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- Para uma análise do público da dança contemporânea: caso estudo do Festival CumplicidadesPublication . Pedrinho, Marta Alexandra Pereira; Carneiro, AndreiaA dança e a comunicação estão conectadas, a dança comunica e é com a comunicação que nos entendemos, seja ela gestual, com imagens ou oral. São pilares importantes a nível cultural e no nosso dia-a-dia. Será que a comunicação influencia a presença de público nos espetáculos de dança contemporânea? O público vai porque o amigo/familiar foi ou o cartaz tens mais peso? Questões que surgem ao pensar no lançamento de um espetáculo. É a partir daqui que, com a escrita do presente relatório, pretendo analisar o desenvolvimento de públicos da dança contemporânea em Portugal, nomeadamente na zona de Lisboa, utilizando o Festival Cumplicidades como caso de estudo, realizado no âmbito do estágio. É explicado o que é o Festival Cumplicidades, os seus objetivos, e a mediação com o seu público e o seu desenvolvimento e quais as estratégias. Pretendo também demonstrar que a comunicação é importante no quotidiano das organizações culturais e, principalmente, na dança contemporânea em Portugal. Nele encontrar-se-ão também estratégias essenciais na comunicação e marketing para o desenvolvimento de públicos. Após uma reflexão sobre a comunicação, é abordada uma viagem até ao mundo da dança contemporânea em Portugal. Encontra-se no documento, o seu desenvolvimento no país e do público.
- Implementação da escola a tempo inteiro e política educativa local: o caso de um município da área metropolitana de LisboaPublication . Ramalho, Maria Luisa Paulino; Pires, CarlosCom o presente estudo pretendemos analisar e compreender a relação entre a forma como um município da área metropolitana de Lisboa implementou a Escola a Tempo Inteiro e a Política Educativa Local que preconiza, tendo em conta as suas especificidades. Sendo um estudo de natureza qualitativa, as opções metodológicas, incidiram nas entrevistas semiestruturadas a responsáveis autárquicos, a membros da direção de um Agrupamento de Escolas e às responsáveis de uma Entidade Parceira do município relativamente à implementação/desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular. Quanto à análise de conteúdo procedeu-se à categorização dos dados em categorias e subcategorias, sendo posteriormente feita a sua análise. Em termos teóricos efetuámos o enquadramento da Política da Escola a Tempo Inteiro (ETI), no âmbito das políticas públicas de educação, a sua contextualização, problematização e implementação a par com o enquadramento do seu instrumento – o Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular. Na transferência de competências para os municípios, nomeadamente na Educação, fazemos uma incursão na ação do município na implementação da Escola a Tempo Inteiro. A implementação local da ETI é reveladora das implicações das características da política educativa local na especificidade do desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular nas escolas públicas. O município em estudo construiu o seu projeto educativo tendo em conta as especificidades do local, concretamente, dos Agrupamentos de Escolas do território concelhio, não obstante o respeito pelas diretrizes nacionais, aproximando a sua intervenção duma lógica de construção local das políticas educativa.
- O contributo da comunicação interna para a gestão do engagement dos colaboradores: estudo de caso sobre a TAP Air Portugal durante a 1.ª vaga da pandemia SARS-CoV-2Publication . Alberto, Inês Gonçalves Baptista; Raposo, Ana Luísa Canelas RasquilhoA Comunicação Interna é uma das áreas de atuação das Relações Públicas que tem vindo a ganhar expressão através da sua associação cada vez mais evidente ao sucesso organizacional. No contexto pandémico vigente, que implicou o recurso ao teletrabalho e o consequente distanciamento físico da organização, a Comunicação Interna tornou-se ainda mais relevante. Uma vez que esta função estratégica se encarrega de comunicar com a audiência mais importante de uma organização, os colaboradores, pode contribuir para o seu envolvimento num período marcado pela incerteza e receio. A presente investigação pretende aferir o contributo da Comunicação Interna para o envolvimento dos colaboradores, na perspetiva das Relações Públicas. Através de um Estudo de Caso da TAP Air Portugal, foi possível descrever este contributo durante a 1.ª vaga da pandemia da COVID-19 em Portugal. Assim sendo, optou-se por uma metodologia de tipologia qualitativa com recurso a entrevistas e análise documental. Neste sentido, procedeu-se à análise da newsletter interna, da Agenda TAP e dos e-mails internos enviados aos 11 mil colaboradores da organização entre os meses de março e junho de 2020. Com este estudo exploratório, foi possível concluir que a TAP agiu de forma rápida e planeada, tendo adaptado os diversos conteúdos internos à situação atual. Contudo, os colaboradores sentiram algumas falhas por parte da companhia durante este período, nomeadamente no que diz respeito à rapidez na transmissão de informação sobre a situação laboral e a algumas situações divulgadas pelos meios de comunicação social e não pela organização.
- A liderança dos orgãos intermédios: a coordenação do departamento do 1º cicloPublication . Simões, Susete Maria Loureiro dos Santos; Leite, TeresaCom o estudo intitulado “A Liderança dos órgãos intermédios no departamento do 1º Ciclo” pretendemos contribuir para o conhecimento, a compreensão das perspetivas de docentes sobre a liderança e o desempenho do cargo de coordenador no Departamento do 1º Ciclo, enquanto órgão intermédio na organização escolar. Neste sentido, definiram-se os seguintes objetivos: (1) conhecer as formas de seleção dos Coordenadores de Departamento (CD) que os docentes consideram mais adequadas para o exercício do cargo; (2) identificar as motivações que os docentes consideram fundamentais para o exercício do cargo de Coordenador de Departamento do 1º Ciclo; (3) identificar as funções atribuídas aos Coordenadores de Departamento pelos diversos atores; (4) conhecer as perspetivas dos diferentes atores sobre liderança nas estruturas intermédias; (5) identificar o perfil que os docentes consideram desejável para o exercício do cargo de Coordenador de Departamento e (6) conhecer as formas de comunicação no Departamento e entre as diversas estruturas do Agrupamento de escolas. Para alcançar estes objetivos partimos da visão de diversos autores sobre a liderança em contexto escolar e recorremos a uma metodologia de natureza mista. Assim, realizámos um estudo de caso com recurso ao inquérito por questionário e a sua análise deu origem a um guião da entrevista para aprofundamento de alguns aspetos. Estas entrevistas semiestruturadas foram posteriormente sujeitas a análise de conteúdo. Os resultados no Agrupamento de Escolas em estudo mostram que os docentes inquiridos valorizam competências profissionais que consideram determinantes para as funções a desempenhar pelo CD (capacidades de resolução de problemas e de liderança) em detrimento de fatores puramente administrativos. Esta liderança deve assentar, segundo os inquiridos, em relações de colaboração e de confiança. A par deste tipo de competências, os docentes consideram que os CD devem dar apoio aos docentes, organizar o departamento de forma participativa e envolver os docentes na organização escolar.