Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-20"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- O estudo do clarinete em Mi bemol como complemento ao ensino do clarinete em Si bemolPublication . Mendes, Hugo Miguel da Silva; Jerónimo, ManuelResumo I (Prática Pedagógica) - O Estágio do Ensino Especializado foi realizado na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e no Polo do Seixal da mesma instituição, durante o ano letivo de 2018-2019, e envolveu três alunos do Ensino Artístico Especializado, um da Iniciação IV, um do 2º grau e um do 3º grau, todos da classe do professor Luís Gomes. O estágio incluiu uma programação de oitenta e uma aulas observadas e nove lecionadas. Foi objetivo do estágio a aprendizagem e evolução da prática de lecionar aulas de Clarinete a alunos de diferentes níveis do ensino, tendo sido elaborados os correspondentes planos de aula e fichas de observação para as aulas observadas. Na Secção 1, Prática Pedagógica, procedeu-se à caracterização da escola, dos alunos envolvidos no estágio e das práticas educativas desenvolvidas pelo mestrando nas aulas, seguindo-se uma breve reflexão sobre o desempenho dos alunos e uma análise crítica da atividade docente. Foram aplicadas nas aulas lecionadas peças para o Clarinete em Mi bemol, de forma a familiarizar os alunos com o instrumento. A experiência da prática pedagógica foi um fator bastante enriquecedor enquanto professor de Clarinete e a aplicação do Clarinete em Mi bemol contribuiu para um maior conhecimento dos alunos envolvidos.
- The contribution of submarine optical fiber telecom cables to the monitoring of earthquakes and tsunamis in the NE AtlanticPublication . Matias, Luis; Carrilho, Fernando; Sá, Vasco; Omira, Rachid; Niehus, Manfred; Corela, Carlos; Barros, José; Omar, YasserRecent developments in optical fiber cable technology allows the use of existing and future submarine telecommunication cables to provide seismic and sea-level information. In this work we study the impact of three different technologies, 1) SMART, Science Monitoring and Reliable Telecommunications; 2) DAS, Distributed Acoustic Sensing, and; 3) LI, Laser Interferometry, for effective earthquake and tsunami monitoring capabilities on the NE Atlantic. The SW Iberia is the source area of the largest destructive earthquake that struck Europe since the year 1000, the November 1, 1755 event. This earthquake generated also a destructive tsunami affecting the whole basin. This tectonically active area is crossed by the CAM (Continent-Azores-Madeira) submarine cable on a ring configuration. Due to the end of cable lifetime the current cables need to be replaced by 2024 and the technical requirements must be defined in mid-2021. The Azores archipelago is the focus of frequent seismic crizes and occasionally destructive earthquakes. A common feature of these seismic events is that they take place offshore, an area that is difficult to monitor from land-based instruments. In this work we evaluate the contribution of SMART cables to the earthquake monitoring and tsunami early warning system in SW Iberia and show how DAS and LI can improve earthquake monitoring on two active domains of the Azores. For tsunami early warning, we show how the offshore sea-level measurements provide clean offshore tsunami records when compared to coastal observations by tide gauges, which greatly improves the efficiency of the system. For earthquake monitoring, the data processing operational routine is examined using Monte-Carlo simulations. These take into consideration the errors in phase picking and the uncertainty on the 1D velocity model used for earthquake location. Quality of earthquake location is examined using the difference between the true location and the centroid of the computed epicenters and by the overall ellipse of uncertainty obtained from 100 runs. The added value provided by instrumented submarine telecommunication cables to mitigate earthquake and tsunami risk demonstrated in this work will help authorities and the society in general to take the political decisions required for its full implementation worldwide.
- O desenvolvimento socioemocional de uma criança com NEE numa sala de jardim-de-infânciaPublication . Ferreira, Catarina Andreia Jesus; Lino, Dalila; Rosa, JoãoO presente relatório contém uma análise reflexiva sobre a Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), desenvolvida num Jardim de Infância (JI) público, numa sala com 20 crianças, com idades entre os três e os seis anos. Caracteriza também o contexto socioeducativo, os agentes educativos, as crianças e respetivas famílias e as minhas intenções para a ação pedagógica. Inclui ainda um estudo de caso, de natureza qualitativa, sobre o comportamento socioemocional de uma criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE) que teve os seguintes objetivos: (i) compreender como pode ser potenciado o desenvolvimento socioemocional de uma criança com NEE; e (ii) identificar as estratégias utilizadas pela equipa educativa para promover o desenvolvimento socioemocional dessa criança. A recolha de dados baseou-se na observação, notas de campo e entrevistas à equipa de sala. Quanto aos resultados, verificou-se uma progressiva emergência de comportamentos socialmente ajustados por parte da criança e identificaram-se um conjunto de estratégias da equipa educativa que, muito provavelmente, explicaram esse desenvolvimento. Conclui-se que, um trabalho sistemático e afetivamente equilibrado por parte da equipa educativa, potenciou o desenvolvimento socioemocional desta criança. O relatório conclui-se com uma reflexão mais geral sobre o impacto da PPS II e de todo o meu percurso formativo, na construção da minha profissionalidade enquanto Educadora de Infância.
- O estereótipo de género na publicidade. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontadesPublication . Rechena, Ana Sofia Nunes; Medeiros, CarlaA presente investigação tem como principal objetivo contribuir para o conhecimento da representação do género na publicidade, nomeadamente em anúncios publicitários que contrariam os estereótipos de género tradicionais. Este é um fenómeno publicitário ainda recente, sendo esta investigação pertinente uma vez que é um tema ainda subinvestigado na literatura. A evolução da perceção da identidade de género e os avanços sociais vieram alterar a forma como os homens e as mulheres são retratados nos anúncios publicitários. À medida que as marcas dão voz a causas sociais, surgem fenómenos publicitários que acompanham a tendência. Desta forma, realizou-se uma análise qualitativa ao conteúdo de campanhas publicitárias que contrariam os estereótipos de género tradicionais, em que foram analisadas doze campanhas, de seis categorias de produto diferentes, que apresentam como personagem principal uma figura do género oposto ao convencional. No âmbito deste estudo, o instrumento consistiu numa análise formal, que compreende os componentes dos vídeos, numa análise abstrata, que avalia a integração de determinados conceitos nas narrativas e numa análise das variáveis relacionadas com as características da publicidade e as características comportamentais das personagens. Os resultados obtidos indicam que, embora a diferença entre a representação do género persista em alguns aspetos, esta diferença é potenciada pela quebra dos estereótipos tradicionais. A representação natural das personagens, a quebra de normas e estereótipos de género tradicionais e a não sexualização das personagens são características transversais a todos os anúncios, que refletem a evolução da publicidade no que concerne a relação da representação do género com os estereótipos. Além destes, existem componentes do vídeo que são característicos de todos os anúncios analisados. A investigação evidencia que existem características transversais às categorias de produto analisadas, no entanto, existem vários elementos que não são comuns à categoria de produto, ou ao género. A investigação contribui para o conhecimento teórico e empírico da academia, trazendo dados relevantes para a área da publicidade, essencialmente para a relação da mesma com a representação do género.
- O/a educador/a de infância enquanto mediador/a na resolução de conflitosPublication . Santos, Ana Sofia Rebêlo dos; Simões, AnaEste trabalho de investigação intitula-se “O/A Educador/a de Infância enquanto mediador/a na resolução de conflitos”. Pretende-se, com este estudo, compreender e aprofundar o papel do/a educador/a de infância na resolução de conflitos em jardim de infância, ramificando-se em questões secundárias que se debruçam sobre as estratégias de resolução de conflitos e o seu impacto no desenvolvimento emocional, social e moral da criança. Para a concretização do presente estudo, tornou-se fundamental recorrer a diversos métodos, técnicas e instrumentos, os quais serviram como suporte à análise, discussão e apresentação dos resultados obtidos. Ainda no que diz respeito a este ponto da investigação, as “vozes” de todos os participantes forma de extrema importância para proceder à triangulação dos dados apurados, permitindo complementar e enriquecer os resultados recolhidos durante todo o estudo. A investigação assenta num quadro teórico no qual a resolução de problemas estabelece estreita relação com a Mediação e o Diálogo, inspirados numa Educação voltada para a Cidadania e os Direitos Humanos. O presente estudo estrutura-se mediante uma abordagem qualitativa – um estudo de caso, no qual se procedeu à realização de duas entrevistas semiestruturadas à equipa de sala: uma entrevista semiestruturada realizada à educadora cooperante e outra entrevista semiestrutura realizada à auxiliar de sala. Numa fase posterior, elaborou-se uma análise de conteúdo incidente em cada uma das entrevistas. A discussão dos resultados obtidos aponta para as seguintes conclusões: i) o/a educador/a de infância tem o papel de mediador na resolução de conflitos entre as crianças, sendo que a criança é o principal interveniente deste processo; ii) o diálogo e a comunicação assim como o colocar-se no lugar do outro constituem exemplos de estratégias aproveitadas para a resolução dos conflitos; iii) qualquer conflito deve ser resolvido o mais precocemente possível, preferencialmente no meio escolar; iv) a resolução de conflitos no jardim de infância possui impacto no desenvolvimento emocional, social e moral da criança. É de salientar que a resolução de conflitos funciona como forma de prevenção de comportamentos de risco no futuro da criança.
- Importância dos materiais não estruturados e semiestruturados para a promoção da criatividade de um grupo de crianças de 3 e 4 anosPublication . Figueiredo, Cláudia Sofia Santos; Lino, DalilaO presente relatório decorre do processo de intervenção na valência de pré-escolar, experienciado a partir da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II. Fruto de uma observação constante e do registo dos comportamentos alusivos ao grupo, foi possível perceber que as crianças demonstravam bastante interesse pela manipulação de materiais não estruturados e semiestruturados, criando brincadeiras e interações com os mesmos bastante criativas. Posto isto, optei por desenvolver um estudo relacionado com esta temática, tendo em vista compreender a importância do contacto com estes materiais para a promoção da criatividade das crianças. Para responder a esta questão, enveredei por um estudo de caso de natureza qualitativa, no qual foram delineados três objetivos, sendo eles: (i) “Quais as potencialidades dos materiais não estruturados e semiestruturados nas brincadeiras das crianças?”; (ii) “Como é que os materiais não estruturados e semiestruturados promovem a criatividade das crianças?”; e (iii) “Que estratégias pode o educador adotar para promover a criatividade das crianças através da exploração dos materiais não estruturados e semiestruturados?”. Quanto aos instrumentos da investigação, importa referir que selecionei notas de campo, registos fotográficos, entrevistas a uma amostra de educadoras de infância e de crianças e, ainda, análise de conteúdo. Através do presente estudo, compreendi que materiais não estruturados e semiestruturados são bastante versáteis nos momentos de brincadeira, apresentando diversas potencialidades, entre elas, a promoção da criatividade. Considerando a multiplicidade de potencialidades destes materiais, torna-se relevante que o educador recorra aos mesmos para promover a criatividade das crianças. Considero que tanto a intervenção como a realização do presente relatório se revelaram imprescindíveis para a construção da minha profissionalidade, na medida em que tive a oportunidade de refletir acerca da minha prática e adequar a mesma ao contexto no qual fui inserida. Adicionalmente, penso que o desenvolvimento da presente investigação me proporcionou grandes oportunidades de aprendizagem, uma vez que me apropriei de uma série de conhecimentos que espero pôr em prática em breve.
- Relações públicas para o ambiente: que desafios? - O caso Zero Waste LabPublication . Gonçalves, José Augusto; Pereira, Sandra Cristina MartinsSegundo a Agência Europeia do Ambiente (2016), as alterações climáticas integram o painel das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas. A consciencialização ambiental é um tema que ocupa cada vez mais espaço em todas as vertentes da nossa vida. Acreditamos que, ao trabalhar estrategicamente as Relações Públicas, tendo por base os princípios de advocacy, se está a contribuir para assimilar uma maior contribuição para a causa. A presente dissertação de mestrado defende que as estratégias de advocacy devem ser uma função essencial das Relações Públicas, quando inserida em Organizações sem fins lucrativos. Através desta investigação procuramos demonstrar a importância das ações de advocacy no setor ambiental, enquanto soluções para dar resposta aos problemas que existem na comunidade através da persuasão e argumentação no apoio a uma causa. Optámos pela realização de um estudo de caso de uma organização sem fins lucrativos, o Zero Waste Lab de forma a analisar como é que a advocacy está presente e como pode ser desenvolvida, tendo em vista um contributo do ponto de vista das Relações Públicas. Acreditamos e defendemos que este projeto pode ser estimulado se fizer cumprir uma estratégia de advocacy, por um lado promovendo o diálogo na comunidade e, por outro, incentivando-os a agir pela causa.
- Impacto das fake web user reviews no setor da restauraçãoPublication . Domanska, Vlada; Machado, Ana TeresaAtualmente, as plataformas de web user reviews assumem um papel central no processo de escolha de um restaurante, apresentando-se assim, como fontes influentes no setor da restauração. Nesta sequência, dado o seu poder em influenciar a decisão do consumidor, esta forma de partilha de opinião levou ao surgimento de um fenómeno relacionado com a manipulação de conteúdo, as fake web user reviews. Estas, ao procurarem manipular a realidade, divulgando opiniões que não refletem a opinião genuína de um consumidor nem se baseiam em experiências reais, vão totalmente contra os valores de autenticidade e legitimidade das web user reviews. Tendo em consideração que o ambiente online está rodeado de consumidores atentos e informados, torna-se claro que esta manipulação passará não só a ser de conhecimento geral, como irá influenciar pela negativa as plataformas existentes para o efeito e os estabelecimentos de restauração que estão presentes nestas plataformas. Esta investigação foi desenvolvida com base nesta problemática e com o intuito de compreender o impacto das fake web user reviews na relação dos consumidores com as plataformas de web user reviews e com os restaurantes. Foi, portanto, produzida uma investigação qualitativa que procurou compreender em profundidade e alargar domínio teórico relacionado com esta problemática, permitindo concluir que as fake web user reviews influenciam pela negativa a confiança e a atitude em relação às plataformas de web user reviews e em relação aos restaurantes que estão presentes nestas, impactando assim, a relação entre os consumidores para com as plataformas e restaurantes pela negativa. Além de dar a conhecer as consequências negativas desta tendência, esta investigação acrescenta novos conhecimentos acerca do perfil do atual utilizador de web user reviews em restauração. Consumidor este, que criou as suas defesas e instrumentos para lidar com os problemas de autenticidade surgidos no mundo das web user reviews.
- Relação do texto com o seu público, segundo teorias de Roland Barthes e Jean-Pierre SarrazacPublication . Pereira, Inês Guedes; Rosa, Armando NascimentoForam criadas em volta do teatro inúmeras tradições, “regras”, ditas clássicas. E quem as conhece, já as viu, trabalhou, estudou, tende a solidificar essas ideias à definição, à identidade, do teatro. Quando, na verdade, há, ou devia haver, respostas várias à pergunta: O que é o teatro? Neste Relatório de Estágio, feito no âmbito do Estágio no Centro Educativo do Teatro Nacional São João, faço uma análise e um estudo da relação texto-público. Acompanhei várias atividades e analisei a receção do público mais jovem ao público em geral, através dos espetáculos dentro do programa, das leituras dramatizados, dos Clubes de Teatro, do projeto Visitações, e, também, algumas ações de formação de Professores. A análise e o estudo da relação texto-público são realizados à luz de teorias expostas em vários textos críticos de Roland Barthes e dos conceitos do drama moderno e contemporâneo de Jean-Pierre Sarrazac.
- A rádio tradicional e o online: os conteúdos e práticas na TSFPublication . Quaresma, Carolina Carvalho Pinho; Mata, Maria JoséEste trabalho é produto da realização de um estágio curricular na TSF, com a duração de 418 horas. O principal objetivo desta investigação é perceber, de acordo com a perspetiva da redação da TSF, aquilo que mudou na TSF rádio em termos de conteúdos e práticas, em contexto de convergência com a plataforma online. Mais do que tentar compreender de que modo a convergência é ou não aplicada na TSF, este estudo permite perceber, através da observação participante, entrevistas e análise aos conteúdos, qual a perspetiva da redação da TSF, nomeadamente diretores, editores e jornalistas, relativamente à coexistência da antena com o site. Por outras palavras, procura-se compreender o modo de articulação entre a rádio tradicional e o online, em que se complementam e o que permanece do velho meio tendo sempre em conta o caso da TSF. As principais conclusões é que, segundo os profissionais entrevistados, na TSF, ambos os meios conseguem coexistir e complementar-se um ao outro. A rádio continua a ser rádio e as suas capacidades de informar e de ser um meio de companhia para os ouvintes mantêm-se, sendo valorizadas e potenciadas pelo meio digital. Segundo a redação da TSF, determinados aspetos têm vindo a alterar-se aos longos dos tempos, mas o online consegue dar ao ouvinte/leitor da TSF toda uma nova experiência, através da multimédia, do podcast e do prolongamento da memória e arquivo.