Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-28"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Nanostructured films of graphene for controlled ocular drug deliveryPublication . Morais, Helena Isabel Costa; Ferreira, Quirina Alexandra Tavares; Charas, Ana Maria de Matos; Matos, Manuel José deO glaucoma é uma doença degenerativa ocular que prejudica o nervo ótico do olho, o que leva a um aumento da pressão intraocular (IOP) e pode resultar em perda total e irreversível de visão. O tratamento disponível até há data baseia-se na administração do fármaco brimonidina através de gotas oculares de forma a diminuir a IOP. Porém, a adesão dos pacientes ao tratamento de administração de gotas é, em geral, baixa, o que conduz ao agravamento da doença. O objetivo desta tese foi desenvolver um filme biocompatível que possa servir de revestimento para um dispositivo intraocular, que permita a libertação da brimonidina de forma programada, autónoma e in situ. Os filmes foram preparados pela técnica camada-sobre-camada e são compostos por monocamadas de brimonidina encapsulada em 2-hidroxipropil-ß-ciclodextrina intercaladas por camadas que atrasam a libertação do fármaco e que se designam por camadas barreira. Estas últimas são compostas por um polímero hidrossolúvel (PBAE) e por bicamadas de óxido de grafeno (GO) compostas por grafeno positivo funcionalizado com grupos amina protonados (GONH3 +) e por grafeno negativo funcionalizado com grupos carboxílicos desprotonados (COO-). Foram preparados três tipos de filmes, a diferença entre os dois primeiros filmes foi a alteração da ordem das camadas de GO de forma a verificar a sua interação com a camada de brimonidina e o terceiro filme apenas contém um tipo de camada barreira compostas por GO, retirando-se o polímero hidrossolúvel PBAE, de forma a verificar a sua influencia na cinética de libertação da brimonidina. O crescimento dos filmes foi monitorizado por espectroscopia de absorção no ultravioleta e visível (UV-Vis) e microscopia de força atómica (AFM) e a cinética de libertação do fármaco foi controlada por UV-Vis e por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC). Os resultados mostraram que os filmes são estáveis e que a libertação do fármaco pode ser controlada pela presença do polímero hidrossolúvel e do óxido de grafeno. Nomeadamente, a presença de GO atrasa a libertação de brimonidina por vários dias dependendo do número de camadas existentes no filme.
- A reportagem televisiva no panorama informativo da SICPublication . Moreira, Marta Sofia Magalhães; Lopes, Anabela de SousaEste relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, para a obtenção do grau de mestre. Resulta de um estágio curricular de seis meses, realizado entre 20 de fevereiro e 18 de agosto de 2017, na redação da estação televisiva SIC e tem como objeto de estudo a reportagem no panorama informativo do canal. O objetivo desta investigação é perceber se a realidade da redação da SIC coincide com a perceção de diminuição da produção de reportagens. As metodologias utilizadas para este fim foram a análise documental, a observação participante e a entrevista.
- O crime na informação e no entretenimento da TVI: estudo de caso da "Crónica Criminal" do Você na TVPublication . Pacheco, Joana Mafalda Ribeiro; Mata, Maria JoséO presente relatório de estágio foi realizado com vista à obtenção do grau de mestre em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). Nele está relatada aquela que foi a minha primeira experiência como estagiária num canal de televisão, nomeadamente no programa Você na TV, da estação televisiva TVI. O estágio teve início no dia 1 de Fevereiro e terminou no dia 28 de Abril de 2017. Paralelamente ao relato das atividades ali desenvolvidas, o objetivo principal deste trabalho é refletir sobre a miscigenação entre conteúdos de entretenimento e de informação, a partir da observação direta das práticas de investigação e reportagem da Crónica Criminal do “Você na Tv”. De que forma os conteúdos jornalísticos “alimentam” os programas de entretenimento? Que diferenças e semelhanças de abordagem no tratamento dos acontecimentos se verificam num formato de entretenimento e num noticiário televisivos? Como é que estas se evidenciam no caso particular dos acontecimentos relacionados com o crime? A análise das notícias da Crónica Criminal em comparação com as de abertura do Jornal da Uma, permitiu verificar que os programas de entretenimento se “alimentam” de conteúdos jornalísticos de crime como isco para provocar interesse no espetador e que o entretenimento aliado ao jornalismo formam uma união de complementaridade que em nada piora a qualidade da informação.
- Reabilitação da caixilharia exterior de um edifício de serviços em Lisboa : caso de estudoPublication . Diogo, Ana Catarina Leal; Hormigo, João António AntunesA Manutenção em Portugal é uma atividade em desenvolvimento que carece de atenção desde a fase de construção. Esta, quando descurada, implica problemas ao nível da exploração dos edifícios e conduz, por vezes, a uma grande subida dos custos inerentes à sua utilização. Quando analisada a degradação do parque edificado português é notória a necessidade de regeneração e preocupações acrescidas com a origem do problema no intuito de o solucionar. A presente dissertação destinada à obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil enquadra-se no âmbito da manutenção e reabilitação de edifícios. Será analisado um edifício de serviços em Lisboa com o intuito de perceber qual o estado de conservação das suas caixilharias e qual a melhor forma para as reabilitar. Desta forma, serão analisadas as patologias presentes, propostas intervenções corretivas nas caixilharias e avaliada a viabilidade económica destas. Como ponto de partida caracterizar-se-á o edifício no seu estado atual por forma a analisá-lo e correlacionar as patologias com as características que este apresenta tanto a nível da envolvente como dos vãos envidraçados. De seguida, o foco passará para o desempenho das caixilharias ao longo do tempo onde será possível identificar as principais anomalias presentes e fazer uma descrição e caraterização adequadas. Partindo de um plano de anomalias serão consideradas propostas de melhoria do comportamento das caixilharias avaliando a sua incidência, classe, prazo médio de resolução da anomalia e dificuldade de execução.
- A cidadania e a educação fiscal na infânciaPublication . Palma, Clotilde CeloricoA Educação Fiscal consiste num método de ensino e aprendizagem que tem em vista consciencializar o cidadão sobre a função social do tributo, de como este pode promover a justiça social, incentivando-o a participar na aplicação, arrecadação e fiscalização do dinheiro público, podendo ser entendida em sentido estrito e em sentido lato. Os programas e planos de Cidadania e Educação Fiscal representam uma estratégia que visa o aumento das receitas fiscais, procurando explicar o porquê do pagamento dos impostos, aprofundando o compromisso a favor do interesse geral e sublinhando a relevância social do imposto e a sua ligação com a despesa pública. A escola e a família têm um papel fundamental no ensino e interiorização dos valores da Cidadania e Educação Fiscal pelas crianças.
- Planos de igualdade de género nos media: para uma (re)consideração do caso portuguêsPublication . Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Silveirinha, Maria JoãoDesde 1975 que a ONU e o seu organismo especializado nas questões da educação, ciência e cultura, a UNESCO, colocaram como prioridade a promoção da igualdade de género. Com tal objetivo, estas entidades realizaram um conjunto de eventos centrados no problema da discriminação das mulheres e apontaram a necessidade de estas serem consideradas politicamente uma minoria social. Iniciativas como a Década Internacional das Mulheres (1975-1985), que conduziu à instauração do 8 de Março como Dia Internacional da Mulher, e as Conferências Mundiais sobre as Mulheres que tiveram lugar no México (1975), Copenhaga (1980), Nairobi (1985) e Pequim (1995), problematizaram a condição histórica das mulheres e estimularam orientações mundiais favoráveis a políticas conducentes à igualdade de género. No seio destas políticas nasceu uma preocupação específica com os direitos de comunicação das mulheres e sua relação com os media. Todavia, a afirmação desta preocupação em termos políticos desenvolveu-se de modo muito lento e incompleto. Nesta comunicação, procuramos estudar e problematizar de que modo estas questões se têm colocado no contexto nacional, focando um dos instrumentos de políticas públicas que tem sido usado: os Planos Nacionais para a Igualdade, implementados em Portugal desde 1997. Estes Planos são um dos instrumentos de política que os governos nacionais utilizam como expressão dos seus compromissos para com as mulheres e outros grupos desfavorecidos rumo à igualdade. Uma análise destes Planos, no caso português, mostra que embora tenha havido ganhos amplamente importantes na sua adoção, uma das suas áreas de preocupação - as mulheres e os meios de comunicação - foi sempre insuficientemente coberta. No entanto, os Planos são as únicas formas de referência explícita a esta questão nos documentos de política nacional. O nosso corpus de análise consiste nos cinco primeiros Planos para Igualdade que Portugal teve, sendo igualmente analisados os documentos da sua avaliação publicamente disponíveis que foram produzidos. Como metodologia, seguimos uma análise crítica destes documentos proposta por Victor Jupp para quem “A análise crítica (...) envolve uma análise dos pressupostos que sustentam qualquer conta (digamos num documento) e uma consideração sobre quais outros aspetos possíveis são ocultados ou excluídos. Pode também envolver ir além dos próprios documentos para abranger uma análise crítica das estruturas institucionais e sociais em que tais documentos são produzidos”. (2006: 232). A nossa análise do lugar e do alcance das políticas de "género nos media" nos diversos planos nacionais e documentos associados mostra que existem mecanismos que mimetizam iniciativas europeias, mas não as traduzem concretamente em medidas concretas e consistentes que possam realmente afetar os objetivos de alcançar a igualdade de género nos media. Em geral, as medidas nesta área de preocupação, tal como estipuladas nos Planos analisados, são em grande parte simbólicas, sem o empenho dos recursos necessários e ações de execução. As frágeis medidas das "mulheres e dos meios de comunicação", como iremos mostrar, foram impulsionadas por processos de europeização mas, em termos de uma quadro de transferência de políticas são, pelo menos em parte, o resultado de uma adoção "superficial" de uma solução do exterior, com escassas possibilidades de eficácia. Mas o facto de a própria Comissão só recentemente ter produzido documentação sobre este setor dos media nas questões de Igualdade poderá também significar que mesmo a nível interestatal o problema ainda não tem sido devidamente encarado.
- Aplicação móvel para alunos Erasmus do ISCALPublication . Dias, Carla Sofia Leão Nogueira; Miranda, Sandra Marisa LopesNo ano letivo 2016-2017, foram 3340 os estudantes que se distribuíram pela oferta formativa do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL). Desses, fazem parte 77 estudantes que chegaram ao ISCAL através do programa Erasmus+, e que são designados por incoming. Não obstante estes fluxos que acontecem todos os anos no ISCAL, não existe qualquer forma de contacto sistemático, digital e não presencial, noutra língua que não o português, para a gestão do período de mobilidade. Surgiu, por isso, a oportunidade de produzir uma ferramenta que permitisse colmatar esta lacuna. Sabendo que este grupo é sempre constituído por jovens, e que é especialmente entre esta faixa etária que os telemóveis assumem hoje um lugar proeminente como acessório que nos acompanha e completa; sabendo também que o mundo das apps povoa o uso que fazemos hoje dos telemóveis, enquanto software que acrescenta valor à experiência do seu uso, o objetivo deste trabalho de projeto enquadrou-se nesta harmonia de comodidade digital de um aluno Erasmus incoming do ISCAL poder – da palma da mão – aceder à gestão da sua vida académica, através duma aplicação móvel, numa língua de entendimento comum: o inglês. Os principais objetivos da investigação de suporte consistiram em avaliar junto dos estudantes, a relevância de utilização de uma app que permita a gestão da vida académica, durante o período da mobilidade para estudos, através do seu smartphone. Pretendeu-se igualmente perceber quais as funcionalidades mais valorizadas pelos estudantes, neste âmbito de uso. Este estudo seguiu uma abordagem quantitativa de caráter exploratório, com base em dados primários, onde foram utilizados métodos e procedimentos estatísticos para a obtenção de conclusões a partir dos dados analisados. Considerámos pertinente efetuar um inquérito por questionário a uma amostra da população com vista a recolher dados que nos permitissem aferir os objetivos estabelecidos. O instrumento de análise utilizado foi um inquérito por questionário estruturado. Foram contactados todos os alunos Erasmus incoming desde o ano letivo 2013-2014 até ao ano letivo 2016-2017 num total de 229 indivíduos, tendo resultado num total de 112 inquéritos válidos. Os resultados demonstraram que existe uma oportunidade efetiva de melhoria dos canais atuais dado que a maioria dos inquiridos considerou a app para smartphone como a melhor forma para gestão do período de mobilidade académica. A maioria dos inquiridos considerou igualmente útil possuir uma app para este propósito. Assim, conseguimos de forma contundente, confirmar a relevância de criação desta app de gestão da vida académica dos alunos Erasmus incoming.
- Projeto de conceito e estrutura de uma aplicação mobile para o setor do turismo cultural urbanoPublication . Pena, Joana Rita Amaral; Luz, CristinaA cultura, enquanto instrumento para a construção da imagem, desempenha um papel fulcral na promoção nacional e internacional das cidades, evidenciando-se como um fator estratégico de competitividade e de coesão social e territorial suscetível de tornar as cidades mais atrativas para investidores, turistas e também para os seus habitantes. É neste contexto que surgiu a oportunidade de conceptualizar e estruturar uma aplicação mobile para o sector do turismo cultural urbano da cidade de Lisboa. Não obstante a app desenvolvida neste projeto poder vir a ser do interesse de alguma organização a operar no setor do turismo cultural urbano, a mesma não foi pensada para uma marca ou organização concreta. O insight para este projeto surgiu da necessidade de convergência de informação turística cultural da cidade num meio mobile que viabilize, em qualquer altura e lugar, a vivência e consciência da sua riqueza patrimonial arquitetónica. É, portanto, objetivo desta app promover este património e, ao fazê-lo, incrementar o valor da indústria cultural e turística de Lisboa, estimulando um terreno fértil de conhecimento e inovação pela aliança entre tecnologia e gestão da cidade. Com vista à concretização deste objetivo, foi realizada uma investigação de tipo dedutivo, com uma abordagem quantitativa e objetivos descritivos. A investigação teve por base uma recolha e análise de dados primários. Segundo a análise dos resultados obtidos conclui-se que aplicação é relevante para uma grande maioria dos inquiridos, com quatro em cada cinco respondentes a reconhecerem relevância ao tipo de aplicação.
- O facility management aplicado à gestão de edifíciosPublication . Gomes, Ana Brito de Azevedo Vieira; Hormigo, João António AntunesO presente Trabalho Final de Mestrado, aborda, de uma forma geral, a importância do Facility Management na Gestão e Manutenção de Edifícios. Este tema é atual por três razões principais: necessidade de sobrevivência à crise financeira que se vivencia; urgência da adoção de medidas mais sustentáveis na conceção e gestão de edifícios, em resposta às exigências preponderantes no bem-estar e vivência das pessoas, numa sociedade que é cada vez mais competitiva; exigências regulamentares. O Facility Management, com a sua normativa de suporte (EN 15221 – partes 1 a 7), “regula” a gestão eficiente e otimizada dos edifícios, em linha com as preocupações da Comissão Europeia sobre a necessidade de incrementar substancialmente a eficiência energética dos edifícios a construir, ou a reabilitar (adaptado de: diretivas europeias 2010/31/EU, 2012/27/EU, Decreto-Lei 118/2013; EN 15221). Consequentemente, o presente trabalho final de mestrado pretende: enquadrar o FM na gestão global de edifícios; abordar a gestão de edifícios do ponto de vista estratégico e com foco em ferramentas de gestão via web; estudar de que modo os edifícios podem ser dotados de sistemas que tenham como função a automação, isto é, sensorização dos seus equipamentos e sistemas, análise de dados, seriação desses dados e seu encaminhamento através de software adequado, para se conseguir uma melhoria do desempenho das instalações. Objetivamente pretende-se que as caraterísticas dos edifícios sejam tais, que lhes permitam receber, ao longo do seu ciclo de vida, as tecnologias presentes e as que se avizinham, necessárias para que os consumos de recursos que utilizam sejam cada vez mais reduzidos, tornando-os, portanto, mais sustentáveis. Apresenta-se as mais recentes tendências na gestão avançada de edifícios: ➢ A contribuição da internet das coisas (IoT) na gestão dos edifícios, apresentando-se o conceito de edifício energeticamente eficiente. ➢ A contribuição das redes neuronais artificiais (Artificial Neural Networks - ANN) e dos algoritmos genéticos (Genetic Algorithms – GA)
- As finanças públicas e a cidadania e a educação fiscalPublication . Marques, Ana Cristina LinoA cidadania e a educação fiscal - A cidadania fiscal e as finanças públicas. Medidas para estimular a cidadania fiscal – luta contra a economia paralela e a evasão e fraude fiscais. Medidas para estimular a cidadania fiscal – aumento da transparência orçamental.