Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A relação transdisciplinar entre o tai-chi chuan e a técnica de dança contemporânea no 5º ano do Curso Básico de Dança da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RF_MED_2017_IriSoa.pdf4.49 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No contexto pré-profissional da dança podem surgir problemas que envolvem os alunos e as suas relações interpessoais. A capacidade de resolução destes problemas, no âmbito da formação em dança, é fundamental para se atingir objetivos técnicos e artísticos de alto nível, logo as boas práticas pedagógicas são basiliares no ensino-aprendizagem. Assim, torna-se importante criar estratégias a serem adotadas para a promoção de um trabalho saudável, pela motivação e correlação entre duas técnicas especificas. Ambicionou-se, o desenvolvimento de um bom ambiente, através do respeito e confiança para com os outros. Procurou-se desenvolver um plano de ação e respetivas estratégias nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea, tendo como base a Técnica de Dança Graham, adotada pela Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional correlacionada com a arte marcial Tai-Chi Chuan. Considera-se que na lecionação dos conteúdos programáticos da disciplina de Técnica de Dança Contemporânea podem ser estabelecidas relações transdisciplinares com as abordagens do Tai-Chi Chuan. Esta pode ser um elemento auxiliar no ensino da Técnica de Dança Contemporânea, visto que oferece vários benefícios a nível mental no aumento da vitalidade, energia, disposição, diminuindo a sobrecarga psíquica e fortalecendo o sistema nervoso. Para além disso, fisicamente, desenvolve o equilíbrio de todos os sistemas orgânicos, fortalece o sistema imunológico e aumenta a flexibilidade, proporcionando um relaxamento muscular. Pretendeu-se, criar relações transdisciplinares entre estas duas áreas, sem prejudicar o funcionamento do conteúdos programáticos, acreditando que poderão contribuir para a motivação do aluno, para aprimorar e gerir as relações interpessoais. Considerando ser no contexto pré-profissional, em particular na fase da adolescência, que se manifesta maior tensão entre alunos e com o meio envolvente, pelo facto de realizarem no final do ano letivo um Exame decisivo para a sua continuidade para o Ensino Secundário, a amostra considerada foram os alunos do 5º ano do Curso Básico de Dança da EADCN. Implementou-se, após a observação da turma, um conjunto de aulas, de prática partilhada e individual, com base nas boas práticas pedagógicas, sensibilizando os alunos para as mais-valias de uma conexão assente na partilha e cooperação, no bem-estar emocional e físico com ênfase ao equilíbrio e harmonia.
ABSTRACT - In the pre-professional context of the dance, issues can arise involving students and their interpersonal relationships. The ability to solve these problems, in dance training, is fundamental in order to achieve the highest technical and artistic objectives, therefore, the way teacher’s act is of the utmost importance. Thus, it becomes important to create a structure and a support for the promotion of a healthy work, through the motivation and the correlation between two specific techniques. The ambition was to develop a good environment through respect and trust in each others. An attempt was made to develop an action plan and implementing strategies, in classes of Contemporary Dance Technique, based on the Graham Dance Technique, adopted by the Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, adding a Technique of Tai-Chi Chuan martial art. It is considered that the teaching of the Contemporary Dance Technique programmatic contents can be interrelated with approaches of the Tai-Chi Chuan martial art. This could be an auxiliary instrument in the teaching of Contemporary Dance Technique, since it offers several mental benefits such as the increase of vitality, energy, disposition, reducing psychic overload and strengthening the nervous system. In addition, physically, it develops the balance of all organic systems, strengthens the immune system and increases flexibility, providing muscle relaxation. It was intended to create transdisciplinarity relationships between these two areas, without impairing the operation of programmatic content, believing that it is a contribution to a student's motivation and to improve the management of interpersonal relationships. Taking in consideration that it is in the pre-professional context, particularly in the adolescence phase, that there is a greater tension among the students and the surrounding environment, due to the fact that they have at the end of the school year a decisive exam that determines their continuity for secondary Education that the chosen sample where the students of the 5th year of Basic Dance Course of EADCN's Specialized Artistic Education. After observing the class, a class set, of shared and individual practice, was implemented based on good pedagogical pratices, sensitizing the students to the benefits of a connection based on sharing and cooperation, on emotional and physical well-being with emphasis on balance and harmony.

Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança

Keywords

Tai-chi chuan Técnica de dança contemporânea Relações interpessoais Motivação Transdisciplinaridade Contemporary dance technique Interpersonal relations Motivation Transdisciplinarity

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue