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Influência da educação para a saúde nos comportamentos de crianças e jovens: a identificação de comportamentos ambientalmente saudáveis na escola

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Abstract(s)

O presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório foi realizado com o intuito de descrever e analisar de forma reflexiva o período de observação, intervenção e avaliação pedagógica, desenvolvido nos contextos do 1.º e do 2.º CEB. No 1.º CEB, a prática de ensino supervisionada decorreu numa turma de 4.º ano escolaridade e, no 2.º CEB, decorreu em duas turmas do 6.º ano de escolaridade, ambas em instituições públicas na área da Grande Lisboa. Do processo acima mencionado, surgiu a escolha do tema do estudo empírico “Influência da educação para a saúde nos comportamentos de crianças e jovens: A identificação de comportamentos ambientalmente saudáveis na escola”, no qual se implementaram duas atividades nas turmas do 6.º Ano de escolaridade e uma atividade na turma do 4.º Ano de escolaridade. Tendo em consideração o tema escolhido, foram estabecidos como objetivos gerais de investigação: i) realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a influência de um ensino expositivo com mensagens verbais de educação para a saúde no ensino básico nos comportamentos dos alunos, nomeadamente no que se refere à promoção de comportamentos saudáveis; ii) identificar as aprendizagens das crianças numa atividade com o recurso a Sensores de Dióxido de Carbono (CO2) e Oxigénio no ar (O2), nomeadamente através das propostas das crianças para um ambiente/atmosfera saudável; iii) observar se foram propostos e/ou identificados, pelos alunos, comportamentos saudáveis. Dada a natureza do estudo, optou-se por uma metodologia qualitativa, com recurso a métodos e técnicas características de estudo de caso e de investigação-ação. Com base na revisão bibliográfica, podemos afirmar que, para que os alunos realizem escolhas ambientalmente saudáveis, é de grande relevância que o professor tenha um papel ativo na realização de atividades que envolvam toda a escola, tenha em consideração as necessidades dos alunos e que as atividades se centrem na sua vida quotidiana. Os resultados obtidos permitiram constatar que a escola pode influenciar, melhorando, a identificação de comportamentos saudáveis por parte dos alunos, tanto no que se refere à classificação de comportamentos benéficos e prejudiciais aos sistemas do corpo humano, como no que se refere à identificação de comportamentos conducentes a uma melhor qualidade do ar na sala de aula, após utilização de sensores de Dióxido de Carbono (CO2) e de Oxigénio no Ar (O2).
ABSTRACT The present report was developed in the context of the curricular unit of Supervised Teaching Practices II, of the Master in Teaching in the 1st Cycle of Elementary Education (CEB) and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Elementary Education. This report was developed with the intent of describing and analyzing the reflexive period of observation, intervention and pedagogical evaluation developed in the contexts of the 1st and 2nd CEB. In the 1st CEB the supervised teaching practice was developed on a 4th grade class and in the 2nd CEB it was developed in two classes of the 6th grade, both in public institutions located in Lisbon. From the above mentione process, arised the empirical study of the theme “Influence of Health Education in the behaviors of children and youngster: The identification of healthy environmental behaviors in school”. According to this subject, it two activities were implemented in the 6th grade class and one activity in the 4th grade. Considering the chosen theme, the main goals of the research were defined: i) to implement a bibliographic research about the influence of an expositive teaching method on health education, using verbal messages in elementary schools, on students’ behavior, especially in what concerns the promotion of healthy behaviors; ii) identify the children’s lerning in an activity with sensors of Carbon Dioxide (CO2) and Oxygen(O2) in the air, especially through their proposal for an healthy environment/atmosphere; iii) to observe if there was any healthy behaviors identified or proposed by the students. Given the nature of this study, we have opted for a qualitative methodology, using methods and techniques of case studies and action research. Based on the bibliographic research, we can say that for some students to make their healthy choices it is greatly important that the teacher has an active role in the implementation of activities that involve the entire school, considering the students’ needs and the activities centered on their daily life. The collected data led us to the conclusion that the school can influence, improing, the identification of healthy behaviors by students, both in what concerns the classification of behaviors as positive or negativeto the human body, and in what refers to the identification of behaviors that lead to a better quality of the air in the classroom, after using the carbon dioxide (CO2) and oxygen (O2) sensors.

Description

Relatório Final realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Educação para a saúde Comportamentos de crianças e jovens Ambiente saudável Eco-sensores Health education Children and youngsters’ behaviours Healthy environment Eco-sensors

Citation

Soares, L. M. B. (2018). Influência da educação para a saúde nos comportamentos de crianças e jovens: a identificação de comportamentos ambientalmente saudáveis na escola (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9575

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