Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O estudo do clarinete em Mi bemol como complemento ao ensino do clarinete em Si bemol

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio - Hugo Mendes.pdf2.81 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) - O Estágio do Ensino Especializado foi realizado na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e no Polo do Seixal da mesma instituição, durante o ano letivo de 2018-2019, e envolveu três alunos do Ensino Artístico Especializado, um da Iniciação IV, um do 2º grau e um do 3º grau, todos da classe do professor Luís Gomes. O estágio incluiu uma programação de oitenta e uma aulas observadas e nove lecionadas. Foi objetivo do estágio a aprendizagem e evolução da prática de lecionar aulas de Clarinete a alunos de diferentes níveis do ensino, tendo sido elaborados os correspondentes planos de aula e fichas de observação para as aulas observadas. Na Secção 1, Prática Pedagógica, procedeu-se à caracterização da escola, dos alunos envolvidos no estágio e das práticas educativas desenvolvidas pelo mestrando nas aulas, seguindo-se uma breve reflexão sobre o desempenho dos alunos e uma análise crítica da atividade docente. Foram aplicadas nas aulas lecionadas peças para o Clarinete em Mi bemol, de forma a familiarizar os alunos com o instrumento. A experiência da prática pedagógica foi um fator bastante enriquecedor enquanto professor de Clarinete e a aplicação do Clarinete em Mi bemol contribuiu para um maior conhecimento dos alunos envolvidos.
Resumo II - O presente trabalho de investigação tem como objetivo evidenciar a importância da aprendizagem do Clarinete em Mi bemol e como este pode trazer benefícios para a aprendizagem do Clarinete em Si bemol. Nos conservatórios e escolas de música geralmente não existe uma real e concreta aprendizagem do Clarinete em Mi bemol, mas sim uma abordagem superficial, como denotamos nos planos de estudos dos conservatórios. O Clarinete em Mi bemol pode fazer parte da formação dos alunos, muitos deles terão de tocar este instrumento em disciplinas como orquestra ou música de câmara, daí ser necessário que exista uma aprendizagem prévia. Relativamente à metodologia de investigação é fundamentada com uma contextualização histórica e em dados adquiridos através de inquéritos a clarinetistas estudantes e professores, bem como a análise de quatro entrevistas semiestruturadas a clarinetistas que tocam, frequentemente, Clarinete em Mi bemol a solo, em orquestra sinfónica e em agrupamentos de música de câmara, onde se concluiu que a inclusão do Clarinete em Mi bemol é benéfica para estes níveis do ensino, pois tem vantagens como o treino auditivo e a intensidade do sopro. Foi também elaborada uma ficha pedagógica com sugestão de repertório para os diferentes graus académicos que incluem três transcrições realizadas propositadamente para este fim. Espero que esta pesquisa tenha contribuído para garantir uma maior versatilidade das competências dos estudantes e que lhes proporcione um maior à vontade perante o Clarinete em Mi bemol.
Abstract I (Teaching) - The Specialized Teaching Internship took place at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional and at the Seixal Pole of the same institution, during the school year of 2018-2019, with the participation of three Specialized Artistic Teaching students, one from Beginner IV, one from 2nd grade and the other one from 3rd grade, all students belong to the the class of Professor Luís Gomes. The internship included a schedule of eighty-one observed and nine taught lessons. The main goal of this internship was to improve skills on the practice of teaching clarinet lessons to students of different educational levels, being prepared with the corresponding lesson plans and observation sheets for the observed lessons. In Section 1, Pedagogical Practice, the school, the students who worked in the internship and the educational practices developed by the master student in the classes were characterized, followed by a brief reflection on the students performance and a critical analysis of the teaching activity. Pieces for clarinet in E flat were applied in the classes, in order to familiarize students with the instrument. The experience of the pedagogical practice was a very enriching factor as a clarinet teacher and the application of the clarinet in E flat helped the students involved to increase their knowledge.
Abstract II (Research) - This research aims to highlight the relevance and the benefits of learning the E-flat clarinet and how it can bring benefits to learning the B-flat clarinet. In conservatories and music schools there is usually no real and concrete learning of the clarinet in E-flat, but rather a superficial approach, as we denote in the syllabuses of conservatories. The E flat clarinet can be part of the practice of students, many of whom will have to play this instrument in disciplines such as orchestra or chamber music, hence the need for prior learning. Regarding the research methodology, it is based on a historical contextualization and data acquired through surveys to clarinet students and teachers, as well as the analysis of four semi-structured interviews with clarinetists who frequently play the E-flat clarinet solo, in symphony orchestra and chamber music ensembles, where it was concluded that the inclusion of the E-flat clarinet is beneficial for these levels of education, because it has advantages such as auditory training and blowing intensity. A pedagogical card was also prepared with suggested repertoire for the different academic levels which includes three transcriptions made purposely for this purpose. I hope that this research has contributed to ensure a greater versatility in the students skills and that it will provide them with greater comfort with the E flat clarinet

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Ensino do clarinete em Mi bemol Repertório para clarinete em Mi bemol Teaching of E-flat clarinet Repertoire for E-flat clarinet

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License