Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A construção de conhecimento a partir da escrita de textos expositivos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório_BrunaOliveira_2019042.pdf5.55 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado II, com duas turmas de 5.º ano e uma turma de 4.º ano. A investigação foi realizada com os alunos do 4.º ano de escolaridade, mas teve também como base algumas situações observadas nas turmas anteriores. O estudo emergiu das potencialidades e fragilidades da turma, que, depois de analisadas deram origem à questão de investigação - De que forma a construção de textos expositivos ajuda na criação de conhecimento? – que orientou a formulação dos objetivos do estudo: (i) construir conhecimento através da leitura e escrita de textos expositivos; (ii) selecionar informação pertinente em diferentes produções escritas; (iii) melhorar competências de produção escrita no texto expositivo. Estes objetivos permitiram desenvolver o estudo que visava ajudar os alunos a construírem o seu conhecimento a partir da escrita de textos expositivos e a melhorar a sua competência escrita, com incidência na produção de textos expositivos. A metodologia utilizada para a realização do estudo foi a investigação-ação de cariz qualitativo. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação direta participante e não participante, e as produções dos alunos realizadas durante a implementação da intervenção, assim como os pré e pós-testes realizados. Os resultados analisados após a intervenção apresentam melhorias expressivas em vários indicadores de avaliação, tais como a utilização de pontuação e a organização do texto por parágrafos, sendo por isso possível afirmar que existiu um desenvolvimento progressivo das capacidades dos alunos na produção escrita de textos expositivos, assim como na construção do seu conhecimento, no sentido em que mobilizaram informações pertinentes dos textos-fonte, sequenciaram as suas ideias de forma clara e concisa, e construíram textos cuja linguagem lhes permitia perceber os conteúdos trabalhados.
Abstract The present study was carried out within the scope of Supervised Teaching Practice II, with two 5th year classes and one 4th year class. The investigation was carried out with students from the 4th year of schooling, but it was also based on some situations observed in previous classes. The study emerged from the strengths and weaknesses of the class, which, after being analyzed, gave rise to the research question - How does the construction of expository texts help in the creation of knowledge? - which later helped in the formation of the study objectives: (i) build knowledge through reading and writing expository texts; (ii) select pertinent information from different written productions; (iii) improve written production skills in the expository text. These objectives allowed to develop the study that aimed to help students to build their knowledge from the writing of expository texts and improve their compositional skills of expository texts. The methodology chosen for the study, was action-research of a qualitative nature, and the data collection techniques used were direct participant and non-participant observation, and the work performed by students in the didactic sequences put into practice and in the pre- and post-tests performed. Student results show significant improvements in several assessment indicators, such as the use of punctuation and the organization of the text by paragraphs, and it is therefore possible to state that there was a development of students' abilities in creating their knowledge in the sense that they mobilized pertinent information from the source texts, sequenced their ideas in a clear and concise way, and built texts whose language allowed them to understand the contents worked on.

Description

Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB

Keywords

Escrita Leitura Texto expositivo Construção de conhecimento Sequências didáticas Reading Writing Didatic sequences Expository text Building of knowledge

Citation

Oliveira, B. F. M. (2021). A construção de conhecimento a partir da escrita de textos expositivos (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14444

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue