Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente documento apresenta uma análise crítica e reflexiva sobre a prática e a investigação desenvolvidas no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII). Esta prática decorreu na valência de Jardim de Infância com um grupo de 20 crianças com idades entre os 3 e os 6 anos. Deste modo, estive, ao longo de 7 meses (entre novembro de 2020 e maio de 2021) inserida numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) regida pelo Movimento da Escola Moderna (MEM). Relativamente, à investigação “Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora” aqui retratada consiste no estudo de uma temática que surge da prática para a prática. Assim, com a investigação em questão foi minha intenção olhar para a minha prática, de forma a perceber se a mesma ia ao encontro da educadora que pretendo ser e identificar oportunidades de melhoria na minha ação pedagógica. Esta é, então, uma investigação-ação desenvolvida ao longo de sete meses, com recurso, sobretudo, à observação direta e indireta registada através de notas de campo e registo videográficos. Tendo identificado alguns aspetos a melhorar na minha prática, os resultados da segunda fase apontam para uma evolução, ainda que continuem a existir questões a melhorar. Esta investigação e o presente relatório na sua totalidade são bastante marcados pela reflexão e, mais concretamente, pela autorreflexão com o propósito de compreender a minha identidade enquanto educadora de infância e apostar na melhoria e contínua construção da mesma.
Abstract This document presents a critical and reflective analysis of the practice and research developed within the Supervised Professional Practice II (PPSII). This practice took place in a kindergarten with a group of 20 children aged between 3 and 6 years. That way, for 7 months (between November 2020 and May 2021), I was part of a Private Institution of Social Solidarity conducted by the Movimento da Escola Moderna (MEM). Regarding the investigation “Between wanting and being: the difficulties of becoming a kindergarten teacher” portrayed here consists of the study of a theme that arises from practice to the practice. Thus, with the investigation in question, my intention was to look at my practice, in order to see if it met the kindergarten teacher I intend to be and to identify opportunities for improvement in my pedagogical action. This is, then, an action research developed over seven months, using, above all, direct and indirect observation recorded through field notes and videographic records. Having identified some aspects for improvement in my practice, the results of the second phase point to an evolution, although there are still issues for improvement. This investigation and the present report in its entirety are quite marked by reflection and, more specifically, by self-reflection with the purpose of understanding my identity as a kindergarten teacher and betting on its continuous improvement and construction.

Description

Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Autorreflexibilidade Profissionalidade docente Educação de Infância Estratégias de mediação de grupo Grande grupo Pequeno grupo Self-reflexibility Teaching professionality Childhood education Group mediation strategies Large group Small group

Citation

Turras, M. B. C. (2021). Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14514

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue