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- Não abra este relatório!: a influência das histórias na aprendizagem das criançasPublication . Martins, Inês Isabel Dinis; Simões, AnaO relatório de estágio aqui apresentado foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar no seguimento da prática profissional supervisionada em contexto de Jardim de Infância, com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Este é um trabalho ilustrativo e uma reflexão crítica acerca da intervenção desenvolvida nos seis meses de prática. É apresentada uma caracterização do contexto educativo, os seus objetivos e uma reflexão analítica da intervenção bem como os moldes da avaliação do processo interventivo. É também exposta a investigação realizada durante a intervenção suportada pelo conhecimento existente acerca da influência das histórias na aprendizagem das crianças. Tem como objetivo principal avaliar a importância da educação literária no desenvolvimento do léxico das crianças. Neste sentido, foi feita uma avaliação às crianças, implementado um momento específico de leitura e dada voz às famílias, à educadora cooperante e a uma professora bibliotecária. Por último, é ainda reservado um capítulo para a questão da construção da profissionalidade e a progressiva construção de conhecimento e aprendizagens no contexto prático (experiência) no que respeita à intervenção pedagógica. No que concerne à metodologia, esta assume uma natureza qualitativa, tendo-se optado pela investigação-ação e utilizadas variadas técnicas de recolha de dados. A análise e discussão dos dados evidenciaram que existe uma relação entre a Educação Literária e o Léxico e a influência que as histórias têm no desenvolvimento das crianças. Os resultados desta investigação contribuem, assim, para a discussão sobre os conhecimentos e as capacidades metalinguísticas adquiridas antes da entrada formal no Ensino Básico (Mendes, 2015) que estão fortemente relacionadas com a futura aprendizagem da leitura.
- Práticas de Inclusão de Crianças com Transtorno de Espectro Autista no 1.º CEBPublication . Mendes, Mónica Sofia Monteiro; Madureira, IsabelO presente relatório realizou-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A finalidade deste relatório é a descrição analítica e reflexiva de um período de observação, intervenção e avaliação pedagógica desenvolvida com uma turma do 1.º ano do 1.º CEB e com duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB; no âmbito da prática pedagógica desenvolvida no 1.º CEB, apresenta-se uma investigação realizada durante a intervenção no 1.º ano de escolaridade. Considerando os pressupostos da Educação Inclusiva relativos a atitudes, práticas e opções metodológicas promotoras de oportunidades de equidade para todos os alunos e tendo em conta o contexto, foi desenvolvida uma investigação designada: O contributo dos pares para a Inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo no 1.º ano de escolaridade. Neste estudo procurou-se desenvolver: (i) atividades facilitadoras de cooperação com os pares; (ii) situações e desenvolvimento de relações de sociais afetivas com pares; (iii) estratégias facilitadoras de processos de autorregulação das aprendizagens de crianças com Perturbação do Especto do Autismo (PEA). No âmbito da investigação, foi levada a cabo uma intervenção pedagógica que envolveu a implementação de atividades promotoras de trabalho cooperativo, junto do grupo turma, registando-se o envolvimento de duas crianças com PEA numa fase inicial e final da intervenção. Foi ainda realizado um teste sociométrico ao grupo turma com o intuito de conhecer as relações sociais, nomeadamente, as estabelecidas com as alunas PEA. Face ao objeto de estudo, optou-se por uma investigação-ação, de natureza qualitativa com recurso à análise documental, observação participante, entrevista e teste sociométrico. Os resultados do estudo permitem apontar para um maior envolvimento das alunas com PEA, ainda que com expressões diferentes, em atividades a pares ou em pequenos grupos, verificando-se, assim, o contributo do trabalho cooperativo para a inclusão de crianças com PEA no ensino regular.
- "Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da GeografiaPublication . Serrano, Sónia Alexandra Marinho; Hortas, Maria JoãoO presente Relatório de Estágio desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da ESELx. Este documento encontra-se estruturalmente organizado em duas partes interligadas: a primeira, reporta-se à caracterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas implementadas nos dois ciclos; e, na segunda, desenvolve-se um estudo empírico a partir de uma questão problema emergente em ambos os ciclos. A investigação decorre da identificação da dificuldade em interpretar imagens, por parte dos alunos, para construir conhecimento em História e em Geografia. Neste sentido, o estudo encontra-se vinculado à imagem enquanto recurso didático, potenciador da construção de conhecimento e desenvolvimento de competências de pensamento crítico. Versa sobre uma experiência pedagógico didática que apela à formação de cidadãos competentes para construir um “olhar crítico” do mundo. Configuram-se como objetivos do estudo: (i) Compreender a importância do uso didático da imagem no ensino da História e Geografia; (ii) Reconhecer o contributo das imagens na diversificação de estratégias de ensino e aprendizagem da História e Geografia; (iii) Compreender as potencialidades do uso da imagem para o desenvolvimento de competências de leitura crítica do mundo. Os resultados revelam que os alunos desenvolvem competências de leitura crítica quando são desafiados a explorar imagens, clarificando a informação nelas contida, inferindo, questionando e argumentando, capacidades que conduzem à problematização. Contudo, independentemente do ciclo de ensino que frequentam, os alunos encontram-se em etapas diferentes do processo de desenvolvimento desta competência, sendo diversos os fatores nele implicados.
- O Conselho de Cooperação Educativa enquanto espaço/tempo impulsionador da participação da criança no planeamento em jardim de infânciaPublication . Rodrigues, Ana Beatriz Lourenço; Friães, RitaO presente relatório, elaborado no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II, coloca em perspetiva a intervenção realizada numa sala de jardim de infância, com um grupo de vinte e seis crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, bem como à investigação levada a cabo nesse contexto. De forma a consolidar as aprendizagens significativas adquiridas ao longo de todo o meu percurso, é, ainda, apresentada uma reflexão sobre a construção da profissionalidade. Ao longo da minha intervenção, foi possível verificar que, na organização socioeducativa em que estive integrada, é dada primazia à participação das crianças no quotidiano escolar. Sendo o Conselho de Cooperação Educativa um momento semanal em que essa participação é evidente, considerei pertinente realizar um estudo de caso centrado nesse momento da rotina da sala em que estive integrada, com os seguintes objetivos: i) conhecer a visão da criança e do educador sobre o Conselho; ii) analisar o papel do grupo e da equipa educativa no Conselho; iii) analisar de que forma o Conselho de Cooperação Educativa pode contribuir para a participação da criança no planeamento da ação; iv) compreender de que forma é que o Conselho pode contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. Considerando os objetivos delineados, optou-se por realizar um estudo caso, de natureza qualitativa ou interpretativa. Para a recolha de dados, recorri a entrevistas semi-diretivas às crianças e à educadora cooperante, assim como ao registo áudio de cinco momentos de Conselho. Os dados recolhidos foram analisados através de técnicas como a análise de conteúdo e a análise estatística, nomeadamente contagem e distribuição de frequências. Os dados reunidos apontam para a importância do Conselho para a participação das crianças tanto no planeamento como na vida em comum com os seus pares. Com efeito, os dados revelam que as crianças são conscientes do seu papel no Conselho, reconhecem a importância deste momento na rotina de sala e que a equipa educativa dá espaço para as crianças participarem e manifestarem as suas opiniões. É, ainda, de salientar que, aquando do planeamento, foi observável que as crianças têm oportunidade de expressar os seus interesses e necessidades, e que os mesmos são valorizados e considerados, participando de forma ativa no seu processo de aprendizagem.
- Mulheres repórteres de guerra portuguesas: perfis, experiências e problemas (1969-2020)Publication . Simões, Ana Catarina Fernandes; Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Moura, PauloA presente dissertação, que se insere nas problemáticas da feminização das redações no mundo ocidental nos séculos XX e XXI, tem como objetivo o mapeamento das mulheres repórteres de Guerra em Portugal. As primeiras mulheres a enfrentar os paradigmas e estereótipos da sociedade para se assumirem como jornalistas, conheceram condições desencorajadoras e discriminatórias. Mas ultrapassadas estas barreiras, algumas tiveram a rara e privilegiada oportunidade de marcar presença numa área considerada de elite, onde poucos tiveram oportunidade de entrar. Nesta investigação, damos voz a algumas dessas mulheres, construíndo, através de entrevistas semi-diretivas, os seus perfis biográficos e profissionais, enquanto repórteres de guerra. O estudo concluiu que as poucas mulheres repórteres de guerra em Portugal, além de uma bagagem repleta de estórias, tiveram e têm todas um objetivo comum: desbravar o mundo para contar a verdade e relatar os acontecimentos, neste caso em terrenos hostis, zonas em que o conflito impera e a História acontece.
- A improvisação como parte integrante do ensino vocacional de cravoPublication . Melo, Catarina Martins de Lemos Mota e; Soares, Pedro CoutoResumo I - O presente relatório foi feito no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa. O Estágio do Ensino Especializado foi realizado durante o ano letivo 2020/2021 em regime de observação e lecionação da classe de cravo da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. É feita uma breve caracterização do estabelecimento de ensino onde o estágio foi realizado bem como dos alunos envolvidos. São descritas sucintamente as aulas que ao longo do ano letivo foram dadas pela professora cooperante. Esta observação incidiu sobre as suas práticas pedagógicas, as suas estratégias e métodos de ensinos e os resultados que obteve com cada aluno. É igualmente feita uma descrição das aulas lecionadas pela mestranda. O processo de lecionação das aulas foi elemento chave para a experimentação e reflexão sobre diferentes ferramentas, técnicas pedagógicas, formas de comunicar com os alunos e métodos de avaliação, baseados tanto nas práticas observadas como nas já adotadas durante a anterior atividade docente. Este processo incluiu definir objetivos, preparar os planos de aula e selecionar estratégias pedagógicas adequadas e eficazes. O ensino especializado da música em Portugal tem passado por diferentes fases de adaptação à sociedade e ao meio envolvente. É essencial que a preparação de professores se baseie cada vez mais na reflexão, espírito crítico, criatividade e inovação para se ter um ensino que se adapte facilmente a uma realidade em constante transformação. Só assim se pode alcançar um ensino motivador e atrativo para alunos e professores.
- Ativação da relação: consolidação da organização ILGA Portugal na comunidade da Freguesia de Santa Maria MaiorPublication . Silva, Isabella Dias da; Eiró-Gomes, MafaldaEste trabalho visa realizar um plano de comunicação estratégica baseada na investigação, análise de dados e realização de entrevistas com os representantes das organizações envolvidas. Tem como objetivo a consolidação da relação da organização ILGA Portugal na comunidade da Freguesia de Santa Maria Maior. Para isso considerada a organização dessa comunidade, assim como as atividades e projetos que a organização já desenvolveu até a data. O trabalho está dividido em duas partes: a primeira parte teórica por meio de pesquisas na área das Relações Públicas e o Terceiro Setor, análise documental, relatório de atividades e realização das entrevistas com os responsáveis pela comunicação da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e a Diretora da ILGA Portugal. A segunda parte do trabalho apresenta o seu objeto empírico: o plano de comunicação estratégica para a ILGA Portugal. Onde utilizou-se as relações públicas e suas estratégias de comunicação com foco na mudança social e despertar o interesse comunitário. Para isso os interesses e rotina da comunidade foram alinhados aos objetivos da organização, de acordo com as ferramentas já utilizadas e o fluxo de comunicação existente na comunidade, assim como de que forma as tradições e cultura do grupo influenciam no plano de comunicação. O projeto irá apresentar estratégias para a ILGA Portugal melhor seu relacionamento com a comunidade e motivá-los a despertar para a necessidade da mudança social.
- A comunicação no interesse público como alavanca do cumprimento da missão de uma organização do Terceiro Setor: projeto de estratégia de comunicação para a Boa Vontade Residência AdaptadaPublication . Amaral, Joana Filipa Saldanha dos Reis; Nunes, Tatiana Filipa GomesUma organização do Terceiro Setor representa dois papéis: a instituição e a causa que defende. Em virtude disso, a sua comunicação segue duas vertentes, a Comunicação Institucional e a Comunicação no Interesse Público (CIP). Por um lado, falamos de gerir a reputação e identidade da instituição (missão, visão e valores), das atividades por ela desenvolvidas, da criação e manutenção das relações com os stakeholders. Por outro, trata-se de uma entidade da sociedade civil que deve comunicar com vista a promover mudanças para o bem comum. É através da missão que a Comunicação Institucional e a Comunicação no Interesse Público se unem e dão continuidade ao que se pretende atingir para uma comunicação estratégica eficaz e, assim, contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Com este propósito, o presente trabalho de projeto no âmbito do Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas, foca-se numa IPSS nacional, a Boa Vontade Residência Adaptada que presta cuidados a pessoas com deficiência motora, para demonstrar a aplicabilidade de uma estratégia de comunicação a fim de cumprir a missão institucional, apresentando o projeto de uma estratégia “chave na mão”. Neste sentido, com enfoque no bem-estar e desenvolvimento das capacidades da Pessoa Com Deficiência (PCD), na autonomia e na sua integração na sociedade, a estratégia de comunicação é desenvolvida como base na noção de Comunicação Estratégica para a mudança social, enquanto uma disciplina da Comunicação Aplicada, que visa alterar os conhecimentos, atitudes e comportamentos de Pessoas com Deficiência Motora e as suas respetivas famílias.
- The role of the seismically slow Central-East Atlantic anomaly in the genesis of the Canary and Madeira volcanic provincesPublication . Civiero, Chiara; Custodio, Susana; Neres, Marta; Schlaphorst, David; Mata, João; Silveira, GraçaThe Canary and Madeira provinces in the Central-East Atlantic Ocean are characterized by an irregular spatio-temporal distribution of volcanism along the hotspot tracks, and several alternative scenarios have been suggested to explain it. Here, we combine results from seismic tomography, shear-wave splitting and gravity along with plate reconstruction constraints to investigate the mantle structure and dynamics beneath those provinces. We find that the Central-East Atlantic Anomaly (CEAA), which rises from the core-mantle boundary and stalls in the topmost lower mantle, is the deep source of distinct upper-mantle upwellings beneath the region. The upwellings detach intermittently from the top of the CEAA and appear to be at different evolutionary stages. We argue that the accumulation of plume material in the topmost lower mantle can play a key role in governing the first-order spatio-temporal irregularities in the distribution of hotspot volcanism.
- A (in)visibilidade da região autónoma dos Açores nos noticiários da SIC em tempos de Pandemia de COVID-19Publication . Bicudo, Maria Leonor; Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesNuma época em que vivemos num mundo globalizado, onde as distâncias são encurtadas muito por força da omnipresença das tecnologias da informação e comunicação, a cobertura noticiosa de acontecimentos regionais nos media nacionais portugueses é ainda uma problemática pouco investigada e discutida no contexto do jornalismo de proximidade. Neste sentido, o exercício investigativo desenvolvido no presente Relatório de Estágio centra-se na análise das notícias da Região Autónoma dos Açores transmitidas nos noticiários da SIC, de 1 de janeiro a 30 de junho de 2020, período que possibilitou a recolha de conteúdos informativos emitidos antes e durante a pandemia de covid-19. De modo a responder à pergunta que orienta a investigação “Quando é que a Região Autónoma dos Açores é notícia no Primeiro Jornal e no Jornal da Noite da SIC?”, recorreu-se a uma estratégia metodológica mista, repartida por técnicas de recolha de informação documental e não documental: pesquisa e análise crítica da literatura, análise de conteúdo, observação participante e entrevistas. Os resultados apurados demonstram que, até ao surgimento do coronavírus, a representação dos Açores nos blocos informativos era escassa. O território foi adquirindo alguma visibilidade, porém, de forma desproporcional, uma vez que prevaleceram as reportagens sobre a ilha de São Miguel em detrimento de outras que não foram noticiadas uma única vez. Outra grande conclusão é que esta região tem espaço nos alinhamentos da SIC, sobretudo, quando as ocorrências têm impacto a nível nacional, isto é, quando trazem repercussões não só para a vida dos açorianos, mas para a de todos os portugueses.