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Authors
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Abstract(s)
A poesia, enquanto Arte, é um conceito ligado à cognição e emoção (Ricoeur, 1975). Segundo
a teoria cognitivista, proporciona, também, conhecimento. A poesia espelha o pensamento
realizado na palavra oral e escrita. A aplicação destes conceitos surge da ideia de que a palavra
na poesia pode produzir emoções e sensações nas pessoas a quem ela é transmitida. A poesia
tem funções multissensoriais que definem o input linguístico, desenvolvendo a linguagem ao
nível das diferentes competências linguísticas.
Existem vários estudos que envolvem pessoas com Trissomia 21, centrados na aprendizagem
da leitura, escrita e seus domínios linguísticos. No entanto, é escassa a apresentação de casos
que demonstrem a influência da poesia no desenvolvimento da linguagem oral, especialmente
o seu uso nas práticas pedagógicas para o desenvolvimento linguístico-cognitivo em pessoas
portadoras desse Síndrome.
Este estudo pretende mostrar a importância do uso da poesia no desenvolvimento da
linguagem oral de uma aluna com Trissomia 21, tendo como base um projeto de
investigação-ação. A partir da identificação do caso-problema, a intervenção pedagógica
procurou melhorar as competências linguísticas da aluna através do uso da poesia. Os
resultados mostram evolução em todos os parâmetros linguísticos considerados. Estes dados
levam-nos a crer que a utilização da poesia pode, também, constituir uma forma de promover
a socialização e a autonomia, revelando os efeitos colaterais que podem decorrer deste tipo
de intervenção.
Description
Keywords
Trissomia 21 Poesia Linguagem oral Competências linguísticas
Citation
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais