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- As interações sociais de crianças com perturbação da linguagem e os seus pares com desenvolvimento típico numa situação de jogo livrePublication . uimarães, Joana Daniela Pereira; Almeida, TiagoO desenvolvimento da linguagem e da comunicação são dois dos fatores mais importantes e preditores do desenvolvimento global e social das crianças. Na idade pré-escolar são estabelecidas as primeiras relações sociais com não familiares, sendo esta aquisição igualmente dependente da evolução do tipo de jogo que as crianças apresentam, que deverá ser cada vez mais colaborativo e social. Um dos aspetos mais significativos do jogo são as tarefas sociais necessárias descritas por Guralnick (1992a): a entrada no jogo, a manutenção do jogo e a resolução dos conflitos, as quais envolvem um conjunto de estratégias dependentes das capacidades linguísticas e comunicativas das crianças. A literatura descreve que crianças com Perturbação da Linguagem (PL) tendem a apresentar-se mais retraídas, mais passivas, com mais comportamentos negativos comparativamente aos seus pares; manifestam mais iniciativa comunicativa na interação com adultos do que com os seus pares, respondem com enunciados mais curtos ou com recurso a respostas não-verbais, são ignoradas com maior frequência pelos pares e são menos responsivas às iniciativas sociais das outras crianças. Tendem ainda a apresentar dificuldade em explicar as regras de um jogo, em fazer reparos ou clarificações e são parceiros de jogo menos preferidos pelos seus pares, em contextos inclusivos. Este estudo procura analisar as interações de crianças com PL e os seus pares com desenvolvimento típico numa situação de jogo livre e identificar as estratégias utilizadas pelas educadoras, na mesma situação, para mediar a interação. Para tal, procedeu-se à constituição de três grupos distintos, cada um com três crianças com desenvolvimento típico e PL, na proporção de 2:1. A totalidade das crianças foi previamente submetida a uma avaliação da linguagem, a uma avaliação global do desenvolvimento e a um rastreio audiológico. Seguidamente, foram realizadas três filmagens de cada um dos grupos numa situação de brincadeira na área da casinha, seguidas de três filmagens na mesma situação, mas com a intervenção das educadoras enquanto elemento mediador. Foi analisado o tipo de jogo adotado pelas crianças na presença e ausência das educadoras, bem como as estratégias utilizadas pelo adulto para mediar e incluir as crianças com PL no jogo. Os resultados sugerem que as crianças com PL, na presença da educadora, aumentam a sua participação em situações de jogo do tipo paralelo e de grupo. Por outro lado, constata-se que, na ausência da educadora, estas crianças adotam preferencialmente jogo do tipo solitário. No que concerne às estratégias utilizadas pelas educadoras para incluírem as crianças com PL numa situação de jogo com os seus pares com desenvolvimento típico, verifica-se que recorrem maioritariamente ao questionamento, mas que são o ensino incidental individual, a modelação e a promoção da linguagem as que demonstram maior eficácia para a participação das crianças com PL em situação de jogo do tipo paralelo e de grupo. Concomitantemente, com o presente estudo foi possível constatar que as educadoras devem ser preferencialmente ativas e não diretivas no jogo. Os resultados alcançados com o presente estudo permitem destacar a pertinência de estes conhecimentos serem incluídos na formação de base ou na formação contínua das educadoras de infância. Adicionalmente, com este estudo é possível destacar a importância da existência de técnicos especializados e devidamente dotados de conhecimentos específicos neste tipo de intervenção que possam trabalhar estes aspetos com as educadoras nos contextos e nas rotinas diárias de uma sala do pré-escolar.
- Hidroisomerização de alcanos lineares usando catalisadores à base de SAPO-11 hierárquicoPublication . Ferreira, Luísa Maria Lima; Nunes, Ângela Maria Pereira Martins; Fernandes, Augusto RodriguesEste trabalho tem como objectivo a síntese de materiais SAPO-11 hierárquicos, com estrutura AEL para serem utilizados como catalisadores bifuncionais, Pt/SAPO-11, em reacções de hidroisomerização de n-alcanos lineares de cadeia longa, usando, como molécula, modelo o n-decano. Este sistema poroso hierárquico foi criado por dois métodos. O primeiro consistiu na síntese de SAPO-11 usando uma combinação de aquecimento de microondas com a adição de várias quantidades de um agente estruturante secundário, o polietilenoglicol (PEG), para além do estruturante primário dipropilamina (DPA). No segundo método, o material SAPO-11 sintetizado foi modificado por moagem mecânica, usando um moinho de bolas, onde foi estudado o efeito da frequência e do tempo de moagem. As amostras sintetizadas foram caracterizadas por difração de raio-X (XRD), análise térmica (TGA-DSC), adsorção de azoto, microscopia eletrónica de varrimento (SEM), adsorção de piridina seguida por espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e análise química elementar. Os catalisadores bifuncionais, Pt/SAPO-11, após introdução de 0,5 % de Pt (Pt/Al2O3) por mistura mecânica, foram testados na reação de hidroisomerização do n-decano de modo a estudar o comportamento catalítico. Os resultados mostram que as amostras sintetizadas com combinação de aquecimento microondas e PEG, e também as amostras moídas apresentam mesoporosidade adicional, podendo concluir-se que foram obtidos materiais SAPO-11 hierárquicos. As amostras com melhor desempenho catalítico, no que diz respeito ao rendimento de produtos mono-ramificados são: para as amostras convencionais, a amostra diluída e com uma razão de PEG/DPA de 0,35; relativamente às amostras com aquecimento microondas, a amostra diluída e com uma razão de PEG/DPA de 0,50 e 40 minutos de tempo de cristalização; para as amostras moídas com diferentes tempos de moagem, a amostra obtida com um tempo de moagem de 60 minutos.
- Crianças no jornalismo: uma comparação entre o papel e o online da revista SábadoPublication . Garcez, Tomás Toscano; Lopes, Anabela de SousaO presente relatório é relativo à experiência adquirida através de um estágio curricular na revista Sábado. O estágio é parte integrante de um pré-requisito para a obtenção do grau de Mestre em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. Durante o período de estágio, que decorreu entre 23 de fevereiro e 22 de maio de 2017, foram recolhidos dados – através de entrevistas exploratórias, observação participante e análise das edições da revista e da secção ‘Vida’ do site da Sábado – que pudessem contribuir para uma resposta à questão de partida: “os direitos das crianças são respeitados da mesma maneira no online e no papel da Sábado?”. Uma série de questões sobre o assunto vão sendo colocadas e respondidas ao longo do documento, culminando na descrição e análise dos resultados relativamente ao papel e online e numa comparação entre ambos. De facto, percebe-se que existem algumas diferenças entre os dois formatos, no entanto não são suficientemente significativas para exigir uma ponderação mais aprofundada sobre a razão dessa evidência. Devido a fatores como a diferença de timings para a publicação das notícias, há uma preocupação mais visível a olho nu com a publicação ou não de artigos que incluem crianças no online do que no papel. Apesar disso, o jornalista da Sábado prima, em ambos os formatos, pelo respeito relativamente ao código deontológico da profissão e ao estatuto editorial da revista. Unidos, estes dois valores fazem com que a revista seja, regra geral, respeitadora no que toca às crianças no jornalismo. Numa primeira fase integrei a equipa das secções Portugal, Mundo e Segurança da revista, sob a orientação do editor das mesmas, Fernando Esteves. Na segunda fase estagiei na secção do online, sob a direção de Filipe Garcia, editor dessa secção. O relatório apresenta também um resumo das experiências e atividades desenvolvidas em ambas as secções, tentando fazer uma constante interligação entre as mesmas e o tema abordado. Os capítulos iniciam-se com uma breve contextualização teórica dos temas a ser tratados. Depois das conclusões e considerações finais, o relatório termina com uma apreciação crítica do estágio na revista Sábado.
- Modelação de observadores de posição aplicados ao motor linear síncrono de ímanes permanentesPublication . Martinho, Rui Manuel Quintã; Luís, Ricardo Jorge FerreiraNeste trabalho é descrita a modelação de um posicionador eletromecânico linear, usando métodos sensorless, para a estimação de posição e velocidade, a fim de permitir o controlo da trajetória do veio de um motor linear tubular de ímanes permanentes. Apresenta-se numa primeira fase o motor em estudo, conceção e aplicações do mesmo. São apresentados os modelos matemáticos do motor linear tubular e do conversor eletrónico de potência. Apresenta-se também a síntese do gerador de sinais de comando e das cadeias de controlo de posição, velocidade e binário do controlador eletrónico de posição. É apresentada ainda uma síntese dos sensores de posição e codificadores tradicionalmente utilizados no posicionador, como os codificadores e sensores de efeito de Hall, tradicionalmente usados para a obtenção das grandezas de posição e velocidade. Após o desenvolvimento do modelo matemático do posicionador eletromecânico linear, fez-se um estudo sobre os métodos sensorless, apresentando as metodologias e conceções das mesmas. Este estudo teve como alvo a escolha dos métodos sensorless mais aptos à implementação no posicionador eletromecânico linear, tendo-se optado pelo estudo de simulação numérica de dois métodos adaptativos de excitação fundamental. Assim, desenvolvem-se os modelos matemáticos dos observadores de Luenberger e de modo de deslizamento, escolhidos para modelação e aplicação no posicionador eletromecânico linear. Para ambos os métodos são obtidos os resultados de simulação numérica em ferramenta computacional Matlab/Simulink®. É também simulado o posicionador eletromecânico linear com sensor de posição, considerado como um sistema de primeira ordem, com o objetivo de ter um termo de comparação com os métodos sensorless. São por fim obtidos os resultados de simulação numérica para o posicionador eletromecânico linear com sensor de posição. Por fim comparam-se os métodos escolhidos, a fim de determinar qual apresenta melhor desempenho e robustez no funcionamento do posicionador eletromecânico linear. De entre os métodos sensorless escolhidos, o observador de Luenberger e o observador por modo de deslizamento, os resultados de simulação numérica demonstram que o observador por modo de deslizamento apresenta melhor desempenho e robustez. É feito também o estudo do erro relativo de posição com a variação de carga e velocidade no funcionamento do motor linear tubular síncrono de ímanes permanentes, verificando-se um melhor desempenho do observador por modo de deslizamento a velocidade constante, sendo um desempenho com o mesmo erro médio relativo do posicionador eletromecânico linear com sensor de posição.
- A aprendizagem matemática fora da sala de aulaPublication . Souza, Maria Alexandra das Neves Santana Ferreira de; Rodrigues, MargaridaO presente estudo teve como objetivo identificar as crenças dos professores do 1.º CEB sobre as aprendizagens em Matemática fora da sala de aula e compreender se nas suas práticas letivas os professores valorizavam e implementavam situações de aprendizagem fora do contexto de sala de aula, identificando aspetos positivos e possíveis constrangimentos. Para o efeito, recorremos a uma abordagem metodológica de caráter quantitativo, utilizando um inquérito por questionário para recolher os dados e técnicas de estatística descritiva para organizar e analisar os dados obtidos. O questionário foi preenchido por 52 dos 60 professores do 1.º CEB convidados a fazê-lo, que, no ano 2015/2016, passaram uma semana com as suas turmas na Escola Ciência Viva. Os resultados encontrados permitem-nos concluir que os professores valorizam as aprendizagens matemáticas fora da sala de aula, na medida em que consideram que estas consolidam e reforçam o trabalho desenvolvido dentro da sala de aula e contribuem para a formação geral do aluno, diversificando os contextos de aprendizagem. De igual modo, consideram que as conexões estabelecidas são mais fortes porque resultam das interações realizadas e os conceitos desenvolvidos passam a estar associados às práticas e contextos em que foram negociados, tornando-se em aprendizagens contextualizadas. Estes resultados também evidenciam crenças dos professores inquiridos sobre o ensino e a aprendizagem em Matemática, nas quais se relaciona a aprendizagem matemática com as vivências diárias dos alunos e se valoriza uma abordagem holística da educação. Podemos também depreender que as crenças destes professores influenciam as suas práticas e que estas, as crenças, na sua globalidade, resultam das suas experiências de sala de aula. Como tal, considera-se que o desenvolvimento do currículo está intrinsecamente relacionado com o desenvolvimento profissional e que este é condicionado pelos diversos contextos que circunscrevem a prática educativa.
- A experiência do consumidor em festivais de música de nicho: fatores que influenciam a experiência do consumidor em festivais de música de pequena e média dimensão: disparidades entre públicos de diferentes géneros musicaisPublication . André, Inês Simão Bastos Lages; Medeiros, CarlaAs potencialidades dos Festivais de Música enquanto oportunidades de relacionamento com os consumidores têm atraído ao longo dos últimos anos a atenção e interesse das marcas, dos negócios e das empresas. A audacidade, a visão e a própria evolução do Marketing tomaram conta deste fenómeno social que atraí cada vez mais pessoas de diferentes contextos e que se juntam todas num mesmo espaço na ideia de satisfazer um mesmo objetivo: experienciar algo novo, distinto e memorável. O crescimento em escala e em número dos festivais de música é notório e as alianças que estes estabelecem com as ferramentas do marketing concluem um acordo de cavalheiros entre duas entidades que procuram, independentemente da natureza dos seus objetivos, entregar aos consumidores experiências com os quais eles se identificam e com as quais eles sintam que foi acrescentado valor. Mais que um espaço que alberga em si vários concertos de diferentes ou semelhantes artistas, os festivais de música apresentam-se hoje ao mundo como uma oportunidade imperdível de sentir e viver algo novo. Mas, justamente, aquilo que se experiencia nos festivais de música, fora e dentro das fronteiras nacionais, depende de diversos fatores endógenos e exógenos. A presente investigação tem como objetivo perceber quais são os fatores que influenciam a experiência do consumidor em festivais musicais de pequena e média dimensão e se há diferenças entre esses festivais de acordo com o género musical que os caracteriza. Para o efeito, analisámos os seguintes festivais de nicho nacionais: NEOPOP Electronic Music Festival, Reverence Valada, Milhões de Festa, VOA Fest, Festival MED e Festival de Jazz de Viseu. Através de um método quantitativo realizámos um inquérito por questionário a 250 participantes destes seis festivais, selecionados por conveniência. Os resultados obtidos e analisados quantitativamente demonstram que existem quatro fatores que moldam a experiência do consumidor nos festivais de pequena e média dimensão e que há, de facto, diferenças entre esses fatores tendo em conta o género musical presente em cada festival.
- Rebranding da cadeia de hotéis Vienna House na República ChecaPublication . Francisco, José; Miranda, Sandra Marisa LopesNum mercado cada vez mais competitivo, torna-se imperativo obter uma vantagem diferenciadora, até mesmo como forma de sobrevivência das empresas. Esta vantagem pode ser obtida através da marca, o bem intangível mais valioso que uma empresa tem. Saber administrar as marcas não é, no entanto, algo fácil de conseguir, sendo que é necessário um excelente planeamento e uma boa consciencialização dos colaboradores para esta importância, de modo a que haja possibilidade de sucesso. O presente trabalho trata-se de um relatório científico de estágio no departamento de Marketing e Comunicação da divisão checa da maior cadeia independente de hotéis austríaca, a Vienna House, acompanhando todo o processo de rebranding, desde as razões pela qual se decidiu por esta estratégia, em que é que consiste a estratégia em si e como esta foi aplicada. Para a elaboração deste relatório foi utilizado o método de Investigação-Acção, pelo que inicialmente foi efectuado um diagnóstico das estratégias definidas pelo departamento de Marketing e Comunicação previamente ao estágio e, mais tarde a implementação de uma nova estratégia de marca que conseguisse melhores resultados. Para tal, realizou-se uma revisão de literatura às temáticas de marca, branding e rebranding, por serem conceitos de interesse para a acção descrita neste relatório. No geral, conclui-se que os objectivos propostos foram claramente alcançados, sendo que a marca conseguiu uma reformulação completa da sua imagem e conseguiu definir uma estratégia de posicionamento para as suas diferentes soluções. No entanto, tal como o método de Investigação-Acção sugere, dados os resultados obtidos neste ciclo de investigação, comprovou-se a necessidade de haver uma melhor consciencialização por parte dos gestores para que o bom trabalho efectuado não seja descurado em detrimento de objectivos de curto prazo.
- Recurring contacts between groups of devices: analysis and applicationPublication . Cruz, Nuno; Miranda, HugoThe capability to anticipate a contact with another device can contribute to improve the performance and user satisfaction of mobile social network applications and of any other relying on some form of data harvesting or hoarding. This paper presents a 9 year data set of wireless access logs produced by more than 70000 devices and 40000 users. Research on the recurring contact patterns observed between groups of devices permitted to model the probabilities of occurrence of a contact at a predefined date between pairs of devices. As an example, the paper presents and evaluates an algorithm that provides daily contact predictions, based on the history of past pairwise contacts and its application on a reputation service.
- Os lugares e as práticas de participação das crianças e a ação dos/as adultos/as: projeto de intervenção numa casa de acolhimento residencialPublication . Vieira, Nadja Diogo da Silva; Tomás, Catarina AlmeidaNo âmbito do Mestrado em Intervenção Precoce, o presente projeto de intervenção visa descrever e analisar a implementação de um projeto de intervenção numa casa de acolhimento residencial no distrito de Lisboa tendo em vista a promoção das participações das crianças na organização, gestão e dinamização da Casa. Pautado nos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância, da Sociologia da Intervenção e da Intervenção Precoce, desenvolveu-se o projeto de intervenção de setembro 2016 a outubro de 2017, com 23 crianças (entre os 6 e os 19 anos) e 12 adultos/as (entre os 25 e os 63 anos) - educadores/a, técnicos/as e directora -, de forma a (re)pensar processos e dinâmicas de intervenção com vista a promover espaços-tempos e processos e práticas promotores da participação das crianças. Do ponto de vista metodológico, implementou-se um projeto participado, no sentido de promover alterações e reconfigurações do processo de acolhimento e do quotidiano das crianças que habitam aquele espaço. Os resultados da intervenção apontam para algumas mudanças de comportamentos, para a consciencialização da necessidade de formação contínua dos/das adultos/as, com especial enfoque nos direitos da criança, para a alteração de processos e procedimentos e, ainda, para a necessidade de desenvolvimento de práticas de autonomização. Se o papel de participação das crianças assumiu um lugar de destaque no projeto, no caso das famílias, muitas limitações se fizeram sentir no sentido de também com elas trabalhar. Outro dos aspectos a destacar prende-se com o papel e a ação que a Intervenção Precoce pode assumir nestes espaços ao constituir-se como um reforço e um estímulo para o trabalho realizado em acolhimento residencial e dessa forma trazer benefícios no quotidiano e para o bem-estar dos/as habitantes deste contexto, a partir do pressuposto de que a sua participação ativa se torna fundamental nesse processo.