Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A autoestima em crianças do 3º ano: O contributo da Educação Fisíca

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relato´rio_PESII_MariaSilva_Final.pdf979.96 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB. Este inclui a descrição, análise e reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida no 2º CEB, assim como a apresentação da investigação que seria realizada no 1.º CEB. Os hábitos da sociedade encontram-se em constante mudança e são facilmente mutáveis com o passar do tempo. Mudam-se rotinas, estilos de vida, crenças, entre outros, devido à evolução dos tempos, da tecnologia e da quantidade de informação que vai sendo descoberta. Atualmente, a sociedade caracteriza-se, sobretudo, por apresentar, de igual modo, níveis bastante elevados de stress, por ter reduzido a prática de atividade física, baixa autoestima e, consequentemente isso, reflete-se numa população cada vez mais portadora de doenças associadas ao sedentarismo e também frágeis a nível psicológico. Desta forma, o presente estudo tinha como objetivo compreender o impacto que uma intervenção motora podia ter na competência motora e na autoestima em crianças. Posto isto, participariam duas turmas do 3.º ano, perfazendo um total de, relativamente, 40 crianças (apenas 25 do grupo de intervenção), com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos. O grupo de intervenção teria duas aulas de Educação física por semana, com a duração de 40 minutos cada. Estas crianças seriam avaliadas recorrendo ao Motor Competence Assessment, Escala de Autoestima de Rosenberg (1965), Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (2002), Children’s Attraction to Physical Activity Scale. Em relação à análise dos resultados, utilizar-se-ia o programa SPSS e aos testes Mann Whitney e Wilcoxon.
ABSTRACT The present report emerges in the context of the Practice of Teaching Supervised II course subject, from the Master's degree in 1st Cycle of Basic Education (CEB) and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. It includes the description, analysis and reflection on pedagogic practice, which was developed in the 2nd CEB, as well as the presentation of the investigation that would be carried out in the 1st CEB. Society's habits are in constant change and that change occurs thorugh time. Routines change, such as ways of life and beliefs, due to the evolution of times, technological advances and quantity of information that keeps being discovered. Nowadays, society is characterized, especially, by presenting, in an equal way, lifted up enough levels of stress due to the reduced the practice of physical activity, plus low self-esteem. Therefore, that reflects on a population more susceptible to diseases, in which people tend to be associated to a sedentary lifestyle and also present a more fragile psychological level. In this way, the present study focuses on understanding the impact of physical intervention in the physical ability and on the children's self-esteem, in comparison to a control group. Moreover, the analysis was supposed to include two groups of the 3rd grade, which is a total of, relatively, 40 children (only 25 belonging to the intervention group), with ages understood between the 8 and 10 years old. The intervention group would also include two classrooms of Physical Education a week, with the duration of 40 minutes each. These children would be evaluated under the Motor Competence Assessment scale of Self Esteem from Rosenberg (1965), the Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (2002), and the Children’s Attraction to Physical Activity Scale. Regarding the analysis of the results, there would be used the program SPSS as well as the Mann Whitney and Wilcoxon tests.

Description

Relatório de Prática do Ensino Supervisionada II, apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Autoestima Competência motora Educação física Infância Autoconceito Motor competence Self-esteem Self-concept Childhood Physical education

Citation

Silva, M. N. (2019). A autoestima em crianças do 3º ano: O contributo da Educação Fisíca (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/12936

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

CC License