Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-03"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Prevenção de úlceras podológicas com recurso a uma palmilha de monitorização da pressão plantar, temperatura e humidade relativaPublication . Lourenço, Inês Alexandra da Mota; Costa, João Pedro Barrigana Ramos daA Diabetes Mellitus (DM) é um dos distúrbios metabólicos mais frequentes a nível mundial, com uma evolução tendencialmente positiva nos últimos 15 anos que estima um valor em 2030 de 366 milhões de pessoas afetadas, o que leva à necessidade de desenvolvimento de sistemas de monitorização eficazes para o despiste de indivíduos em risco com o objetivo de evitar complicações futuras (1). Uma destas complicações é o aparecimento de úlceras podológicas que atinge 1 a 4 % da população a nível mundial anualmente, cujos sintomas se refletem por uma incorreta distribuição da pressão plantar e pelo aumento da temperatura do pé de 2,2º face à temperatura ambiente (2,3). Desta forma, o projeto realizado foi uma palmilha de monitorização da distribuição da pressão plantar, bem como da temperatura e humidade relativa do pé que pode ser utilizado como um dispositivo de despiste de possíveis aparecimentos de úlceras podológicas no pé diabético. Os componentes considerados no protótipo foram 6 sensores de pressão plantar do tipo FSR (Force Sensitive Resistor), um sensor de temperatura e humidade relativa (SHT21) e recorreu-se ainda ao Lilypad Simblee BLE, isto é, um microcontrolador com um tipo de comunicação por BLE (Bluetooth Low Energy) que permite a comunicação com um smartphone do utilizador e desta forma a apresentação de resultados em tempo real. O principal objetivo do sistema desenvolvido é permitir a observação de resultados em tempo real, que pode constituir um meio simples e flexível de redução da prevalência de úlceras podológicas em pacientes com pé considerado de risco, como também ajudar o cuidador ou profissional de saúde na vigília do mesmo.
- Sistema de posicionamento robotizado segundo o conceito da indúsria 4.0Publication . Beites, Nuno Miguel Leitão; Calado, João Manuel Ferreira; Mendes, Mário José Gonçalves Cavaco; Campos, Francisco Mateus Marnoto de OliveiraCom a evolução da automação industrial, existe a necessidade de automatizar até os processos mais simples, de forma a manter as empresas industriais competitivas. O objectivo deste Trabalho Final de Mestrado é automatizar o processo de posicionamento do sistema de lavagem interior dos tanques dos camiões-cisterna, com supervisão a partir da Internet. Neste trabalho de projecto desenvolveu-se um sistema de posicionamento robotizado com controlo de posição através da imagem de câmaras de vídeo. O algoritmo de visão foi programado no software Matlab com auxílio de bibliotecas de visão computacional e de comunicação com um controlador de motores de passo desenvolvido em arquitectura de Arduino. O desenvolvimento foi feito dentro do conceito da indústria 4.0, ou seja, todo o sistema é totalmente automático com excepção da introdução do número de bocas pelo operador. Foram testados controladores com comunicação à base do protocolo Ethernet, nomeadamente o PC com o cliente do Matlab a comunicar com um servidor Apache para que seja possível estabelecer a conexão entre o sistema e a supervisão na Internet. Todo o sistema pode ser supervisionado através de um smartphone ou tablet a partir do browser instalado. Construiu-se também um protótipo à escala, seleccionado de modo a validar o algoritmo de visão e as simulações efectuadas em Matlab. O protótipo é constituído por uma estrutura em perfis V-slot, motores de passo, o controlador e câmara USB, que embora tenha uma menor qualidade de imagem, foi suficiente para validar o algoritmo de visão implementado.
- MNAz 2.0: uma proposta estratégica para a reestruturação do website do Museu Nacional do AzulejoPublication . Camilo, Inês Fernandes; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Pereira, Sandra Cristina MartinsA competitividade do setor cultural e de entretenimento torna necessário que os museus consigam atrair e manter os seus públicos. Desta forma, o presente trabalho de projeto tem como objetivo estudar a comunicação nos museus portugueses, principalmente do ponto de vista das Relações Públicas. Como tal, a revisão de literatura pretendeu compreender conceitos museológicos e descrever brevemente a História dos museus, bem como entender de que forma é exercida a atividade de Relações Públicas nestas instituições. Foi utilizado o modelo cíclico em quatro etapas para desenvolver um plano de comunicação para o Museu Nacional do Azulejo, focado na comunicação digital, propondo-se uma reestruturação do website e ações de divulgação da nova ferramenta, com o objetivo de promover um maior diálogo entre o Museu e o público. Apesar dos escassos recursos monetários do Museu, tentou criar-se um projeto adequado à realidade da organização. Embora possam existir algumas dificuldades na execução do plano de comunicação, este estudo contribui para o enriquecimento da literatura sobre as Relações Públicas nos museus, podendo constituir também um p
- Estudo da exposição ocupacional à mistura de solventes orgânicos e dos efeitos para a saúde : estudo de caso numa indústria química portuguesaPublication . Meneses, Márcia Filipa da Silva; Viegas, Susana Patrícia Costa; Ladeira, Carina Alexandra FernandesA presença simultânea de vários agentes químicos em distintos contextos ocupacionais é uma realidade. Os solventes orgânicos, particularmente, estão amplamente difundidos na indústria química e podem provocar efeitos nocivos à saúde humana. O estireno e o xileno são utilizados em grandes quantidades como solventes orgânicos nas mais diversas indústrias. Existem evidências que o estireno provoca efeitos genotóxicos, tais como, a presença de micronúcleos e quebras nos cromossomas. Contrariamente, não existem evidências adequadas dos potenciais efeitos genotóxicos do xileno. Os objetivos deste estudo são avaliar a exposição ocupacional à mistura estireno e xileno através de monitorização ambiental e identificar potenciais efeitos genotóxicos decorrentes dessa exposição através de monitorização biológica. Os resultados obtidos evidenciam uma exposição ocupacional a níveis baixos de estireno e xileno. Adicionalmente, foram observados picos elevados de compostos orgânicos voláteis em várias tarefas desenvolvidas pelos trabalhadores. Os metabolitos urinários (ácido mandélico, ácido fenilglioxílico e ácido metilhipúrico) apresentaram para todos os trabalhadores valores abaixo do limite de deteção do método HPLC utilizado (MA + PGA = 0,16 g/L; MHA = 0,55 g/L). Relativamente aos biomarcadores de efeito, os resultados obtidos fornecem evidência para associação entre a exposição ocupacional ao estireno e xileno e a presença de alterações nucleares. Todos os biomarcadores, exceto pontes nucleoplasmáticas, apresentaram valores médios superiores nos trabalhadores. Verificaram-se associações estatisticamente significativas entre os indivíduos expostos e a presença de protusões nucleares e dano oxidativo (p <0,0001). Os hábitos tabágicos dos indivíduos expostos não exercem efeitos significativos na presença de micronúcleos, protusões nucleares, pontes nucleoplasmáticas, dano no DNA e dano oxidativo (p> 0,05).
- Caraterização de poli (etileno glicóis) : PEGsPublication . Pereira, Marta Filipa Vasco; Avelino, Helena Maria da Nóbrega TeixeiraOs etilenoglicóis e os polietilenoglicóis (PEGs) estão amplamente presente em muitas aplicações industriais como solventes verdes, sendo ambientalmente aceitáveis e reconhecidos como solventes sustentáveis. Na presente dissertação, os estudos foram conduzidos com o objetivo de desenvolver correlações capazes de descrever a viscosidade dos polietilenoglicóis, tendo por isso iniciado o estudo dos glicóis. No presente trabalho, realizaram-se as medidas das substancias puras de trietilenoglicol e de tetraetilenoglicol, estes foram objetivo de medidas de viscosidade numa gama de pressões até 70 MPa e temperatura de 293 K a 363 K, cobrindo uma gama de viscosidades de 3.46 mPa.s a 1.15×102 mPa.s. Simultaneamente, foram realizadas medidas de densidades desses fluidos, do etilenoglicol, do dietilenoglicol e dos polietilenoglicóis na mesma gama de pressões e numa gama de temperatura ligeiramente maior. Os resultados da viscosidade foram correlacionados com a temperatura e a pressão, usando a equação de Vogel-Fulcher-Tammann modificada e com o volume molar usando a equação universal de Assael. Os dados experimentais da densidade foram correlacionados, em função da temperatura e pressão, com a equação de Tait modificada. A incerteza dos resultados da viscosidade é estimada em menos de ±2% para as viscosidades até 68 mPa.s e menos de ±2.6% para as viscosidades mais altas, com um nível de confiança de 95%. As densidades têm uma incerteza de ±0.2% com um nível de confiança de 95%. Foram ainda realizados estudos complementares, de caraterização dos polietilenoglicóis de baixa massa molar (PEG 200, PEG 400 e PEG 600), líquidos à temperatura ambiente. Este estudo envolveu a determinação da massa molar de PEGs, medidas de tensão superficial e o estudo do comportamento reológico. O objetivo final deste estudo é desenvolver futuramente métodos para correlacionar e estimar a viscosidade de PEGs e etilenoglicóis puros, devido à sua importância econômica e às características enquanto solventes verdes e sustentáveis.
- Controlo avançado em instalações de frio industrialPublication . Caldeira, Bruno Miguel Neutel; Igreja, José Manuel Prista do Valle CardosoEsta dissertação tem como objetivo o estudo de uma instalação industrial de refrigeração e congelação. Os componentes mecânicos principais são analisados e estudados de forma a entender a sua importância em todo o processo que permite a refrigeração e congelação de produtos. O sistema de automação e controlo é também objeto de análise, num sentido mais prático por se tratar de um sistema aplicado e em funcionamento numa instalação de frio industrial. É desenvolvido um modelo matemático que permite controlar a velocidade do tapete de um túnel de congelação espiral, de acordo com a temperatura pretendida de saída do produto.
- Simulação do movimento humano condicionado por ortótesesPublication . Teixeira, Daniela Filipa Silva; Milho, JoãoA modelação e simulação do movimento humano tem o potencial de melhorar o processo de reabilitação ao possibilitar a observação e identificação das relações causa-efeito em indivíduos com problemas neurológicos e musculoesqueléticos, a prescrição de tratamentos cirúrgicos e de reabilitação eficazes, a identificação dos elementos que estão a causar a deformidade ou lesão com realização de estudos para testar hipóteses, prevendo resultados funcionais e comportamentos emergentes. O principal objetivo consiste na caracterização do movimento humano recorrendo ao Software OpenSim, especificamente, o risco de uma entorse por inversão durante a aterragem em queda livre e, com isso, projetar uma ortótese e/ou treino que possa ajudar a prevenir e a mitigar este tipo de lesão que é possível quando se atingem ângulos de inversão inferiores a 25 graus. Foram executadas 216 simulações com os modelos com e sem uma ortótese de tornozelo e pé, ou AFO, tendo sido realizadas análises de sensibilidade sob o valor base dos parâmetros Massa, Rigidez Translacional, Força Motor, Nível Excitação e Constantes de ativação muscular e utilizado o método Design of Experiments (DoE). Nos modelos com a AFO, o ângulo de inversão foi inferior a 25 graus quando eram utilizados valores cada vez maiores de rigidez, afirmação comprovada pela otimização com o DoE, tendo este parâmetro sido único que se revelou influenciar o ângulo de inversão. No modelo sem a AFO, os ângulos obtidos mostraram que a premissa de que quanto maior os valores das contantes menor é o ângulo de inversão não pode ser sempre regra pois ao serem ativados em demasia os músculos inversores, os eversores não conseguirão contrariar o seu movimento e não será alcançado o objetivo de prevenir uma lesão. Assim, o OpenSim mostrou ser uma ferramenta muito útil e eficaz que forneceu informações cruciais sobre o ângulo de inversão e dados científicos que podem ser usados para comparar os diferentes parâmetros de uma ortótese e treino muscular.
- O impacto do word-of-mouth eletrónico na atitude relativamente à marca e na intenção de compraPublication . Villinger, Alexandra; Miranda, Sandra Marisa LopesVivemos numa época em que surge algo novo a cada dia, devido aos meios digitais que permitem uma difusão de conteúdos, por vezes, a uma escala inimaginável. Este fenómeno acontece, em grande parte, por causa de uma das técnicas de Marketing que maior poder e participação oferece às pessoas: o Word-of-Mouth Eletrónico (eWOM), que já na sua forma tradicional (offline) mostrava ter um grande impacto na decisão de compra dos consumidores. Com o aparecimento da Internet, esta partilha de opinião entre compradores amplificou-se ainda mais, a uma escala mundial, devido a tecnologias digitais como o Facebook, o Whatsapp, os Blogs, o Twitter e os Email. Assim, apesar do WOM tradicional ainda existir, o mesmo evoluiu para o WOM eletrónico. Este último, com a sua expansão e acessibilidade, adquiriu ainda maior importância e valor, apresentando grandes e cruciais contributos e alterações no consumidor e no seu comportamento de consumo. Neste contexto, o objetivo desta investigação passa por perceber qual “O impacto do Word-of-Mouth Eletrónico na Atitude Relativamente à Marca e na Intenção de Compra”. Para tal, foi realizada uma investigação do tipo quantitativa, com recurso a um inquérito por questionário, com uma amostra de 212 inquiridos. Através do mesmo foi possível concluir-se que as plataformas digitais são maioritariamente usadas para observação, em vez de criação de eWOM; que a influência do eWOM é reconhecida; que familiares e amigos são mais considerados e respeitados do que influenciadores; e por fim, aferiu-se que existe efetivamente um impacto do eWOM na Atitude Relativamente à Marca e na Intenção de Compra.
- Cobertura jornalística sobre Angola: Diário de Notícias, fevereiro-abril de 2018Publication . Larguinho, Ana Catarina Barreto; Rezola, Maria InáciaO presente trabalho estuda o tratamento do conteúdo jornalístico sobre Angola na redação do jornal Diário de Notícias, onde realizei um estágio curricular durante quase três meses. Este relatório foca-se na análise dos critérios noticiosos utilizados pelos jornalistas, faz referência aos valores-notícia de seleção e de construção e invoca a teoria do gatekeeping, fatores importantes no desenvolvimento da atividade jornalística. O gatekeeper é considerado o protagonista de todo o processo de seleção,construção e produção noticiosa que utiliza os critérios de notícias, guiados pelos valores da notícia, para o auxiliar no processo. O relatório está organizado em três partes: no primeiro capítulo, faz-se uma abordagem ao jornalismo internacional e à relação entre Portugal e Angola; o segundo capítulo incide na entidade de acolhimento, o jornal Diário de Notícias, e na realização do estágio curricular; o terceiro, e último, capítulo é o mais importante e contempla toda a análise que foi feita durante o estágio que se prende com a recolha das notícias, divulgadas no website do jornal, e com as entrevistas realizadas a alguns jornalistas para aferir algumas ideias sobre o tratamento jornalístico na redação do jornal. Por fim, rematamos a investigação com as nossas reflexões e com a utilidade deste trabalho, não só a nível profissional como a nível pessoal.
- Assédio moral nas organizações: o papel da comunicação organizacionalPublication . Hipólito, Flávia Patrícia Rodrigues Pereira; Miranda, Sandra Marisa LopesAtualmente tem-se assistido a constantes mudanças nas organizações. Estas surgem mais focadas nos seus públicos (internos e externos), em particular nos seus colaboradores, verificando-se uma crescente preocupação na comunicação que é realizada e de que forma é que estas mensagens são rececionadas, existindo um efeito a curto e a longo prazo no ambiente organizacional, nomeadamente em questões relacionadas com comportamentos adversos no ambiente de trabalho, como o caso do assédio moral. O assédio moral assenta num tema cada vez mais atual e necessário de ser explorado no contexto das Relações Públicas, porque uma das características deste problema é a persistência com que as agressões ocorrem e a forma como ocorrem, condicionando resultados organizacionais e favorecendo a ocorrência de consequências prejudiciais para as organizações. Como consequências mais comuns destacam-se o stress organizacional e o cinismo organizacional que afetam diretamente o individuo e, por sua vez, a organização. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo analisar o assédio moral como comportamento negativo no ambiente organizacional, assim como os impactos que se sucedem, e consequentemente, verificar de que forma a comunicação organizacional pode mediar estes efeitos. Tendo sido, para isso, desenvolvido um estudo quantitativo com recurso a aplicação de inquéritos por questionário. Os resultados gerados da amostra de conveniência (N=155) demonstraram que o assédio moral exerce um impacto positivo quer no stress, quer no cinismo organizacional, ou seja, à medida que o assédio moral aumenta o stress e o cinismo também aumentam, tendo a comunicação organizacional um papel essencial, uma vez que tem efeito mediador nestes impactos.