Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Reflexão conhecimento e práctica lectivas em matemática num contexto de reforma curricular no 1' ciclo

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O aspecto central deste artigo é o estudo do conhecimento profissional de três professoras do 1º Ciclo do ensino básico em particular o seu conhecimento da Matemática e sobre a Matemática a sua relação com as práticas lectivas e a sua evolução ao longo de um trabalho colaborativo desenvolvido entre a investigadora e as três professoras, com forte suporte na reflexão O trabalho tem por base uma investigação prolongada no tempo e é desenvolvida no âmbito das abordagens propostas por um novo currículo para o 1" ciclo do ensino básico A metodologia é qualitativa e interpretativa. A recolha de dados teve por base observação de aulas, entrevistas, notas de campo sobre sessões de trabalho conjunto e recolha de documentação escrita. A análise de dados foi sendo feita à medida que outros dados iam sendo recolhidos e o procedimento de análise oi semelhante ao método e comparação constante. Esta análise permite verificar que as professoras através da reflexão individual e de grupo e do trabalho desenvolvido em sessões de trabalho conjuntas com a investigadora aumentaram o seu conhecimento da Matemática nomeadamente a sua compreensão£ matemática melhoraram a sua relação com a disciplina e a forma como eram capazes de conduzir actividades matemáticas com os alunos na sala de aula.

Description

Keywords

Conhecimento profissional Conhecimento matemátic Concepções Prácticas Reflexões Trabalho colaborativo Compreensão matemática

Citation

Quadrante, Vol. 8, 1999 p. 139-167

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação de Lisboa

Collections

CC License