Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Assédio moral nas organizações: o papel da comunicação organizacional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação_Flávia Pereira_9587.pdf1.48 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Atualmente tem-se assistido a constantes mudanças nas organizações. Estas surgem mais focadas nos seus públicos (internos e externos), em particular nos seus colaboradores, verificando-se uma crescente preocupação na comunicação que é realizada e de que forma é que estas mensagens são rececionadas, existindo um efeito a curto e a longo prazo no ambiente organizacional, nomeadamente em questões relacionadas com comportamentos adversos no ambiente de trabalho, como o caso do assédio moral. O assédio moral assenta num tema cada vez mais atual e necessário de ser explorado no contexto das Relações Públicas, porque uma das características deste problema é a persistência com que as agressões ocorrem e a forma como ocorrem, condicionando resultados organizacionais e favorecendo a ocorrência de consequências prejudiciais para as organizações. Como consequências mais comuns destacam-se o stress organizacional e o cinismo organizacional que afetam diretamente o individuo e, por sua vez, a organização. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo analisar o assédio moral como comportamento negativo no ambiente organizacional, assim como os impactos que se sucedem, e consequentemente, verificar de que forma a comunicação organizacional pode mediar estes efeitos. Tendo sido, para isso, desenvolvido um estudo quantitativo com recurso a aplicação de inquéritos por questionário. Os resultados gerados da amostra de conveniência (N=155) demonstraram que o assédio moral exerce um impacto positivo quer no stress, quer no cinismo organizacional, ou seja, à medida que o assédio moral aumenta o stress e o cinismo também aumentam, tendo a comunicação organizacional um papel essencial, uma vez que tem efeito mediador nestes impactos.
ABSTRACT: Nowadays we have witnessed constant changes in organizations. These appear more focused on their stakeholders (internal and external), in particular their employees, verifying an increasing worry in communication which is performed and the way these messages are received, existing a short and long term effect on the organizational environment, mainly on issues related to adverse events in the work environment, like the case of moral harassment. Moral harassment is based on an increasingly current issue that needs to be explored in the context of public relations, because one of the characteristics of this problem is the persistence with which the aggressions occur and the way they occur, conditioning organizational results and favouring the occurrence of harmful consequences for organizations. The most common consequences is work-related stress and organizational cynicism. This way, the present study aims to analyse moral harassment like a negative behaviour in the organizational enviroment. Such as, impacts that succeed each other and consequently, verifys the way in which organizational communication can mediate these effects. Having been developed for this purpose a quantitative study using questionnaires. The results generated from the sample convenience (N=155) shows that moral harassment has a positive impact in either stress or organizational cynicism, that is, as bullying increases stress and cynicism also increases, does organizational communication play an essential role, since it has a mediator effect on these impacts.

Description

Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.

Keywords

Comunicação organizacional Assédio moral Cinismo organizacional Stress organizacional Organizational communication Moral harassment Organizational cynicism Work-related stress

Citation

Hipólito, F.P.R.P. (2018). Assédio moral nas organizações: o papel da comunicação organizacional. Dissertação de mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social