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- O papel das funções da demonstração no desenvolvimento dos esquemas demonstrativos dos alunosPublication . Rodrigues, MargaridaEste artigo foca a problemática da demonstração na matemática escolar. Apresenta parte de um estudo que teve como objetivo identificar as formas como os alunos validam os resultados matemáticos, relacionando-as com a prática social desenvolvida na aula. O estudo situa-se num paradigma interpretativo e, focando-se nos significados dos participantes— uma turma de 9.º ano, de onde foi selecionado um grupo de quatro alunos para alvo de registo vídeo e áudio, e a respetiva professora—, foi orientado pelas seguintes questões: 1) qual a natureza da demonstração no contexto escolar?, 2) qual o papel da demonstração na atividade matemática escolar?, e 3) como se relaciona a concretização da demonstração com a prática social desenvolvida na aula de Matemática? Os resultados discutidos no presente artigo reportam-se ao papel das funções da demonstração na evolução dos alunos para a utilização de esquemas demonstrativos dedutivos, quer nas situações pautadas pela existência de uma fase de conjeturação quer nas situações caracterizadas pela ausência de conjeturação.
- Interpretation of gravity data to delineate structural features connected to low-temperature geothermal resources at Northeastern PortugalPublication . Represas, Patrícia; Santos, F. A. Monteiro; Ribeiro, José; Ribeiro, Joana A.; Almeida, Eugénio P.; Gonçalves, Rui; Moreira, Mário; Mendes-Victor, L. A.A great number of low-temperature geothermal fields occur in Northern-Portugal related to fractured rocks. The most important superficial manifestations of these hydrothermal systems appear in pull-apart tectonic basins and are strongly conditioned by the orientation of the main fault systems in the region. This work presents the interpretation of gravity gradient maps and 3D inversion model produced from a regional gravity survey. The horizontal gradients reveal a complex fault system. The obtained 3D model of density contrast puts into evidence the main fault zone in the region and the depth distribution of the granitic bodies. Their relationship with the hydrothermal systems supports the conceptual models elaborated from hydrochemical and isotopic water analyses. This work emphasizes the importance of the role of the gravity method and analysis to better understand the connection between hydrothermal systems and the fractured rock pattern and surrounding geology. (c) 2013 Elsevier B.V. All rights reserved.
- Linguagem Oral, Poesia e Trissomia 21Publication . Campos, Rui Fernando CostaA poesia, enquanto Arte, é um conceito ligado à cognição e emoção (Ricoeur, 1975). Segundo a teoria cognitivista, proporciona, também, conhecimento. A poesia espelha o pensamento realizado na palavra oral e escrita. A aplicação destes conceitos surge da ideia de que a palavra na poesia pode produzir emoções e sensações nas pessoas a quem ela é transmitida. A poesia tem funções multissensoriais que definem o input linguístico, desenvolvendo a linguagem ao nível das diferentes competências linguísticas. Existem vários estudos que envolvem pessoas com Trissomia 21, centrados na aprendizagem da leitura, escrita e seus domínios linguísticos. No entanto, é escassa a apresentação de casos que demonstrem a influência da poesia no desenvolvimento da linguagem oral, especialmente o seu uso nas práticas pedagógicas para o desenvolvimento linguístico-cognitivo em pessoas portadoras desse Síndrome. Este estudo pretende mostrar a importância do uso da poesia no desenvolvimento da linguagem oral de uma aluna com Trissomia 21, tendo como base um projeto de investigação-ação. A partir da identificação do caso-problema, a intervenção pedagógica procurou melhorar as competências linguísticas da aluna através do uso da poesia. Os resultados mostram evolução em todos os parâmetros linguísticos considerados. Estes dados levam-nos a crer que a utilização da poesia pode, também, constituir uma forma de promover a socialização e a autonomia, revelando os efeitos colaterais que podem decorrer deste tipo de intervenção.
- Inserção profissional: que caminho(s)?Publication . Dias, Joana; Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosEste estudo centra-se no desenvolvimento e inserção profissional de cinco Educadores de Infância à entrada na profissão. Pretende descrever e compreender as conceções e práticas destes educadores principiantes sobre o trabalho colaborativo, mais precisamente aceder à forma como esta estratégia de trabalho se pode configurar facilitadora da integração dos novos educadores e de desenvolvimento profissional.
- Pré-esforço em edifícios e obras de artePublication . Hilário, Luís Filipe dos Santos; Jacinto, Luciano Alberto do Carmo; Castro, José Galamba deO presente relatório de estágio encontra-se inserido no âmbito do Trabalho Final de Mestrado, da área de especialização de Edificações, relativo ao curso de Engenharia Civil, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, sobre a execução de Pré-esforço em Edifícios e Obras de Arte. O estágio foi desenvolvido na empresa VSL Sistemas Portugal S.A. - Préesforço, Equipamento e Montagens e teve como objectivo o acompanhamento da subempreitada de aplicação e execução de pré-esforço para três entidades: - Agrupamento complementar de empresas Teixeira Duarte / Zagope - Viaduto de Coina 1; - Lena Construções - Pontão de Coina; - BRITALAR - Hotel Tryp Aeroporto Lisboa. O estágio realizou-se junto do Departamento de Produção, ao nível do acompanhamento dos trabalhos em obra e trabalho administrativo inerente ao mesmo. O objectivo inicial do estágio foi o de interpretar as peças escritas e desenhadas relacionando-as com a aplicação do pré-esforço em obra, conhecer as técnicas e materiais a aplicar nas diferentes fases, relacionando assim, a sua utilização com a prevenção de eventuais patologias.
- Gestão do deslastre de cargas: Évora como caso de estudoPublication . Fagundes, André Ribeiro; Quadrado, José Carlos Lourenço; Pereira, Rita Marcos Fontes MurtaDesenvolve-se neste trabalho uma metodologia para criar um modelo de demand response, DR, que pretende auxiliar o utilizador e os operadores da rede de energia elétrica a tirar proveito das informações e da comunicação bidirecional de uma Smart Grid. A metodologia apresentada pretende ser a base para criar um modelo DR que se adapte às necessidades do consumidor e que faça a gestão das cargas, definidas pelo utilizador, de acordo com as informações provindas da rede de energia elétrica, como a potência disponível e o preço da eletricidade. Esta metodologia baseia-se na lógica fuzzy associada a técnicas de clustering para reconhecer padrões de consumo e implementá-los num controlador fuzzy. Neste trabalho é apresentado um modelo DR a partir da metodologia desenvolvida e aplica-se posteriormente esse modelo a uma residência e a uma rede de energia elétrica. São apresentados e analisados os resultados e por fim retiram-se as conclusões finais do trabalho.
- Uma rádio na Revolução: a Emissora Nacional, um veículo de informação e cultura do povo e para o povoPublication . Rezola, Maria InáciaAo contrário do que sucede na maioria dos países que integram a terceira vaga de transições para a democracia, a mudança politica em Portugal opera-se pela via revolucionaria. As marcas de originalidade da transição portuguesa são múltiplas, destacando-se, desde logo, o papel nela desempenhado pelas Forças Armadas, actor central do processo político de 1974-1975.
- Insuficiência de convergência e atenção visual: estudo exploratório em estudantes do ensino superiorPublication . Cunha, Tânia; Pinto, Sara; Sargo, Joana; Mendanha, Luís; Lança, Carla; Oliveira, ManuelRESUMO: Introdução – A insuficiência de convergência (IC) pode desencadear alterações da atenção visual. Pretende-se investigar se existem alterações na atenção visual em estudantes do ensino superior com IC. Metodologia – Estudo quantitativo, comparativo e correlacional. Participaram 44 estudantes com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos. Formaram-se dois grupos, um com Visão Binocular Normal (VBN) e outro com IC. O grupo com IC incluiu os indivíduos que apresentaram alterações no ponto próximo de convergência (PPC) e/ou na convergência para perto (C’). Para avaliar a atenção visual utilizou-se o teste de cancelamento de sinos. Resultados – O grupo com VBN foi composto por 32 indivíduos (23 do género feminino) e o grupo com IC por 12 indivíduos (11 do género feminino). No teste de atenção visual verificou-se que o número médio de sinos identificados foi de 34,6 para o grupo com VBN e de 34,3 no grupo com IC. O tempo médio de realização do teste foi de 167,9s e de 198,3s para os grupos de VBN e IC, respetivamente. Observou-se uma correlação moderada positiva entre o PPC e o tempo médio de realização do teste (r≈0,63) e uma correlação fraca positiva entre o número médio de sinos identificados e a C’ (r≈0,16). Por outro lado, a correlação entre o PPC e o número médio de sinos identificados (r≈-0,48) foi fraca negativa e entre a C’ e o tempo médio (r≈-0,05) foi ínfima negativa. Discussão/Conclusões – O grupo com VBN apresenta um número médio de sinos identificados superior ao grupo com IC. Verifica-se ainda que o grupo com IC demorou mais tempo na realização do teste, comparativamente com o grupo com VBN. Estes resultados apontam para uma possível relação entre a IC e a diminuição da atenção visual.
- Biological activity and cellular uptake of [Ru(eta(5)-C5H5)(PPh3)(Me(2)bpy)][CF3SO3] complexPublication . Morais, Tania S.; Santos, Filipa; Côrte-Real, Leonor; Marques, Fernanda; Robalo, Maria Paula; Paulo J. Amorim Madeira; Garcia, M. HelenaAnticancer activity of the new [Ru(eta(5)-C5H5)(PPh3)(Me(2)bpy)][CF3SO3] (Me(2)bpy = 4,4'-dimethyl-2,2'-bipyridine) complex was evaluated in vitro against several human cancer cell lines, namely A2780, A2780CisR, HT29, MCF7, MDAMB231 and PC3. Remarkably, the IC50 values, placed in the nanomolar and sub-micromolar range, largely exceeded the activity of cisplatin. Binding to human serum albumin, either HSA (human serum albumin) or HSA(faf) (fatty acid-free human serum albumin) does not affect the complex activity. Fluorescence studies revealed that the present ruthenium complex strongly quench the intrinsic fluorescence of albumin. Cell death by the [Ru(eta(5)-C5H5)(PPh3)(Me(2)bpy)][CF3SO3] complex was reduced in the presence of endocytosis modulators and at low temperature, suggesting an energy-dependent mechanism consistent with endocytosis. On the whole, the biological activity evaluated herein suggests that the complex could be a promising anticancer agent. (C) 2013 Elsevier Inc. All rights reserved.
- O trabalho de projeto no desenvolvimento da cidadaniaPublication . Conceição, Joana Rita Bandeira da; Rodrigues, MargaridaO presente estudo visa contribuir para uma maior compreensão acerca da natureza do trabalho de projeto, dos pressupostos que lhe subjazem e para uma análise das capacidades matemáticas e competências democráticas que são desenvolvidas ao trabalhar de uma forma integrada. Para isso definimos as seguintes questões de investigação: i) Como se desenvolve um trabalho de projeto que seja significativo para os alunos do 1º Ciclo?; ii) Como é que os alunos desenvolvem a sua competência matemática através do trabalho de projeto?; iii) Por quê escolher o trabalho de projeto para trabalhar os valores democráticos? Trata-se de um estudo exploratório que se insere na abordagem qualitativa, uma vez que pretendíamos analisar uma realidade complexa com especial enfoque nos processos e nos significados dos alunos. A recolha de dados foi feita numa turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um colégio privado de Lisboa, ao longo de catorze sessões de trabalho, utilizando como técnicas a observação participante com registo áudio e vídeo que incidiu especialmente num grupo de quatro alunas. A análise de dados foi feita com base em categorias de análise emergentes das questões em estudo em estreita relação com o quadro teórico construído. Os resultados apresentados sugerem o desenvolvimento, nas alunas, do sentido de número, ao envolverem-se em problemas autênticos da sua vida real, e de uma competência crítica na compreensão do uso social da Matemática. Ao longo da análise de dados, notámos uma evidente relação entre o trabalho de projeto e a competência matemática uma vez que o saber em uso foi emergindo em estreita ligação ao quotidiano das alunas. A estruturação do trabalho, de acordo com as etapas do trabalho de projeto, contribuiu fortemente para o desenvolvimento desta relação. Verificámos um evidente desenvolvimento da cidadania ao longo do trabalho, ligado à estruturação do ambiente de aprendizagem, ao trabalho de grupo e à ligação do conhecimento matemático em uso com o quotidiano das alunas. - Abstract The present study aims to contribute to a further understanding about the nature of project work, its assumptions and to analyze the mathematical skills and democratic competences that are improved while working in an integrated way. For that we have established the following research questions: i) How can we develop a project that is meaningful for the elementary school students?; ii) How can the students develop their mathematical competence while working in projects); iii) Why choose projects to develop democratic values? This is an exploratory study that follows the qualitative approach, once that we aim to analyze a complex reality with special emphasis on the processes and student meanings. The data collection was made in a 3rd grade elementary class in a private school, in Lisbon, during fourteen work sessions. As techniques we used participant observation with video and audio recording. The data analysis was based on analytic categories, emerging from the study questions, in strict relation with the theoretical frame that was built. The results suggest a development of the number sense in the students, while involved in authentic real life problems and a critical competence in the understanding of the social use of mathematics. Through the data analysis we have noticed a strong relation between the project work and the mathematic competence once the knowledge in use was emerging connected to the students’ daily life. The work, structured according to the project work stages, , has strongly contributed to the development of this relation. We have identified an evident development of citizenship, through this work, connected do the learning environment structure, to the teamwork and to the connection of the mathematic knowledge in use with the students daily life.