mission is to coordinate, promote, regulate and discipline the camping movement and mountain activities in the Portuguese territory. (FCMP, 2020). In this way, the FCMP seeks to attract sympathizers of the camping universe in order to increase its available capital and reinvest in activities of interest to its members. It is also the Federation's responsibility to represent before the Public Administration the interests of its members and ensure the competitive participation of Portugal in sporting events, championships and cups of camping and mountaineering. Nature Tourism, the market where the FCMP operates, is one of the areas that has contributed most to the development of the tourism sector, as a result of changing lifestyles and the consequent change in the needs and motivations of tourists. Moreover, there is a saturation of tourist destinations exclusively for sun and sea, mainly by the younger generations. The Portuguese case is no exception, since Portugal is a destination par excellence for the practice of Nature Tourism for having an enormous variety of landscapes and high diversity of natural habitats, with favorable conditions for the realization of tourist programs and activities with potential for tourists and populations. The Nature Tourism sector is thus a good escape for a niche market: individuals seeking an escape or the so-called unplugged from the digital tools on which they are socially and laboriously dependent. This type of Tourism called Digital Detox Tourism, seeks to offer its public perfect destinations for disconnection, without Wi-Fi, ideal to escape from technological pressure and to promote mental health. This work is a project of applied nature in Advertising and Marketing, based on the conceptual framework and exploratory research to support the development of a communication plan for the FCMP brand, targeting the X and Y generation, with the goal of generating behaviours and attitudes of the population towards the camping activity through a Rebranding and the development of a campaign based on Digital Detox.

Description

Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.

Keywords

Plano de comunicação FCMP - Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal Communication plan Rebranding

Citation

Silva, F.R. (2021). Plano de Comunicação para a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. [Trabalho de projeto de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/14256

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social