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- Que opinião sobre a Europa? As eleições para o Parlamento Europeu na imprensa PortuguesaPublication . Gomes, Pedro Marques; Simões-Ferreira, Isabel; Centeno, Maria JoãoNum momento em que nos vimos confrontados com uma onda de euroceticismo crescente e com a emergência de partidos populistas transnacionais, o inquérito mais recente do Eurobarómetro (2018) revelou que apenas 41% dos eleitores portugueses consideravam de “importância elevada” votar nas eleições para o Parlamento Europeu (PE) em 2019. Quanto às razões para não votar, 46% dos inquiridos em Portugal disseram que “não sabem o suficiente sobre o papel do Parlamento Europeu”, um valor superior à média da UE28 (34%). Neste contexto, as últimas eleições para o Parlamento Europeu (com uma taxa de abstenção de 69,3%) merecem uma reflexão aprofundada, designadamente no que respeita ao contributo dos média para a construção de uma esfera pública europeia. Ao analisarmos, nesta comunicação, os artigos predominantemente opinativos – crónicas, editoriais (a posição da empresa jornalística sobre o tema) e outros artigos de opinião da imprensa nacional –, procuramos interpretar quer a estrutura interna dessas unidades de análise e respetivos objetivos ilocutórios, quer a orientação global dos jornais, em termos opinativos, no contexto de política nacional e construção europeia. Considerando-se que o discurso é “linguagem como prática social” (van Dijk, 1988; Fairclough, 1998, 2003), que incorpora visões específicas do “real”, em estreita articulação com processos de poder e de governamentalidade, pretende-se, do ponto de vista teórico-metodológico, cruzar o conteúdo dos artigos de opinião com as práticas discursivas utilizadas, através de uma Análise Crítica do Discurso (ACD). A análise será realizada na imprensa nacional – nas versões impressas dos jornais Correio da Manhã, Público, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, i, Sol e Expresso – nos quinze dias anteriores ao ato eleitoral, o período de campanha eleitoral, e no próprio dia 26 de maio de 2019.
- Can Facebook Support Senior's Consumer Decision Process?: A qualitative studyPublication . Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana; Miranda, SandraThe Iberian Peninsula is experiencing a context of generalized demographic aging combined with the progressive adherence of elderly to ICT and social media. However, as organizations acknowledge seniors as an increasingly attractive digital market segment due to their economic power, free time and their high longevity, there remains a paucity of studies that focus on the online shopping behavior of the elderly consumers. Using a qualitative methodology, which involved 5 focus groups and 45 Portuguese and Spanish elderly, the present research has the main objectives to understand how seniors behave throughout the online purchase decision making process and to examine the role and relevance that the elderly attribute to the brands in social media. The results suggest a widespread resistance of the Iberian Peninsula seniors to make online purchases, although some of the Portuguese seniors do it in low-involvement purchases and more regularly than the Spanish ones. Seniors’ digital involvement with brand webpages serves to support their purchase decision-making process, from information search about characteristics, features or products’ prices of the product they intend to purchase, but also for the evaluation of alternatives, based on the opinions of other internet users until the purchase decision and post-purchase. Their information search frequency in the Facebook pages of the brands is variable and their perception about these pages is negative, due to the presence of advertising, to brand pressure but also to their contents (photographs and products descriptions) presented on those pages.
- José Palla e Carmo, mas também José SesinandoPublication . Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesJosé Sesinando Palla e Carmo, que nasceu em 1923 e faleceu em 1995, foi um multifacetado intelectual e publicista português. Escritor, ensaísta, crítico literário e tradutor, Palla e Carmo é também reconhecido como uma figura do humor literário português do século XX. São dois os propósitos da comunicação a apresentar. Em primeiro lugar, expor, em linhas gerais, as contribuições que realizou ao longo de décadas em múltiplas e variadas publicações de pendor cultural, de que são exemplos a Altura – Cadernos de Poesia, Europa – Jornal de Cultura, Companha – Artes, Letras e Ciências, suplemento cultural do semanário Litoral, Jornal de Letras e Artes, Revista Almanaque, Colóquio Letras, e na Tempo e Modo. Revista de Pensamento e Acção. A sua coluna ”Escrituralismo”, que escreveu desde o primeiro número do JL, em Março de 1981 até à sua morte, durante catorze anos, será destacada. Em segundo lugar, a comunicação procurará dar conta do seu papel na divulgação de correntes de pensamento das ciências humanas e sociais que propunham o conceito de cultura como chave teórica. A este respeito, será salientado que o seu trabalho, realizado em crónicas de jornais, foi pioneiro na difusão de autores, tais como Richard Hoggart, Raymond Williams e Roland Barthes, que permaneciam muito desconhecidos em Portugal no período em que o fez. A comunicação conclui com a ideia de que a crónica pode ser um meio de disseminação cultural de grande relevo para a recepção de teorias e movimentos ideológicos.
- O impacto do retargeting no bem-estar do consumidor e na intenção de compraPublication . Davidova, Evelina Borislavova; Antunes, Ana Cristina CoelhoO consumidor contemporâneo tornou-se um desafio constante na vida dos profissionais de marketing que têm agora cada vez mais formas, meios e dispositivos para comunicar com os seus clientes, graças às capacidades da Internet, que foi por muitos considerada a maior revolução do século XXI e que continua a evoluir sem dar tréguas. Os dados estatísticos da Internet World Stats, revelam que no primeiro semestre de 2020, mais de metade da população mundial esteve online, mais propriamente 62%, que representam cerca de 4,8 mil milhões de utilizadores propícios a serem impactados por campanhas publicitárias digitais de diversas indústrias e serviços. Nesta perspetiva, a digitalização das marcas foi não só necessária como inevitável. As marcas tiveram de se readaptar à economia digital. Organizaram-se para estar onde os consumidores estavam – no online –, integrando estratégias digitais capazes de providenciar orientações consistentes para as atividades de marketing, tendo em vista o cumprimento dos objetivos do negócio. No presente estudo abordamos o retargeting, uma técnica ainda recente na publicidade online e examinamos a sua relação com o bem-estar hedónico associado a afetos positivos do consumidor. Pretendemos ainda analisar qual o papel do retargeting e do bem-estar na intenção de compra, assim como verificar se esta prática tem influência na intenção de compra do consumidor. Os resultados obtidos sugerem que a frequência com que o consumidor entende ser alvo de uma campanha de retargeting não aparenta manter uma relação significativa com o bem-estar, assim como, não encontramos uma relação entre a frequência de exposição perante campanhas de retargeting e intenção de compra do consumidor. Contudo, o estudo sugere que determinadas mensagem contidas nas campanhas de retargeting podem influenciar positivamente a intenção de compra do consumidor. Verificamos ainda que embora a frequência com que o consumidor é exposto a campanhas de retargeting não produza efeitos significativos sobre a intenção de compra, o bem-estar hedónico associado a emoções positivas parece ser um importante preditor da intenção de compra. São ainda debatidas as implicações dos resultados da investigação e feitas sugestões para investigações futuras sobre o tema.
- O contexto da educação musical enquanto veículo para a transmissão de valores: o caso particular do espaço vida e música PortugalPublication . Couto, Rebeca Roxo; Neto, TiagoRESUMO I - O Instituto Gregoriano de Lisboa é uma escola vocacional de música, estatal, de posicionamento geográfico privilegiado no Campo Grande, e que conta com um legado de investimento na qualidade científica e artística. O presente Estágio em Ensino de Música foi realizado em regime de observação, contando com a Professora Zofia Mendanha como orientadora cooperante. Foram acompanhados um aluno de 1º grau do ensino Básico em viola (Aluno A), e duas alunas de violino, uma de 3º e outra de 7º grau (Alunas B e C, respetivamente). Apesar do contexto pandémico atravessado pelo país, foi possível cumprir satisfatoriamente os requisitos do estágio. Ainda que a Aluna B apresentasse mais dificuldades técnicas e menos motivação que o Aluno A e a Aluna C, todos os alunos responderam muito bem às estratégias levadas a cabo, e os objetivos delineados no início do ano letivo foram cumpridos. A experiência de estágio em observação foi deveras positiva, tendo-me exposto ao ambiente profissional ideal, proporcionado uma aprendizagem “em campo” com uma docente mais experiente que eu (e uma que partilha de muitos paradigmas que aprendi na minha formação académica), e permitido receber retroalimentação imediata e construtiva da parte da docente cooperante. A Prática Pedagógica foi uma experiência marcante que me conferiu recursos e confiança para prosseguir no meu percurso profissional. A principal lição que retenho é a importância de que todo o docente se mantenha cientificamente atualizado, musicalmente em forma, e permanentemente autocrítico, pois a sua aprendizagem pessoal é também um investimento na aprendizagem dos seus alunos.