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A singularidade do intérprete contemporâneo e a natureza do corpo versátil na disciplina de Práticas Complementares de Dança do 3º ciclo do Ensino Artístico Especializado da Escola de Dança Ana Mangericão

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Abstract(s)

A disciplina de Técnicas de Dança apresenta uma carga horária substancial no Plano de Estudos das Escolas de Ensino Artístico Especializado, o que revela a sua importância na formação de bailarinos. Estas permitem por um lado, aprofundar a capacidade de dominar o corpo e, por outro, criar novos vocabulários de movimento. O presente estudo pretende mostrar a importância e validade de várias abordagens no ensino-aprendizagem da composição coreográfica, como complemento ao sólido trabalho técnico já objetivado, no contexto do Ensino Artístico Especializado. Através da aplicação do estágio nas três turmas do 3º Ciclo do Curso de Básico de Dança procurou-se perceber se a multiplicidade de metodologias e processos democráticos da composição coreográfica, trazem mais-valias para a criação de corpos disponíveis para outras abordagens físicas, técnicas e artísticas. Para aferir resultados, recorreu-se à Metodologia de Investigação-Ação apoiada por Diários de Bordo e Grelhas de Observação elaborados no período do Estágio. A composição coreográfica promove, através de métodos e processos democráticos e de partilha, a construção de um produto final cooperativo que promove não só a formação de quem cria, mas também de quem interpreta. Pretendeu-se assim, atendendo às exigências do mercado artístico contemporâneo, conduzir à formação de um corpo disponível a novas abordagens, através da realização do estágio na disciplina de Práticas complementares de Dança, onde se insere a disciplina de composição coreográfica. Procurou-se desta forma, estimular a singularidade do intérprete/bailarino de dança contemporânea aplicando um conjunto de estratégias baseadas em algumas das metodologias de ensino de referência neste domínio, que valorizam a relação cooperativa entre coreógrafo e intérprete. Em suma, pretendeu-se conjugar os métodos e processos democráticos da composição coreográfica e o uso da singularidade com o carácter expositivo das aulas de técnicas de dança, estimulando os alunos a desenvolver a sua capacidade de resposta a novas tarefas, preparando-os para a variedade de propostas existentes no mercado artístico profissional contemporâneo.
ABSTRACT - The subject of dance techniques has a heavy schedule time in the planification of specialised schools. This shows that it is very important to the formation of dancers. These allow for the one hand to increase the depth of body control and, on the other hand to build up new movement vocabulary. This study aims to show the importance and validity of various educational approaches to choreographic composition, as a complement of the solid work already supervised, in the context of the Specialised artistic education. Through the application of this internship o three 3rd cycle classes of basic dancing education, it was searched if the multiplicity of methodologies and democratic processes of choreographic compositing bring an improvement to the creation of available bodies to different physical, technical and artistic approaches. For data collection, it was used the investigation and action methodology supported by diaries and observation sheets during the internship. Using democratic and sharing methods and processes the democratic sharing the choreographic composition promotes the construction of a cooperative final product. This promotes both the learning of who create and the learning of the interpreter. Therefore, being aware of the demanding modern artistic market, it was intended to conduct the formation of a body more open of new approaches, through the internship on complementary dance practices, where the choreographic composition inserts. It was intended to stimulate the dancer’s singularity of contemporary dancing applying strategies based in some top educational methodologies in the subject that increase the cooperative relation between the interpreter and the choreographer. Overall, the objective of this internship was to conjugate the methods and democratic processes of choreographic composition as well as the use of the singularity with the expositive character of the dance techniques classes This stimulates the pupils to develop their answer to new tasks preparing them to a variety of existent job offers on the professional contemporary market.

Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança

Keywords

Técnica de dança Composição coreográfica Intérprete/bailarino Singularidade Corpo versátil Dance technique Choreographic composition Dancer/interpreter Singularity Versatile body

Pedagogical Context

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