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Abstract(s)
Resumo
Esta investigação tem como principal objectivo aprofundar o conhecimento na área das Rotinas de Preparação para a Performance (RPP), mais precisamente nas diferentes formas de se proceder a alterações nas mesmas, e estudar de que forma é que essas alterações afectam as performances dos músicos.
Para este trabalho de investigação fez-se uso do paradigma do pragmatismo. A natureza deste estudo é exploratória, pois, até hoje, não foi encontrado nenhum artigo que estudasse especificamente as diferentes formas de proceder a alterações nas RPP.
O procedimento metodológico eleito para a recolha de dados neste estudo foi a investigação-acção. A investigação-acção teve a duração de quatro meses, divididos em quatro fases. Os participantes foram separados em dois grupos. Todos os participantes alteraram as suas RPP, mas cada um dos grupos alterou as suas rotinas de maneira diferente. O Grupo A alterou as suas rotinas de uma só vez, independentemente das rotinas que tinha antes da investigação. O Grupo B foi alterando as suas rotinas progressivamente.
Concluiu-se que nenhum dos participantes teve uma regressão do nível da performance, imediatamente após as suas rotinas serem alteradas. Ambos os participantes atingiram, durante a investigação, uma maior qualidade performativa. Concluiu-se também que o grupo que alterou as suas rotinas de uma só vez teve um progresso maior e mais linear do que o grupo que foi alterando as suas rotinas faseadamente.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Música, conforme Decreto-Lei no107/2008 de 25 de Junho.
Keywords
Melhoramento da performance Performance musical Qualidade performativa
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa