Browsing by Author "Santos, Raquel"
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- A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professoresPublication . Correia, Marisa; Santos, RaquelNos últimos anos, as tecnologias têm sido cada vez mais usadas em contexto educativo, não só por facilitarem a comunicação e o acesso à informação, mas também devido ao seu potencial motivacional. A aprendizagem baseada em jogos, através de ferramentas digitais como o Kahoot!, combina a dinâmica de jogo com as potencialidades na monitorização das aprendizagens desenvolvidas pelos estudantes. Nesse sentido, este artigo relata um estudo realizado na formação de professores, com o intuito de analisar as opiniões de futuros professores e formadores de professores sobre a utilização da plataforma de aprendizagem pelo jogo Kahoot!. Os participantes apontam como principais potencialidades desta ferramenta digital o maior envolvimento e participação dos estudantes, e a promoção das aprendizagens.
- A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informáticaPublication . Ribeiro, Ruben; Fernandes, Cátia; Santos, Raquel; Ferreira, Nuno Martins; Jackson, Inês Borges; Matos, JoanaA dinamização do património histórico com o auxílio das novas tecnologias é, na atualidade, uma prática a ter em conta por parte dos futuros profissionais de animação sociocultural. No 2.º ano da licenciatura em Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Lisboa, a unidade curricular Património Histórico, Artístico e Cultural propõe, como elemento avaliativo, a construção de um projeto de intervenção a partir do património edificado português, mobilizando-o o e reconhecendo-o como um importante recurso educativo, cultural e identitário. Esta comunicação tem como objetivo apresentar um desses projetos, realizado por estudantes no ano letivo de 2016/2017, tendo em conta i) a utilização de novas tecnologias na animação sociocultural; ii) a relação entre a animação sociocultural, o património e as novas tecnologias; e iii) a criação de uma aplicação informática no âmbito daquela unidade curricular para a dinamização do património. O trabalho realizado pelo grupo de estudantes permite afirmar que as novas tecnologias constituem um recurso privilegiado para a dinamização do património por parte do animador sociocultural.
- Efeito modulador da EGCG na transcrição de genes de virulência em Staphylococcus aureus com perfis fenotípicos de resistência divergentesPublication . Ribeiro, Edna; Santos, Raquel; Almeida, Raquel; Delgadinho, Mariana; Mira, Ana Rita; Zeferino, Ana SofiaIntrodução: A resistência de patógenos humanos a múltiplos antibióticos é considerada pela Organização Mundial de Saúde uma ameaça global à saúde humana. Nos últimos anos, vários grupos de investigação têm investido na descoberta de novas moléculas com potencial antimicrobiano para utilização em terapêutica e/ou como adjuvante terapêutico. Um dos microrganismos de interesse, com resistência associada, é o Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA). Estirpes de MRSA têm diferenças significativas a nível de fatores de risco, resistência a antibióticos, taxa de crescimento, toxinas e/ou fatores de virulência. A Epigalocatequina-3-galato (EGCG), a principal catequina constituinte do chá verde, tem sido descrita como eficaz na reversão do fenótipo de resistência no MRSA, demonstrando ter um efeito sinérgico contra diferentes antibióticos, incluindo B-lactâmicos, como amoxicilina e imipenem, capazes de interferir na síntese da parede celular bacteriana e tetraciclina e gentamicina, classificados como antibióticos inibidores da síntese de proteínas. Objetivos: Neste estudo pretende-se avaliar o potencial da EGCG na modulação da expressão génica associada a genes de virulência (atividade hemolítica), nomeadamente hlgA, hly e hlgB, em estirpes de MRSA com divergências fenotípicas associadas à resistência antimicrobiana, incluindo reversão do fenótipo de resistência.
- Epigenetic and transcriptional modulator potential of epigallocatechin-3-gallate and genistein on fetal hemoglobin reactivators genesPublication . Ribeiro, Edna; Delgadinho, Mariana; Matos, Elisabete; Santos, Raquel; Sousa, Daniela; Galante, Heloísa; Brito, MiguelBackground: β-hemoglobinopathies is one of the most common recessive genetic diseases worldwide, with limited treatments available, particularly in developed countries where the prevalence is higher. Pharmacological reactivation of Fetal Hemoglobin (HbF) is a promising therapeutic strategy. However, approximately 25% of the patients do not respond to Hydroxyurea (HU), the first and most commonly used HbF inducing agent approved by the FDA. Objective: Here, we performed an in vitro assessment of transcriptional effects induced by natural bioactive compounds, namely Epigallocatechin-3-gallate (EGCG) and Genistein (GN) in globin genes (HBA1, HBB, HBG1, and HBG2) in HbF regulators/silencer genes (KLF1, BCL11A, MYB, and BGLT3) and in epigenetic regulator genes (DNMT1, DNMT3A, DNMT3B, HDAC1, HDAC2, HDAC3, and HDAC8). Moreover, we evaluated EGCG in vivo effects on hematological parameters of healthy volunteers. Methods: K562 cells were exposed for 72 and 96 h to GN and EGCG at 100, 250, and 500 ng/ml. Cell proliferation and viability were measured, and transcriptional levels were evaluated by qRT-PCR. For in vivo assay, complete blood count was determined by flow cytometry and HbF through HPLC in 30 healthy individuals before and after 225 mg EGCG ingestion per day during a 90-day period. Results: Both compounds impact cellular metabolism and proliferation with no cytotoxic effects. Divergent GN and EGCG effects in globin and BGLT3 expression levels suggest the involvement of divergent signaling pathways. As for the epigenetic potential, EGCG particularly affects HDAC2 and HDAC8 transcription, whereas GN significantly affects expression patterns of methylation and acetylation modulators. HU appears to have time divergent effects, with a greater impact in methylation at 72 h (overregulates DNTM3A) while affecting acetylation mostly at 96 h (downregulates HDAC1 and HDAC8). Additionally, in vivo, EGCG demonstrated a modulator effect in hematopoiesis and HbF induction. Conclusion: Our results advocate EGCG and GN with HbF pharmacological reactivation potential and sustain further research as new alternative approaches for β-hemoglobinopathies therapies.
- Mudanças de práticas no ensino da matemática: contributos de experiências de ensino remoto de emergência na formação inicial de professores/as e educadores/asPublication . Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Martins, Maria Clara; Cruz Almeida, Pedro; Santos, RaquelA partir de março de 2020, e considerando a pandemia associada à COVID-19, as Instituições do Ensino Superior (IES) tiveram de alterar o seu modo de funcionamento, adaptando-se e dando resposta urgente a desafios decorrentes do Ensino Remoto de Emergência que tiveram de implementar. Este capítulo visa a partilha de experiências de Ensino Remoto de Emergência, que decorreram durante os anos letivos 2019/20 e 2020/21, e das quais emergiram mudanças nas práticas no ensino da Matemática, na Formação Inicial de professores/as e educadores/as, nomeadamente no que respeita às modalidades de trabalho, aos recursos usados no ensino e aprendizagem e à avaliação das aprendizagens nesta área disciplinar. Cada um destes aspetos é discutido numa secção a partir de evidências de situações da prática de ensino da Matemática ou da sua Didática, que decorreram na Licenciatura em Educação Básica (LEB) nas Escolas Superiores de Educação (ESE) de Lisboa, Santarém e Setúbal. Pretende-se ainda que este capítulo constitua uma reflexão sobre: (1) os desafios e constrangimentos com que nos deparámos; (2) as metodologias adequadas a situações de ensino e aprendizagem em regime a distância; e (3) as implicações destas experiências em eventuais mudanças na prática docente em regime presencial, na Formação Inicial de professores/as e educadores/as.