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O contexto da educação musical enquanto veículo para a transmissão de valores: o caso particular do espaço vida e música Portugal

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RESUMO I - O Instituto Gregoriano de Lisboa é uma escola vocacional de música, estatal, de posicionamento geográfico privilegiado no Campo Grande, e que conta com um legado de investimento na qualidade científica e artística. O presente Estágio em Ensino de Música foi realizado em regime de observação, contando com a Professora Zofia Mendanha como orientadora cooperante. Foram acompanhados um aluno de 1º grau do ensino Básico em viola (Aluno A), e duas alunas de violino, uma de 3º e outra de 7º grau (Alunas B e C, respetivamente). Apesar do contexto pandémico atravessado pelo país, foi possível cumprir satisfatoriamente os requisitos do estágio. Ainda que a Aluna B apresentasse mais dificuldades técnicas e menos motivação que o Aluno A e a Aluna C, todos os alunos responderam muito bem às estratégias levadas a cabo, e os objetivos delineados no início do ano letivo foram cumpridos. A experiência de estágio em observação foi deveras positiva, tendo-me exposto ao ambiente profissional ideal, proporcionado uma aprendizagem “em campo” com uma docente mais experiente que eu (e uma que partilha de muitos paradigmas que aprendi na minha formação académica), e permitido receber retroalimentação imediata e construtiva da parte da docente cooperante. A Prática Pedagógica foi uma experiência marcante que me conferiu recursos e confiança para prosseguir no meu percurso profissional. A principal lição que retenho é a importância de que todo o docente se mantenha cientificamente atualizado, musicalmente em forma, e permanentemente autocrítico, pois a sua aprendizagem pessoal é também um investimento na aprendizagem dos seus alunos.
RESUMO II - Parece haver um consenso geral quase intuitivo de que a música é universal e comunicativa. E, no entanto, o meio do ensino musical no Ocidente hoje está permeado de niilismo, individualismo, e obsessão pela técnica. Pesquisa revista no presente Projeto de Investigação sugere que a música é simultaneamente um reflexo de e uma ferramenta para a afirmação e preservação dos valores e identidade de um grupo ou cultura. De que modo projetos de educação musical podem tirar melhor partido da possibilidade que a música apresenta de ser usada para comunicar, fomentar, e afirmar valores numa comunidade? Para responder a esta questão, foi adotada uma abordagem construtivista, e observou-se um caso em particular: o Espaço Vida e Música Portugal (EVM). Aproveitando a lista de valores formulada para a Rokeach Value Survey, proceder-se-á à observação (participante e não-participante) e à realização de entrevistas, visando compreender a perceção dos envolvidos sobre a transmissão de valores no EVM. Em conclusão, será possível perceber que é através de um conjunto de estratégias musicais e extramusicais que o EVM prioriza e fomenta o envolvimento musical e interpessoal, e que os participantes entendem ser através desse envolvimento que determinados valores são, de facto, transmitidos e promovidos com sucesso. Elaborar-seá uma análise crítica sobre a relevância das observações e conclusões geradas, e considera-se a importância do caso do EVM para um processo de “ressignificação” do ensino da música, rumo a uma perspetiva mais envolvente e consciente do potencial sociocultural da música em si.
ABSTRACT I - Instituto Gregoriano de Lisboa is a state-owned vocational music school, of privileged geographical position in Campo Grande, and which relies on a legacy of investment in scientific and artistic quality. The present Internship in Music Teaching was carried out in observational method, having Professor Zofia Mendanha as a cooperator supervisor. The accompanied students consisted of one viola student in the 1st year of Junior High (Student A), and two violin learners, one in the 3rd year of Junior High and the other in the 2nd year of Highschool (Student B and Student C, respectively). Despite the pandemic context undergone by the country, it was possible to satisfactorily fulfil the requirements of the internship. Although Student B presented more technical difficulties and less motivation than Student A and Student C, all students responded very well to the applied strategies, and the initially set goals for the year were reached. The experience of an observational internship was rather positive, having exposed me to the ideal professional environment, provided “field” learning with a more experienced teacher (one who shares many of the paradigms I learned in academic training), and allowed me to receive immediate constructive feedback from the cooperating teacher. The Pedagogical Practice was a memorable experience that granted me resources and confidence to proceed in my professional path. The main lesson I retain is the importance that every teacher remains scientifically updated, musically in shape, and permanently self-critical, for the teacher’s personal apprenticeship is, too, an investment in his or her students’ education.
ABSTRACT II - There seems to be a general, almost intuitive consensus that music is universal and communicative. And yet, the environment of music teaching in the West today is permeated by nihilism, individualism, and obsession with technique. Research reviewed in the present Investigation Project suggests that music is simultaneously a reflection of and a tool for the affirmation and preservation of a group or culture’s values and identity. In what way can music education projects take better advantage of the possibility music presents to be used to communicate, nurture, and affirm values in a community? To answer this question, a constructivist approach was adopted, and a particular case was observed: Espaço Vida e Música Portugal (EVM). Utilizing the list of values conceived for the Rokeach Value Survey, the investigation proceeded through observation (participating and non-participating) and carrying out of interviews, aiming to understand the involved individuals’ perception concerning the transmission of values at EVM. In conclusion, it will be possible to understand that it is through a set of both musical and extramusical skills that EVM prioritizes and fosters musical and interpersonal engagement, and that participants understand it is through that engagement that certain values are, in fact, successfully transmitted and promoted. A critical analysis shall be elaborated on the relevance of the generated observations and conclusions, and considerations are made on the importance of EVM’s case to the process of “resignification” of music teaching, towards a perspective that’s more engaging and conscious of music’s sociocultural potential.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Ensino de música Educação musical Comunicação Comunidade Transmissão de valores Desenvolvimento pessoal Desenvolvimento supraindividual Cultura Espaço Vida e Música Music Teaching Music education Communication Community Transmission of values Personal development Supraindividual development Culture

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Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa