Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-26"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A entrada no tempo em “Primavera tardia” de OzuPublication . Rodrigues, Maria Inês; Sapinho, JoaquimEm Primavera Tardia, a personagem de Noriko, representada por Setsuko Hara, está em idade de casar, mas continua a viver com o pai. O processo de separação dos dois é a essência do filme. Esta premissa foi sendo repetida pelo autor com pequenas variações, atingindo o seu expoente máximo na obra de 1949. Esta investigação pretende inquirir como é que Yasujirō Ozu consegue uma representação tão tangível de uma mulher entre tempos, e como o realizador encontra figuração para a forma como é que ela muda ao longo da narrativa. Na conclusão, a dissertação procura definir os recursos cinematográficos do cineasta que melhor se articulam com o projeto em desenvolvimento da mestranda, que pretende abordar os afetos e as violências de estar, simultaneamente, juntos e separados no tempo.
- Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadoraPublication . Turras, Maria Benedita Cabral Campello Duarte; Almeida, TiagoO presente documento apresenta uma análise crítica e reflexiva sobre a prática e a investigação desenvolvidas no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII). Esta prática decorreu na valência de Jardim de Infância com um grupo de 20 crianças com idades entre os 3 e os 6 anos. Deste modo, estive, ao longo de 7 meses (entre novembro de 2020 e maio de 2021) inserida numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) regida pelo Movimento da Escola Moderna (MEM). Relativamente, à investigação “Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora” aqui retratada consiste no estudo de uma temática que surge da prática para a prática. Assim, com a investigação em questão foi minha intenção olhar para a minha prática, de forma a perceber se a mesma ia ao encontro da educadora que pretendo ser e identificar oportunidades de melhoria na minha ação pedagógica. Esta é, então, uma investigação-ação desenvolvida ao longo de sete meses, com recurso, sobretudo, à observação direta e indireta registada através de notas de campo e registo videográficos. Tendo identificado alguns aspetos a melhorar na minha prática, os resultados da segunda fase apontam para uma evolução, ainda que continuem a existir questões a melhorar. Esta investigação e o presente relatório na sua totalidade são bastante marcados pela reflexão e, mais concretamente, pela autorreflexão com o propósito de compreender a minha identidade enquanto educadora de infância e apostar na melhoria e contínua construção da mesma.
- Criação de recursos educativos digitais em contexto de "pandemia covid 19": intervenção no 1.º CEB para o desenvolvimento de competências em portuguêsPublication . Bernardes, Anabela de Lemos; Cardoso, AdrianaA “Pandemia Covid 19” chega a Portugal fechando as escolas em 16 de março de 2020 decretando-se o Ensino a Distância (E@D). São difundidas aulas (#Estudoemcasa) para todos os anos do Ensino Básico, através da RTP Memória. Os agrupamentos de escolas empenham-se no ensino remoto de emergência, recorrendo a plataformas como o Teams e o Classroom. Nas aulas síncronas, em sistema on-line, há dificuldades em manter os(as) alunos(as) concentrados(as) e atentos(as), sendo evidente as crescentes disparidades entre estes(as), dado que nem todos(as) dispõem de meios materiais e humanos para aderir a este tipo de ensino. Neste contexto, inicia-se o presente projeto de intervenção cujo objetivo geral é contribuir para a implementação de práticas digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico que visem o desenvolvimento de competências em Português. Em termos mais específicos, pretende-se: criar recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do Português no 1.º CEB, em situação de ensino remoto de emergência; avaliar a perceção dos docentes que utilizaram os recursos relativamente: (i) ao seu conteúdo; (ii) usabilidade; (iii) integração no contexto de ensino e aprendizagem; (iv) impacto no desenvolvimento de competências dos alunos. O paradigma de investigação é de natureza qualitativa e interpretativa, recorrendo-se, pontualmente, a dados quantitativos. Os instrumentos de recolha de dados foram a análise documental (Blogue: “Desafios do 1.º CEB- Juntos aprendemos mais” e 14 recursos educativos digitais) e o inquérito por questionário aos docentes utilizadores dos recursos criados. Dos resultados, conclui-se que o corpo docente inquirido supera os 30 anos de serviço mas tal não foi impeditivo para o uso dos recursos. Pelos testes realizados, provou-se a utilidade destes, em aulas síncronas e assíncronas. Os inquiridos salientam o desenvolvimento de outras competências, para além das de Português (e.g. TIC e Expressões). O feedback recebido dos alunos foi genericamente muito positivo.
- Estratégias de relaxamento e controlo da ansiedade na performance do músicoPublication . Campos, Luís Filipe Fernandes; Burt, DavidResumo I – Parte Pedagógica - Este Relatório de Estágio está inserido na Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, realizado no ano letivo 2017/2018, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (CMCGB). Na primeira parte, será realizado o enquadramento teórico e uma breve contextualização do Conservatório, assim como, a apresentação do seu projeto educativo, a organização e gestão da escola, da oferta educativa, a ligação à comunidade e os resultados. Na fase seguinte, será concebida uma caracterização da classe de trompete do Professor Cooperante, assim como uma breve apresentação dos alunos selecionados e descrição geral das aulas lecionadas e observadas. Na segunda parte, apresentar-se-á uma breve contextualização da Escola de Música da Banda Musical de Cabreiros, assim como uma descrição dos alunos selecionados para a aplicação do projeto de investigação. Por fim, será feita uma análise e reflexão sobre os tópicos supramencionados.
- A construção de um Storyworld: “Sorri, estás a ser filmado”Publication . Melo, Matilde Alexandre Pires de Lopes de; Lopes, Pedro Miguel FerreiraA forma como se produz, distribui e consome conteúdo audiovisual e multimédia tem vindo a sofrer profundas modificações, resultado de factores sociais, políticos, culturais e económicos. O transmedia é uma ferramenta que veio responder a essas mudanças e, como tal, o presente projeto procura compreender a aplicação prática deste na construção de conteúdos audiovisuais adequados a este novo mundo. Este projeto visa a criação de um storyworld narrativo que sustente a estória escrita em formato de guião de uma longa-metragem de ficção. Este universo pretende-se transmedia e, por isso, sustentado em várias plataformas mediáticas distintas. Para que tal fosse possível, encetou-se na leitura de uma alargada bibliografia dedicada a temas como a cultura da convergência, cultura participativa e transmedia storytelling, e o enfoque em autores como Henry Jenkins e Nuno Bernardo. Acresce a isto que para enquandrar a existência do guião da longa-metragem se realizou a leitura teórica referente à narrativa. O guião segue a estrutura de Joseph Campbell e Christopher Vloger que fazem a apologia da narrativa como a Jornada de um Herói. No final do projeto deve ser possível responder à pergunta de partida “Como construir um projeto transmedia maximizando as potencialidades atuais da internet e dos novos canais de distribuição?” e, para que tal fosse alcançado, além da revisão bibliográfica, realizaram-se entrevistas orientadas a profissionais do mundo audiovisual.
- A reorganização do espaço e materiais do ambiente educativo com vista à aquisição de competências sociais e autonomização das criançasPublication . Wemans, Helena Maria Cabral da Camara; Lino, DalilaOs modelos conceptuais do desenvolvimento assentes no modelo bioecológico e transacional, as neurociências, a importância das experiências precoces das interações da criança nas suas rotinas diárias, nos contextos dos quais faz parte e tem papel ativo, têm influenciado os princípios da Intervenção Precoce na Infância (IPI). O nosso objetivo de investigação, um estudo de caso exploratório do modelo de intervenção das práticas de intervenção precoce na infância (IPI), de uma Equipa local de Intervenção (ELI) e responder à questão de investigação (“quais os ganhos ao nível da funcionalidade das crianças nas três etapas de avaliação no decurso da implementação dos programas de IPI?”), numa amostra probabilística, de conveniência constituída por 16 crianças com menos de 28 meses e 17 crianças com mais de 28 meses. Num primeiro momento, caraterizámos as crianças através das variáveis descritivas: idade, fatores de risco e fatores de risco acumulado, contexto, nível de desenvolvimento da criança (QD) em três momentos de avaliação, perceção do nível de envolvimento da educadora e da família e o técnico responsável de caso (TRC). Num segundo momento analisamos a eficácia do acompanhamento nos três momentos de avaliação. Relativamente aos resultados, efeito do acompanhamento sobre a evolução dos resultados obtidos nos QD depende o grupo de crianças. o efeito do acompanhamento é mais pronunciado no grupo de crianças com menos de 28 meses em particular do 1º para o 2º momento avaliativo. Quanto ao grupo de crianças com mais de 28 meses, as diferenças entre as médias dos resultados obtidos nos três momentos avaliativos dos QD não são estatisticamente significativas. Os resultados de análise das variáveis da criança permitiram caraterizar o modelo de práticas de IPI que corroboram com os princípios de IPI sustentados no modelo bioecológico e transacional e centrado nas famílias.
- Phase behavior of a binary mixture of patchy colloids: Effect of particle size and gravityPublication . Braz Teixeira, Rodrigo; de las Heras, Daniel; Tavares, Jose; Gama, MargaridaWe study theoretically the effect of size difference and that of gravity in the phase behavior of a binary mixture of patchy particles. The species, 2A and 3B, have two A and three B patches, respectively, and only bonds between patches A and B (AB bonds) are allowed. This model describes colloidal systems where the aggregation of particles (3B) is mediated and controlled by a second species, the linkers (2A) to which they bind strongly. Thermodynamic calculations are performed using Wertheim’s perturbation theory with a hard sphere reference term that accounts for the difference in the size of the two species. Percolation lines are determined employing a generalized Flory–Stockmayer theory, and the effects of gravity are included through a local density approximation. The bulk phase diagrams are calculated, and all the stacking sequences generated in the presence of gravity are determined and classified in a stacking diagram. The relative size of the particles can be used to control the phase behavior of the mixture. An increase in the size of particles 3B, relative to the size of the linkers 2A, is found to promote mixing while keeping the percolating structures and, in certain cases, leads to changes in the stacking sequence under gravity.