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- Which technology to which challenge in democratic governance? An approach using design science researchPublication . Anastasiadou, Maria; Santos, Vitor; Montargil, FilipePurpose – Information systems (IS) play an important role in contemporary society, but critical questions remain on their potential use and impact on democracy. This study aims to contribute to the discussion on which technology can be adequate to which major challenge of democratic governance, through the identification and pairing of challenges of democratic governance with specific information technologies with the potential to be used in applications related to this challenge. This perspective can be considered positioned in the confluence between IS, political science and public administration. Design/methodology/approach – Design science research, a research approach in IS, was used. The suggestion of a conceptual framework with pairs of challenges in democratic governance and information technologies was initially developed. In a subsequent phase, this framework was discussed and assessed through interviews with a panel of selected experts in e-government and IS, reaching a revised conceptual framework. Findings – Results suggest that the conceptual pairing of challenges in democratic governance with IS’s solutions such as artificial intelligence, systems integration or blockchain technologies, for instance, if used in a critical, transparent and accountable way, can play a role in capacitating the delivery of better public services and contribute to encouraging citizen trust and political participation. These results may contribute to open a methodological agenda dedicated to the selection of adequate IS resources to address specific challenges of democratic governance, as well as to help in the development of public policies in the area. Originality/value – Previous studies on digital government offer important insights on the impact of information and communication technologies-enabled public governance tools for government openness, public service efficiency and user-friendliness, and for citizen political participation and societal mobilization. But the literature still lacks a systematic conceptual framework mapping and assessing the role of distinctive IS instruments in democratic challenge-solving and specifying functional relationships between specific technology and democratic outcomes. This paper aims to contribute to filling this analytical gap.
- As Instituições de Ensino Superior enquanto agentes formadores para uma sociedade ambientalmente sustentávelPublication . Meireles, Alessandra Ferreira; Miranda, Sandra Marisa LopesAs preocupações com a sustentabilidade do planeta vêm, nas últimas décadas, estimulando várias iniciativas com vista a diminuição da degradação ambiental. Da mais importante, a Comissão Brundtland, 1987, originou o conceito de Desenvolvimento Sustentável (DS), assente na visão de que os recursos naturais são limitados e devem ser considerados e geridos diante do crescimento económico. Diante disto, desenvolver sustentavelmente surge como um dos maiores desafios para as mais distintas organizações. Neste sentido, e devido ao importante papel que as Instituições de Ensino Superior (IES) assumem na formação de indivíduos, os especialistas vêm apontando a responsabilidade destas na construção de um futuro ambientalmente mais sustentável. Consequentemente, têm o dever de propagar a alfabetização ambiental. Assim, com a presente investigação procurou-se contribuir para um maior conhecimento sobre como as IES têm vindo a cumprir com os seus papéis na construção de comportamentos ambientalmente mais sustentáveis, procurando compreender, junto de duas IES (a Universidade Nova de Lisboa -UNL e a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG no Brasil), como as metodologias ministradas na área da Sustentabilidade Ambiental (SA) são percecionadas e assimiladas pelos alunos e, em que medida, estas instituições estão orientadas com a Agenda 2030. Para tal, recorreu-se a uma metodologia mista, operacionalizada pela aplicação de um inquérito por questionário a 271 estudantes e ex-alunos e 2 entrevistas a profissionais especialistas da área da SA, das duas IES. Os resultados postos em evidência para além de esclarecerem as estratégias que estas IES têm adotado para cumprir com os seus deveres nesta temática, alertam para a necessidade de formação do corpo docente no contexto da SA, bem como, para a necessidade de aproximar a grelha curricular dos ODS.
- Fatores determinantes para o engagement no Instagram de marcas de restauraçãoPublication . Camacho, Ricardo Lopes Barreira Gomes; Machado, Ana TeresaAtualmente, devido à facilidade de acesso à informação através da Internet, os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes, e por isso, as marcas devem estruturar devidamente a sua presença tendo por base um planeamento de comunicação nas redes sociais. Com isto, é importante para as empresas envolverem-se mais com os consumidores e perceberem quais os fatores diferenciadores que geram mais interação com os utilizadores das redes sociais. Apesar de muitas marcas já estarem presentes nas redes sociais é essencial que percebam como estas funcionam, e como podem ser utilizadas para comunicar efetivamente os produtos ou serviços da marca. Os objetivos de comunicação das marcas nas redes sociais não se limitam apenas à angariação de novos clientes, mas também à criação de uma comunidade digital, na qual se pretende gerar interações com os seus seguidores. Estas interações assumem a denominação de engagement, que se traduz em todo o tipo de participações dos internautas nas páginas das marcas, uma matriz importante para entender o envolvimento das marcas com os consumidores nas redes sociais. De forma a entender e definir as estratégias de marketing de conteúdo nas redes sociais, pretende-se identificar características das publicações das marcas que impliquem um maior engagement dos consumidores com essas mesmas publicações. Metodologicamente, é utilizado o método indutivo com uma abordagem quantitativa dos dados, de forma a entender a relação entre as características das publicações e o respetivo engagement traduzido em número de likes e de comentários, tendo por base a análise de posts no Instagram de cinco marcas da restauração.
- Reforço da consciência de grupo através da prática de corpo de baile no 4º e 5º ano da Escola de Dança Ana MangericãoPublication . Matos, Susana; Graça, CristinaO objetivo do estágio foi a prática pedagógica de corpo de baile, na área do repertório clássico, e através desta, pretendeu-se reforçar o conceito de consciência de grupo do público-alvo. Mais concretamente, pretendeu-se determinar de que forma a prática pedagógica de corpo de baile, nomeadamente através da aprendizagem de um excerto do 2º ato do bailado Giselle, pode interferir nas relações interpessoais do público-alvo, e particularmente no reforço do trabalho desenvolvido em conjunto. Propôs-se utilizar o trabalho de grupo para promover o desenvolvimento de diversos elementos técnicos e artísticos (como a fluidez, a respiração, a musicalidade, a coordenação, a projeção e dinâmica do movimento), como veículo para a promoção da qualidade do movimento executado em conjunto. A metodologia utilizada para a análise e apresentação dos resultados do relatório foi a investigação-ação qualitativa, com a aplicação de diversos instrumentos de recolha de dados como a tabela de observação, diário de bordo, questionário, e recolha de registos audiovisuais. Através da análise reflexiva concluiu-se que o trabalho desenvolvido nas danças de conjunto, nomeadamente nas danças de corpo de baile, contribuiu para o reforço da consciência de grupo e para o desenvolvimento das relações interpessoais, ao promover e desenvolver a autonomia, a confiança, a interajuda, a cooperação, a colaboração e o respeito pelo próximo. Estes são elementos importantes na formação de jovens adolescentes, e particularmente de alunos do Ensino Artístico Especializado em dança, proporcionando a integração e o bem estar num futuro profissional de sucesso.