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- A figuração cinematográfica da experiência sensorial do espaço arquitectónicoPublication . David, Tânia Catarina Moreira; Gonçalves, Vítor; Mendes, João MariaO presente projecto pretende investigar modalidades de figuração cinematográfica da experiência sensorial do espaço arquitectónico, que convoquem o corpo do espectador na sua totalidade sensível. O trabalho organiza-se em duas partes. A primeira parte procura uma definição para o objecto do projecto enfatizando as suas qualidades matéricas e sensuais. A dança surge neste âmbito como meio privilegiado de vivência do espaço arquitectónico. A segunda parte incide na exploração de distintos modos de figuração cinematográfica da experiência arquitectónica. Dividindo-se em três capítulos: O primeiro capítulo destaca o dispositivo cinematográfico como um meio de descoberta, capaz de reeducar o espectador e de apelar à sua fisicalidade, permitindo o questionamento da arquitectura enquanto prática artística construtora de experiências significativas. No segundo capítulo são investigados diferentes modos de figuração da experiência arquitectónica. Com base nos conceitos de espaço háptico, espaço qualquer e visualidade háptica, aptos a expressar sensações e afectos, são analisados dois filmes: Pickpocket (1959) de Robert Bresson e Páginas Escondidas (1992) de Alexander Sokurov. No último capítulo, o filme Casa, Corpo sem fim exibe uma abordagem experimental à figuração da experiência sensorial do espaço arquitectónico. A dança surge em paridade com o cinema como modo elevado de recriação do espaço.
- A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da RainhaPublication . Baptista, Marta Amores; Graça, CristinaO presente relatório foi elaborado com base no trabalho desenvolvido durante o Estágio curricular referente ao Mestrado em Ensino de Dança, na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha, na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, com uma turma de 3º ano do Curso Básico de Dança, no ano letivo de 2015/ 2016. O processo do estágio focou-se na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, com o intuito de contribuir eficazmente para a progressão na aprendizagem e conhecimento técnico e artístico. Abordou-se uma peça de autor “Stoolgame” de Jiri Kylian, como início e fim de todo o processo de trabalho e como estratégia pedagógica para o seu desenvolvimento. Pretendeu-se oferecer estímulos ao processo de ensino aprendizagem e proporcionar links entre o contexto de aula e o palco; propondo enriquecimento de vocabulário, melhoramento e coesão de capacidades e performance aos alunos, e uma alternativa metodológica e pedagógica na planificação das aulas. A construção de exercícios técnicos através de build up e em paralelo com os objetivos definidos, num trabalho de adaptação às características da turma. A problemática decorreu da reflexão sobre a experiência de lecionação relativamente à execução técnica e desempenho interpretativo. Entre a aula técnica e o produto coreográfico, do estúdio para o palco, suscitou a questão da relação entre técnica e processo artístico, pois o Plano de Estudos do Curso Básico de Dança é constituído por disciplinas técnicas e artísticas que existem isoladas umas das outras. Após cuidada pesquisa bibliográfica, decorreu a ideia de criar “pontes” e ligações entre técnica e interpretação no processo de ensino aprendizagem, através da criação de exercícios que consistem na desconstrução do material de movimento de reportório para posteriormente o reconstruírem de uma forma consciente, permitindo um domínio técnico e interpretativo. Este relatório tem o intuito de mostrar uma possibilidade metodológica e pedagógica na lecionação da disciplina, que pretende as competências técnicas e artísticas trabalhadas e contempladas como um todo e não como capacidades ermas. A metodologia qualitativa de Investigação Ação, baseou-se na Observação Estruturada, Participação Acompanhada e Lecionação Supervisionada, bem como nos instrumentos de recolha de dados, como as Escalas de Medida, os Diários de Bordo e os Registos Audiovisuais.
- Determinantes que influenciam a decisão de compra de sumos de fruta e néctares: o caso da marca CompalPublication . Oliveira, Joana Barreto; Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira doAo longo dos anos, o consumidor tem marcado a forma das empresas atuarem e divulgarem os seus produtos. A concretização das vendas e a obtenção de lucros mantem-se como principal objetivo. Mas conquistar os consumidores, tornou-se também, uma das principais estratégias para as empresas. Os mercados estão cada vez mais dinâmicos, exigentes e a concorrência obriga as empresas a criarem marcas inovadoras com produtos que conquistam o consumi-dor. No entanto, o consumidor vive com a realidade de ter a oferta de vários produ-tos, com as mesmas funcionalidades e de diversas marcas. Assim, para a presente dissertação foi escolhido o mercado alimentar, mais concre-tamente o setor das bebidas não-alcoólicas, para procurar conhecer quais são os fatores que influenciam a decisão de compra dos sumos e néctares da marca Compal. A escolha da marca Compal foi impulsionada pelos anos de existência e permanên-cia no mercado nacional, pela gama de produtos que oferece dentro do mercado escolhido e por ser uma marca conhecida pelo consumidor português. Para conhecer a opinião dos consumidores sobre os sumos e néctares da marca Compal, foi disponibilizado um inquérito por questionário online, tendo-se obtido uma amostra de conveniência de 212 inquiridos. Os resultados do inquérito permitiram confirmar seis das hipóteses da investigação. Desta forma o rótulo e as informações nutricionais, o preço, o atributo sensorial cor e o atributo sensorial sabor, a notoriedade da marca e o país de origem do produto são fatores considerados pelo consumidor na decisão de compra dos sumos e nécta-res da marca Compal.
- Técnicas de controlo avançadas na eficiência de um sistema térmicoPublication . Clemente, Frederico Miguel Benito; Silva, Pedro Miguel Abreu; Casaca, Cláudia Sofia Séneca da LuzA presente dissertação debruça-se sobre a eficiência energética dos sistemas de AVAC, estudand oa introdução de técnicas de controlo avançadas naqueles equipamentos, mais concretamente, nas unidades de tratamento de ar. Para tal, foi projectado um sistema constituído por uma unidade de tratamento de ar, um controlador e um espaço hipotético. Este espaço tem o objectivo de simular os ganhos e perdas térmicos de um local definido através de determinados parâmetros. Os ensaios foram realizados num modelo simplificado de uma unidade de tratamento de ar, integrando apenas uma bateria de arrefecimento e funcionando com um caudal de 100% de ar novo, com recurso ao software Simulink do MATLAB. Numa primeira fase, o estudo consiste na comparação entre dois tipos de controladores, o PID e o Fuzzy, dividido por quatro grupos de simulação. Os grupos de análise consistem: Numa simulação com um caudal de ar de 300 l/s, dado um degrau unitário e uma temperatura exterior de 28 o C; Numa simulação com um regime de caudal variável (de 375 l/s, 225 l/s e 75 l/s) e nas mesmas condições de temperatura e degrau unitário da anterior; Numa simulação, com um setpoint fixo, uma temperatura exterior variável e um caudal de ar constante, estratificado nos caudais de 75 l/s, 150 l/s, 225 l/s, 300 l/s, 375 l/s e 450 l/s; Numa simulação com caudal de ar variável, controlado pelo sistema de controlo, temperatura exterior variável e setpoint constante. Posteriormente, concebe-se três versões diferentes do controlador Fuzzy, integradas num sistema SIMO, para efectuar o estudo comparativo, submetendo-as às mesmas condições de simulação (temperatura exterior variável e setpoint constante). Nas simulações de um degrau unitário com caudais de ar constante e variável, verificou-se que a resposta do controlador Fuzzy, atinge a estacionariedade mais cedo que o controlador PID. No entanto, no regime transiente, verifica-se uma maior oscilação em torno do valor final. Na simulação com caudal de ar variável, constata-se, que o sistema regulado pelo controlador Fuzzy, tem um menor consumo energético, contudo permite uma maior oscilação da temperatura no interior do espaço. Na simulação a temperatura exterior variável e caudal de ar constante, não são evidentes as vantagens da utilização de um sistema em detrimento do outro, pois observa-se por um lado, grandes períodos de saturação no sinal de saída do controlador PID. Mas por outro, ambas as acções de controlo, Fuzzy e PID, demonstram, um aumento da amplitude e da oscilação em torno do valor final, em função do incremento do caudal de ar. A simulação a caudal de ar e temperatura exterior variáveis, evidenciou as vantagens do controlador Fuzzy face ao controlo clássico, nomeadamente por demonstrar uma acção de controlo mais estável, e um consumo energético menor. Por último, na simulação comparativa entre versões, constata-se as vantagens da versão 3 comparativamente às restantes, principalmente pela estabilidade apresentada na regulação da temperatura na zona e pelo menor consumo energético global da unidade.
- Concetualização de uma plataforma digital de vestuário em segunda mão com a vertente solidáriaPublication . Gaspar, Filipa Raquel Dias; Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira do; Moniz, LuísO impacto da crise económica traduziu-se num menor poder económico para os consumidores, contudo os sites destinados à venda de artigos em segunda mão identificaram uma oportunidade. Adicionalmente, a moda que é considerada uma das maiores indústrias do mundo causa impactos no meio ambiente, sendo necessário existir uma maior sensibilização para uma moda mais sustentável. Devido às tecnologias de informação, os consumidores que tendencialmente são mais responsáveis, conscientes e informados escolhem a marca não apenas pelo preço, mas também pelos valores que esta representa. Algumas marcas já começam a apostar na responsabilidade social e na vertente ambiental ao reciclar, procurando diferenciar-se da sua concorrência. Neste sentido, o objetivo deste projeto é desenvolver uma plataforma digital que consiga conciliar a compra e venda de vestuário em segunda mão com a vertente solidária através de donativos de vestuário a Instituições de Solidariedade Social. Numa primeira fase foi realizado o Enquadramento Teórico onde se fez uma revisão da literatura e posteriormente uma investigação qualitativa. Após a análise dos dados, verificou-se que existe potencial e interesse para implementar esta plataforma.
- Os fatores determinantes na compra de vinho em PortugalPublication . Lopes, Catarina Coelho; Machado, Ana TeresaNos últimos anos assistiu-se em Portugal a um aumento da dinâmica do sector vitivinícola, nomeadamente através do surgimento de novos conceitos no mercado e a adoção de estratégias de marketing inovadoras como, por exemplo, o marketing verde, que visa promover os produtos biológicos. Estas preocupações ambientais, entre outros fatores, levaram a uma alteração do padrão de consumo, sendo hoje os consumidores mais informados e exigentes. Nesta investigação analisaram-se alguns aspetos do comportamento do consumidor de vinho convencional e biológico, como o seu estilo de vida e hábitos de consumo, bem como se pretendeu entender quais são os fatores que influenciam a compra de vinho em Portugal, nomeadamente a compra de vinho biológico. Este estudo teve por base um método quantitativo sendo o instrumento de recolha de dados um questionário aplicado via online a uma amostra de conveniência. Os resultados indicam que os fatores de consumo de vinho em Portugal são semelhantes, na sua maioria, aos fatores de consumo identificados na literatura existente na generalidade dos países ocidentais, destacando-se, a título de exemplo, a importância da marca, da região e das castas. Salienta-se também que existem algumas diferenças entre os consumidores de vinho convencional e de vinho biológico, nomeadamente no que diz respeito à preocupação com o ambiente.
- O treino clássico na dança contemporânea no âmbito do curso secundário de Dança, da Escola de Dança Lugar Presente, em ViseuPublication . Moura, Albino; Amorim, VeraEste estágio, surge no âmbito da 4ª edição do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança de Lisboa e pretende ser, antes de mais, uma reflexão sobre o papel da Técnica de Dança Clássica enquanto coadjuvante da Dança Contemporânea em geral. Neste sentido, um dos principais objetivos deste trabalho foi estudar o lugar da Técnica de Dança Clássica na formação e no treino do ‘bailarino contemporâneo’, identificando os elementos desta técnica que se podem considerar como estruturantes na formação de qualquer aluno de dança (erudita), bem como os elementos que são comuns às técnicas contemporâneas e ainda os que o não sendo, traduzem pertinência face às mesmas. Por outro lado, será de interesse considerar que haverá igualmente elementos das técnicas contemporâneas que poderão ser de utilidade quando aplicados e vertidos nas aulas de Técnica de Dança Clássica. O outro dos principais objetivos deste trabalho, foi enunciar os fundamentos de uma eventual nova disciplina de Técnica de Dança Clássica para bailarinos ou alunos de dança ‘não clássicos’, que pretenderá escapar a alguns dos cânones das metodologias tradicionais, alinhando o nosso pensamento com o conceito de especialização que defende Xarez (2012), neste caso em dança contemporânea de caráter profissional. Uma tal disciplina poderá ainda ser aplicada ao nível da dança não erudita e até amadora. Partindo desses dois objetivos e da calendarização dos momentos de observação e de lecionação, a estratégia utilizada incluiu, entre outros aspetos, a reflexão crítica sobre os elementos referidos no primeiro objetivo, sobretudo durante o período de observação, e posteriormente já no momento de lecionação, a experimentação de hipóteses de aplicação desses mesmos elementos, acrescentando ainda outras propostas de aproximação da Técnica de Dança Clássica à Dança Contemporânea. Como escola de acolhimento, foi escolhida a Escola de Dança Lugar Presente, em Viseu, por ser uma escola que tem origem numa companhia de dança contemporânea (a Companhia Paulo Ribeiro), e que combina de forma equilibrada as duas componentes de formação – Clássica e Contemporânea – parecendo-nos ser o terreno ideal para este tipo de investigação.
- O contributo do humor para a publicidade social: o caso da sociedade ponto verdePublication . Capinha, Joana Isabel de Figueiredo; Luz, CristinaO desafio foi lançado: pensar no papel da publicidade como um meio que tem a capacidade de refletir a cultura e organizar o social, sustentando as perspetivas que se geram sobre o mundo. A juntar a estas capacidades da publicidade está a ideia de que o humor representa uma alternativa para uma mensagem séria sobre a realidade, a ser interpretada de uma forma mais positiva e menos dramática. Na verdade, o humor é pensado como uma abordagem que gera emoções, atrai a atenção, facilita a compreensão dos argumentos e persuade relativamente a novos comportamentos. Feita a introdução, a questão de partida que norteia esta investigação é “Qual o impacto do uso do humor na publicidade social como estratégia persuasiva e comportamental relativamente a uma causa?”. Esta questão prende-se com o valor e a força criativa inerentes ao humor, como um elemento de persuasão a favor da mudança de comportamento social sem esforço cognitivo. Ou seja, como os cidadãos percecionam e se comportam relativamente a uma causa influenciados pelo humor, que os ajuda na compreensão dos argumentos e lhes dá um estímulo – positivo – para a alteração de comportamento. Este estudo de natureza exploratória tem como referência o modelo teórico de Petty e Cacioppo (1981) - Elaboration Likelihood Model, e será realizado a partir da campanha “Mitos” da Sociedade Ponto Verde, relativa à separação de lixo para reciclagem. A recolha de dados é efetuada por questionário, sendo posteriormente feita uma Path Analysis que permite descrever as correlações e avaliar a lógica do modelo conceptual apresentado no enquadramento teórico. A análise dos dados comprovou que o humor é uma estratégia relevante nos anúncios associados à referida causa social, pois não só influencia diretamente a persuasão e a intenção de comportamento como contribui indiretamente para a persuasão através da compreensão da mensagem.
- "Exposição de si mesmo" : um processo coreográfico de sentimentos e emoções na adolescência, com alunos do 3º ciclo na disciplina de Práticas Complementares de Dança, na Escola Vocacional de Dança das Caldas da RainhaPublication . Sábio, Diana Filipa Leal; Amorim, VeraO Relatório final de Estágio aqui presente desenvolveu-se no contexto da disciplina de Práticas Complementares de Dança, tendo sido tomada como opção, da Escola Cooperante, a Composição Coreográfica. A instituição de acolhimento foi a Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha. O público-alvo deste estudo incidiu em duas turmas, uma de 7ºAno, contando com dezassete alunos e outra de 8ºAno de nove alunas, ambas inseridas no Curso Básico de Dança – 3ºCiclo. Esta decisão foi tomada de forma a cumprir o número de horas estabelecido no Estágio. Neste sentido, apenas a turma do 8º Ano foi levada a um produto final, Espetáculo Final de Ano, designado por “Exposição de si mesmo”, sendo que o 7ºAno também teve a possibilidade de vivenciar todos os conteúdos lecionados da outra turma. No que respeita à temática, procurámos através de um processo coreográfico, aplicar de forma eficaz estratégias metodológicas, bem como pedagógicas que conseguissem promover nos alunos uma maior consciência de tudo o que fazem, como fazem e de que forma o fazem, bem como compreenderem o que sentem, quais as suas as emoções e sentimentos. Neste sentido, tornou-se essencial desenvolver nos alunos um olhar crítico e reflexivo sobre si próprios e sobre tudo o que os rodeia, despertando neles a criatividade. A pesquisa da sua própria identidade foi o ponto de partida deste processo, proveniente de diferentes estímulos e da improvisação como ferramenta para a criação. Desta forma, conseguiu-se chegar mais rapidamente à intenção e mensagem que os alunos pretendiam transmitir, sendo estes verdadeiros consigo próprios, levando-os a uma construção/transformação da sua essência. Quanto à prática pedagógica utilizaram-se técnicas tais como: Grelhas de Observação, Diários de Bordo, Registo Fotográfico e Videográfico e Questionário Final, as quais fazem parte de uma uma investigação-acção.
- Utilização de baterias de iões de lítio em sistemas de armazenamento de energiaPublication . Lopes, Flávio Jorge dos Santos; Gambôa, Paulo José Duarte Landeiro; Chaves, Miguel Cabral FerreiraA presente dissertação de Mestrado tem como objectivo fazer o estudo teórico e a respetiva avaliação por simulação de modelos de baterias para utilização em sistemas de armazenamento de energia não convencionais. Um sistema de armazenamento de energia não convencional utiliza baterias para o armazenamento de energia e um ondulador de tensão trifásico bidirecional em potência, como conversor de regulação do fluxo de energia entre a bateria e a rede elétrica. Este tipo de equipamento permite o socorro a cargas sensíveis, bem como o aperfeiçoamento de parâmetros relativos à qualidade de energia elétrica e o nivelamento de consumos. Numa primeira fase foi feito o estudo teórico dos diferentes tipos de baterias a utilizar no sistema de armazenamento de energia não convencional, de modo a utilizar a bateria que melhor se adequa ao sistema, apresentando vantagens e desvantagens e as diferenças entre os diversos tipos de baterias. Assim sendo, a bateria escolhida a utilizar no sistema foi a bateria de Iões Lítio. De seguida, foi efetuado a modelização do sistema da bateria, devidamente parametrizada, bem como a modelização do conversor estático de potência e do seu método de controlo. Este controlo do conversor é feito através das correntes trifásicas, comparando as mesmas, com as correntes de referência segundo o eixo direto (id) e de quadratura (iq) utilizando a técnica de comando PWM (Pulse Width Modulation). De modo a implementar a simulação numérica do sistema, foram efetuadas as transformações de referenciais das tensões e correntes do lado AC. Desta forma conseguiu-se simular o funcionamento do conversor em cadeia aberta e em cadeia fechada. De forma a poder comparar os dois métodos distintos, foi utilizado um controlador PI (Proporcional-Integral) e um controlador histerético, no que diz respeito ao controlo das correntes do conversor. Esta implementação foi efetuada em Matlab/Simulink. A implementação laboratorial teve como base a utilização de um protótipo experimental, constituído por um módulo trifásico de potência que funciona com tensões nominais da rede, sensores de corrente e tensão e acopladores óticos que disponibilizam os sinais de comando para o conversor. Os resultados obtidos experimentalmente utilizando os dois tipos de controladores validam os modelos teóricos obtidos pelo Matlab/Simulink.