Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-02"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Optimização da performance: o impacto das alterações nas rotinas de preparação para a performance no processo de construção da performancePublication . Oliveira, Mafalda Inês Saldanha; Rosa, Joaquim CarmeloResumo Esta investigação tem como principal objectivo aprofundar o conhecimento na área das Rotinas de Preparação para a Performance (RPP), mais precisamente nas diferentes formas de se proceder a alterações nas mesmas, e estudar de que forma é que essas alterações afectam as performances dos músicos. Para este trabalho de investigação fez-se uso do paradigma do pragmatismo. A natureza deste estudo é exploratória, pois, até hoje, não foi encontrado nenhum artigo que estudasse especificamente as diferentes formas de proceder a alterações nas RPP. O procedimento metodológico eleito para a recolha de dados neste estudo foi a investigação-acção. A investigação-acção teve a duração de quatro meses, divididos em quatro fases. Os participantes foram separados em dois grupos. Todos os participantes alteraram as suas RPP, mas cada um dos grupos alterou as suas rotinas de maneira diferente. O Grupo A alterou as suas rotinas de uma só vez, independentemente das rotinas que tinha antes da investigação. O Grupo B foi alterando as suas rotinas progressivamente. Concluiu-se que nenhum dos participantes teve uma regressão do nível da performance, imediatamente após as suas rotinas serem alteradas. Ambos os participantes atingiram, durante a investigação, uma maior qualidade performativa. Concluiu-se também que o grupo que alterou as suas rotinas de uma só vez teve um progresso maior e mais linear do que o grupo que foi alterando as suas rotinas faseadamente.
- Espaço para a Literacia Mediática: a verdade contra a desinformaçãoPublication . Maneta, Margarida Parreira; Bonacho, Fernanda do Rosário Farinha; Mata, Maria JoséNa sociedade contemporânea, o consumo de informação online passou de tendência a regra. E, se esta democratização tecnológica se tornou sinónimo de facilidade de acesso, a verdade é que veio acompanhada, também, da crescente circulação de informação falsa e, inversamente, de diminutas competências digitais que permitam a sua deteção e denúncia. Principalmente no que aos mais jovens diz respeito, sendo também eles consumidores e produtores de informação online, é preciso olhá-los enquanto cidadãos e atores críticos do espaço público, cujas ações online têm implicações democráticas dentro e fora das redes sociais. No entanto, as iniciativas que fomentam esta consciência estão ainda aquém das necessidades, pelo que a sua promoção se revela essencial. Neste sentido, este projeto aponta a Literacia Mediática como forma de combate à desinformação e, com recurso a uma metodologia qualitativa, apresenta um protótipo de exposição temporária no NewsMuseum – um local onde se pensam os média a partir de salas temáticas, sendo ainda inexistente uma sala correspondente ao tópico “desinformação”. Face a isto, considerou-se pertinente pensar uma proposta que ajude a colmatar esta falha, promovendo, simultaneamente, o desenvolvimento de competências mediáticas para os seus visitantes que são, no caso, maioritariamente crianças e jovens.
- Microwave-assisted extraction of phenolic compounds from spent coffee grounds. Process optimization applying design of experimentsPublication . Coelho, Jose; Robalo, Maria Paula; Boyadzhieva, Stanislava; Stateva, RoumianaIn this study, sustainable technology microwave-assisted extraction (MAE) in association with green solvents was applied to recover phenolic compounds from spent coffee grounds (SCGs). A design of experiments (DOE) was used for process optimization. Initially, a 2(4-1) two level Fractional Factorial Design was used and ratios "solvent to solute" and "ethanol to water" were identified as the significant experimental factors. Consequently, Central Composite Design (CCD) was applied to analyze the effects of the significant variables on the response yield, total polyphenols content (TPC), and antioxidant activity (AA) by the DPPH assay method, and quadratic surfaces to optimize those responses were generated. The values of the significant factors of 16.7 (solvent/solute) and 68.9% (ethanol/water) were optimized simultaneously the yield (%) at 6.98 +/- 0.27, TPC (mg GAE/g) at 117.7 +/- 6.1, and AA (mu mol TE/g) at 143.8 +/- 8.6 and were in excellent agreement with those predicted from the CCD model. The variations of the compositions of the lipids, caffeine, pentacyclic diterpenes, and FAME as a function of the dominant factor % ethanol in the solvent mixture were analyzed by applying NMR and GC-FID, and the results obtained confirmed their determinative significance.
- O impacto da pandemia provocada pela covid-19 na relação escola-famíliaPublication . Ambrósio, Catarina Ferreira Estêvão; Lino, DalilaNo âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II foi elaborado o presente relatório que tem por base a prática educativa realizada numa sala de jardim de infância, com crianças de idades heterogéneas, sendo abordados aspetos relativos ao processo de intervenção junto das crianças, equipa educativa e famílias, assim como a investigação desenvolvida. Face à situação de pandemia causada pela Covid-19 e ao interesse relativo à temática da relação escola-família, foi realizado uma investigação que se carateriza por ser um caso de estudo, de cariz qualitativo, acerca do impacto da pandemia provocada pela Covid-19 na relação escola-família, baseada nas perspetivas de educadoras. Deste modo, foram entrevistadas quatro educadoras da instituição onde foi realizada a PPSII e foram definidos para a investigação os seguintes objetivos: i) conhecer as perspetivas das educadoras de infância sobre a importância da relação escola-família, (ii) conhecer a visão das educadoras relativamente ao impacto da situação pandémica na relação com as famílias e (iii) analisar as estratégias implementadas pelas educadoras de infância entrevistadas. Posteriormente à realização das entrevistas, os dados recolhidos foram alvo de uma análise de conteúdo. Com as informações recolhidas foi possível compreender que, apesar do período desafiante, devido aos confinamentos impostos, bem como ao distanciamento social que afastou, fisicamente, as famílias das organizações socioeducativas, a relação positiva com as famílias manteve-se e a colaboração entre os dois contextos continuou a existir. Para tal, foi fundamental repensar as formas de comunicação e de cooperação, adaptando as mesmas à situação e encontrando estratégias que permitissem manter a parceria que se revela crucial para o bem-estar e desenvolvimento das crianças.