Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
trabalho_mestrado_final.pdf1.26 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I (Pratica Pedagógica) - O presente relatório de Estágio está inserido no curso de Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa. Estruturalmente divide-se em duas partes distintas: prática pedagógica e tema de investigação desenvolvido durante o Estágio. A prática pedagógica, realizada ao longo do ano lectivo 2012/2013 na Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), foi exercida a três alunos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 9 e os 17 anos: Clara Reis do 3º ano de iniciação do pólo da Amadora; Rui Barbosa do 7º grau supletivo e Paulo Freire do 1º ano do curso profissional. Durante a prática pedagógica, houve a oportunidade de assistir às aulas do professor Rui Martins e de leccionar nove aulas supervisionadas, que permitiram a utilização de vários recursos pedagógicos entre eles a aplicação da respiração diafragmática abdominal como técnica facilitadora da execução do clarinetista. Durante o trabalho de estágio foi feita uma posterior análise individual ao desempenho dos alunos depois da aplicação da técnica da respiração diafragmática abdominal, sendo de destacar os progressos atingidos pelo estudante Paulo Freire.
Resumo II (Investigação) - Na segunda parte deste trabalho foi realizada pesquisa bibliográfica relativa às várias técnicas de respiração aplicadas aos instrumentistas de sopro, em livros e artigos de revistas de autores credenciados na área, bem como a recuperação de textos e informações pessoais recolhidas em anteriores masterclasses leccionadas pelos professores Rui Martins, Nuno Silva e António Saiote. Na aplicação prática de recursos e técnicas para colmatar dificuldades físicas dos alunos, sobressaem o uso de exercícios corporais exclusivos bem como a utilização de aparelhos específicos de apoio à aprendizagem da correcta respiração diafragmática abdominal. No final do estágio foi notório os conhecimentos adquiridos pela investigação de anatomia e fisiologia do corpo humano e do aparelho respiratório em particular. Igualmente se ressalva a qualidade da experiência recebida com a observação das aulas do professor cooperante da EMCN, assim como os progressos alcançados com a prática da aplicação no processo de ensino e aprendizagem da técnica da respiração diafragmática abdominal ao Clarinetista.
ABSTRACT I (Teaching) - The present post-graduate report is inserted in the Master course in Music Teaching by the Music Superior School of Lisbon. Structurally is divided in two different parts: pedagogical practice and theme of investigation developed during the Post-Graduate Training. The pedagogical practice, accomplished throughout the school year of 2012/2013 at the National Conservatory Music School (NCMS), was carried out to three students from both sexes and ages between 9 and 17 years. Clara Reis 3rd year initiation from Amadora; Rui Barbosa 7thsuppletive grade and Paulo Freire 1st year of professional course. During the pedagogical practice, there was an opportunity to attend to Professor Rui Martins’ classes and to teach nine supervised classes that allowed the utilization of several pedagogical resources, among them the application of abdominal diaphragmatic breathing as a facilitated technique to clarinettist performance. During the post-graduate work, a subsequent individual analysis of the students’ performance was made, after the abdominal diaphragmatic breathing application, pointing out the progresses reached by Paulo Freire.
ABSTRACT II (Investigation) - In the second part of this work, was accomplished bibliographic research related to several breathing techniques applied to wind players, in books and magazine’ articles of very well-known authors in the area, as well as the recovering of texts and personal information’s assembled in previous master classes lectured by teachers Rui Martins, Nuno Silva and António Saiote. In the practical application of resources and techniques to fill in students’ physical difficulties, stand out the use of exclusive corporal exercises as well as the utilisation of specific devices to support the apprenticeship of the correct abdominal diaphragmatic breathing. At the end of the post-graduate training, was notorious the acquired knowledge’s by the anatomy investigation and human body physiology in particular the breathing system. Equally stands out the quality of the received experience with classes’ observation of the co-operant teacher of (NCMS), as well as the achieved progresses with the application practice in teaching process and the apprenticeship of the abdominal diaphragmatic breathing technique to the Clarinettist.

Description

Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música

Keywords

Técnica da respiração Diafragma Ensino do clarinete Postura do clarinetista Breathing technique Clarinet teaching Clarinetist posture

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License