Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A importância da improvisação como disciplina de grupo no ensino especializado da música

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio de Estagio - Marcelo Pesca Final.pdf1.54 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) - Na primeira secção do presente relatório de estágio irá ser descrita toda a prática pedagógica, assim como todos os aspetos e características inerentes ao estágio do ensino especializado realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa. Este foi realizado no Conservatório de Música de Mafra durante o ano letivo de 2015/2016. Ao longo dos três períodos foram analisados três alunos cujos planos foram cuidadosamente construídos e modelados aos seus próprios processos de aprendizagem. Desta forma, foi possível pôr em prática diversas metodologias de ensino que trataram diversas questões musicais e motivacionais. Para uma melhor monitorização do processo de cada aluno foram realizados 33 planos de aula, uma planificação anual e três gravações vídeo do contexto de aula. A parte inicial desta secção pedagógica começará por descrever e caracterizar o Concelho de Mafra e o Conservatório de Música de Mafra, abordando um pouco das suas histórias de forma a ser possível entender todo o contexto sociocultural do meio envolvente. De seguida serão descritos os três alunos participantes neste estágio, tais como as metodologias envolvidas no processo de aprendizagem de cada um. Por fim, será feita uma reflexão critica da função como docente do mestrando.
Resumo II (Investigação) - Na segunda secção deste relatório de estágio vai ser apresentado e descrito todo o processo do projeto de investigação, cuja temática é a pertinência em incluir uma disciplina de conjunto com destaque na improvisação. Através da revisão da literatura procurou-se encontrar e por em prática diversas estratégias de introdução à improvisação e a toda a teoria inerente, entre outras questões. Através destas mesmas estratégias foi possível responder às problemáticas desta investigação chegando assim a uma conclusão quanto à pertinência da inserção da improvisação nos programas do ensino de música especializado. Esta prática foi também realizada no Conservatório de Música de Mafra, no ano letivo de 2015/2016, numa turma com 14 participantes executantes de instrumentos diversos. As estratégias utilizadas passaram por exercícios do ensino informal da música que tiveram foco não só na improvisação, mas também na motivação dos alunos e nas interações entre colegas. No início desta segunda secção será apresentada uma descrição do projeto de investigação, tal como toda a contextualização teórica necessária para levar a cabo esta experiência. Para complementar a revisão da literatura procedeu-se com inquéritos aos participantes da turma de improvisação e aos professores do Conservatório de Música de Mafra para melhor responder, em junção com toda a análise das aulas do ano letivo, às problemáticas desta investigação. Todas as conclusões poderão ser lidas na reflexão final.
Abstract I (Pedagogical Practice) - In this first section of the internship report everything related to the pedagogical practice will be described, as well as all the aspects and characteristics that are present in the specialized teaching internship carried out during the Master in Music Teaching at Escola Superior de Música de Lisboa. This was held at the Music Conservatory of Mafra during the academic year of 2015/2016. Three students were analysed over three periods whose plans were carefully constructed and modelled on their own learning processes. In this way it was possible to put into practice several teaching methodologies that dealt with various musical and motivational issues. In order to better monitor each student’s process, 33 lesson plans were made, an annual plan and three lesson video recordings. The initial part of this pedagogical section will start by describing and characterizing the Municipality of Mafra and the Music Conservatory of Mafra, revealing a little about their history in order to be able to understand the whole socio-cultural context of the surrounding environment. Next, the three students participating in this internship will be described, as well as the methodologies involved in the learning process of each one. Finally, there will be a final reflection about the pedagogical practices carried by the student.
Abstract II (Investigation) - In the second section of this internship report the process of the research project will be presented and described, whose theme is the relevance of including a subject with emphasis on group improvisation. Through the literature review, we tried to find and put into practice several strategies for introducing improvisation and all the inherent theory, among other issues. Through these same strategies it was possible to answer the research problematics, thus reaching a conclusion about the relevance of the insertion of improvisation in specialized music teaching programs. This practice was also carried out at the Music Conservatory of Mafra, in the academic year of 2015/2016, in a class with 14 participants performing various instruments. The strategies used passed through informal music teaching exercises that focused not only on improvisation, but also in motivation and interactions between colleagues. At the beginning of this second section, a description of the research project will be presented, as well as all the theoretical background needed to carry out this experience. To complement the literature review, surveys were also carried out with the participants of the improvisation class and with the faculty of the Music Conservatory in Mafra to better answer, in conjunction with the entire analysis of the classes during the academic year, the problematics of this research. All conclusions can be read in the final reflection.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Improvisação em grupo Ensino informal Motivação Autoeficácia Performance instrumental Padrões musicais Desenvolvimento musical Group improvisation Informal learning Motivation Self-efficacy Instrumental performance Music patterns Musical development

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa