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Abstract(s)
A inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas escolas do ensino regular implica mudança nas atitudes e prá ticas dos professores, nomeadamente ao nível da gestão curricular. O presente trabalho, desenvolvido através de um estudo de caso desenvolvido numa turma do Curso de Educação e Formação (CEF), numa Escola Bá sica do 2º e 3º ciclos de uma cidade alentejana, visa conhecer o tipo de prá ticas que são desenvolvidas em sala de aula nos CEF e em que medida correspondem à s necessidades dos alunos que frequentam estes cursos e o tipo de diferenciação que se realiza nestes percursos para incluir alunos com NEE.
Para tal, seleccioná mos uma turma que frequenta o 2º ano de CEF (equivalente
ao 9 º ano do percurso regular), constituída por 11 alunos, dos quais um tem NEE.
As duas técnicas utilizadas para a recolha de dados foram a entrevista e a observação
naturalista, em contexto de sala de aula. Realizaram-se 7 entrevistas semi-directivas,
a professores que leccionam diferentes disciplinas nesta turma, e 4 observaçõ es naturalistas, uma em cada aula, nas disciplinas de Educação Física, L íngua P ortuguesa, Ciências Naturais e Cidadania e Mundo Actual.
Os resultados permitiram concluir que, apesar de os professores reconhecerem
que este percurso escolar é mais adequado e benéfico para os alunos com NEE e de
afirmarem ter em consideração as NEE dos alunos, o tipo de gestão curricular realizado
pela equipa pedagó gica revela-se insuficiente e pouco consistente perante as NEE do aluno.
A expectativa dos participantes sobre a eficá cia dos CEF é baixa, o trabalho
desenvolvido na sala de aula, por vezes, não se traduziu nos pressupostos pré- estabelecidos, uma vez que as metodologias e estratégias de trabalho apresentadas,
ao longo das aulas observadas, não parecem contribuir para que o aluno com NEE alcance os objectivos previamente estabelecidos. Estas situaçõ es parecem decorrer quer da falta de adequação de estratégias e recursos pedagó gicos, quer do parco trabalho em equipa.
P ensamos que a partilha efectiva de experiências, materiais e prá ticas pedag
ó gicas, aliada a uma maior consciencialização da importância do que é adequar, diversificar e diferenciar todo o processo ensino/aprendizagem dos alunos conduziria a um percurso escolar mais autó nomo, eficaz e ajustado à s verdadeiras necessidades dos alunos, quer actuais, quer no processo de transição para a vida activa.
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Keywords
Cursos de educação Formação de professores Necessidades educativas especiais Equipa pedagógica Diferenciação curricular. pecial educational needs Pedagogical team Curricular differentiation