Browsing by Author "Sanches, Tatiana"
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- Architecture and morphology of a scientific articlePublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, TatianaThe overview of the scientific articles follows a structure established either by the editorial tradition and scientific ethics or as a result of the consolidated experience of communication in science. This architectural and morphological structure, worked for the purpose of publication, challenges the new authors in several ways, which serve as a motto and guide for this chapter: Why publish?; Publish yes, but where?; Improve the chances of acceptance; What writing style do you use?; How to organize writing?; What to consider before submitting?; and finally, How to proceed if the article is rejected? The ideas expressed here serve as practical indications that show important strategies for publishing scientific articles.
- Autoridade é construída e contextualPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Association of College & Research LibrariesOs recursos de informação refletem a experiência e a credibilidade dos seus criadores e são avaliados com base na necessidade de informação e no contexto em que a informação será usada. A autoridade é construída na medida em que várias comunidades podem reconhecer diferentes tipos de autoridade. É contextual na medida em que a necessidade de informação pode ajudar a determinar o nível de autoridade necessário.
- Be Careful: projeto de literacia no combate à desinformação no ensino superiorPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Luz; Sanches, TatianaO projeto BE CAREFUL! assenta numa relação de confiança e parceria entre as bibliotecas, os seus profissionais, estudantes e investigadores. O objetivo é combater a dimensão académica e científica do fenómeno da desinformação e garantir a integridade académica, desenvolvendo melhores e mais apuradas competências para o estudo, investigação, publicação e divulgação do conhecimento científico. Para tal, serão traduzidos e adaptados instrumentos e ferramentas que melhorem a qualidade do trabalho académico através do reforço de critérios baseados na literacia da informação, quer na seleção da credibilidade das fontes, quer na aferição de critérios de qualidade das publicações científicas, quer na prevenção do plágio e de outras práticas académicas ilícitas.
- Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: avaliação da satisfação dos estudantesPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Sanches, TatianaAs bibliotecas do ensino superior visam proporcionar o acesso à informação a estudantes, professores e investigadores, garantindo a sua satisfação. O presente estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos estudantes de três instituições do ensino superior em Portugal sobre a resposta das suas bibliotecas em período de pandemia Covid-19; e avaliar se estes se consideraram preparados para pesquisar, avaliar e gerir a informação recuperada, quando trabalharam de forma autónoma e dependeram exclusivamente de conteúdos digitais. Foi realizado um questionário online, sobre o grau de satisfação face às bibliotecas e aos recursos eletrónicos disponibilizados e a auto-percepção das suas competências de informação. A maioria dos estudantes está satisfeita com o acesso aos recursos eletrónicos remotamente; os maiores níveis de insatisfação estão associados à B-ON; a maioria desconhece a disponibilidade de algumas bases de dados, como as subscritas pela instituição; parece existir uma perceção favorável face a pesquisar, citar e referenciar, mas constata-se o contrário na análise qualitativa dos dados; os mestrandos revelam maior segurança de conhecimentos comparativamente aos estudantes de licenciatura. É necessário aumentar a cobertura, a divulgação e a formação nos recursos eletrónicos das instituições de ensino superior enquanto estratégia formativa e pedagógica e formalmente concretizá-la em política educativa.
- Building stronger academic communities through critical thinking: linking ACRL Framework to AIPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, TatianaThe Framework for Information Literacy for Higher Education (ACRL) is a reference document that has served as a reflective guide for the pedagogical practices carried out by academic librarians. The present study proposes looking at each of the six conceptual frames recommended by this guiding document, observing the pedagogical opportunities brought by artificial intelligence (AI), namely chatGPT, for their teaching. Based on a literature review on the characteristics and functionalities of chatGPT, as well as its opportunities and risks presented in an international context, it is proposed to apply it in personalized academic tasks, suggesting the adoption of pedagogical experiences. This should be combined with the stimulation of critical thinking, reflecting on the opportunity to teach information skills in higher education libraries to promote knowledge and practical application of this communication tool. Thus, for each conceptual frame, examples and situated learning strategies are listed, which can contribute to acquiring essential instruments and structures of the mechanisms necessary for information skills. Regarding specifically understanding the usefulness and suitability of AI, it is important to work on the ability to extract relevant information from artificially written texts, knowing how to ask the right questions, so that it becomes a powerful instrument for obtaining and processing information, transversal learning and social insertion and is not reduced to mere superficial school learning, but reveals its potential in contexts of search, analysis and production of academic information. The main objective of this work is to make a creative and innovative contribution to the practical and situated application of the ACRL Framework in the context of generative AI, exploring the features of chatGPT to explain the concepts, dispositions, and practices recommended for teaching Information Literacy.
- Capacitação de bibliotecários académicos: estratégias e ações de um projeto de literacia da informação contra a desinformaçãoPublication . Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da LuzIntrodução: Numa cultura digital em que a informação aumenta exponencialmente, regista-se a crescente necessidade de formar jovens estudantes para distinguir o que é verdade do que podem ser falácias, erros e desinformação. Neste sentido, os bibliotecários podem ser importantes agentes de formação, uma vez que trabalham em estreita colaboração com estes públicos. Este estudo apresenta um projeto em curso, denominado «Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Combate à Desinformação entre os Jovens». Baseado no bom uso da literacia da informação, aborda as necessidades dos jovens através dos bibliotecários académicos – que apoiam diariamente na literacia da informação de estudantes, professores, investigadores, bem como a comunidade envolvente – na realização dos seus trabalhos académicos e científicos, mas também na aprendizagem ao longo da vida e na resolução dos problemas da vida quotidiana. O objetivo é promover o conhecimento, desenhar estratégias de formação e práticas pedagógicas, relativamente à utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Pretende-se espelhar um desenvolvimento de competências, práticas e hábitos mentais que ampliam e aprofundam a aprendizagem através do envolvimento com o ecossistema da informação. Além disso, pretende promover ligações educativas e culturais entre os Estados Unidos e Portugal, nomeadamente através do conhecimento, aplicação e divulgação de documentos internacionais de referência, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (Association for College and Research Libraries – ACRL). Também se propõe desenvolver no público jovem competências académicas na utilização e escolha da informação e no reforço do pensamento crítico. Através da formação dos bibliotecários, espera-se um amplo alcance nacional, promovendo eventos, competências de formação e ações de sensibilização descentralizadas, onde se pretende disseminar o conhecimento sobre o tema nas diferentes regiões de Portugal. Objetivo do estudo: Apresenta-se uma proposta de ações de formação dirigidas aos bibliotecários académicos, dada a lacuna na área em Portugal. Método: A investigação em prática educativa foi utilizada para desenvolver um programa de formação para bibliotecários académicos, com base numa revisão da literatura. Desenvolveu-se uma proposta de ações e materiais integrados com base na Framework da ACRL. Resultados: As ações entre os bibliotecários foram estruturadas em conteúdos relativos à utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Os temas são adaptáveis às necessidades de ensino e divulgação, garantindo a formação de bibliotecários académicos para promover o conhecimento, estratégias de formação e práticas pedagógicas. Conclusões: A iniciativa proposta visa reforçar a importância da capacitação e da formação assente nas melhores práticas da literacia da informação.
- Ciência Aberta & literacia da informação: estudo de caso num centro de investigaçãoPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, TatianaEm 2016, a publicação das Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior de Portugal procurou, numa das suas prerrogativas, a construção de uma relação de confiança e de parceria entre as bibliotecas, os seus profissionais e os investigadores. Os ganhos de competências de uns e de outros no apoio à investigação, publicação e disseminação seriam benéficos para ambos. No mesmo ano, a unidade de investigação Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion (APPsyCI) incorporou, no conjunto das suas áreas de atuação, uma linha de investigação no âmbito da Ciência Aberta em articulação com a Literacia da Informação. Com este desiderato, procurou a APPsyCI implementar os pressupostos da Ciência Aberta através de diversas ações: na prossecução da gestão do repositório, na formação dos docentes e investigadores, no apoio à escolha de revistas onde publicar, na divulgação e promoção do conhecimento científico dentro dos princípios FAIR. Quais as áreas de atuação desta linha de investigação? A Ciência Aberta e a inovação em investigação; o compromisso cívico e o desenvolvimento educacional; a literacia da informação no ensino superior, onde o estudo e a aplicação de competências académicas e de informação assentes nos princípios da Ciência Aberta se traduzem numa estratégia colaborativa e de disseminação transparente, potenciando a transferência do conhecimento e o seu uso prático em prol das pessoas e da sociedade. Qual o impacto social desta linha de investigação? Associando a literacia da informação à Ciência Aberta ampliam-se horizontes e é lançada alguma luz sobre o panorama nacional em relação à inovação em investigação. A natureza transversal desta matéria resultou num conjunto de redes nacionais e de grupos de trabalho; num curso de pós-graduação de Literacia em Saúde; no primeiro ebook em língua portuguesa, editado em Portugal, sobre literacia da informação no ensino superior; em workshops, seminários e webinars sobre literacia da informação; na colaboração da tradução do Open Science Training Handbook para o idioma Português; na participação em comités e comissões científicas nacionais (APBAD, APDIS) e internacionais (ConfOA, EAHIL, ECIL, TEEM). De igual modo, os resultados deste trabalho estão a consolidar-se em vários outcomes: artigos, capítulos de livro, proceedings paper, entre outros. No futuro, esta linha de investigação pretende: incentivar os investigadores a associarem-se ao movimento da Ciência Aberta; aumentar as parcerias efetivas entre investigadores, profissionais da informação, bibliotecários, gestores de ciência, instituições e agências de financiamento; investir no desenvolvimento de competências dos profissionais da informação, incluindo a gestão de dados e a criatividade (pós-graduação em Literacia da Informação – work in progress); participar ativamente em projetos específicos de literacia da informação e Ciência Aberta e na sua implementação social. Em síntese, a criação desta linha de investigação no seio da APPsyCI vem evidenciar que a associação da Ciência Aberta com a Literacia da Informação pode ser considerada como caminho e objetivo (meio e fim) da investigação aplicada. Este é, portanto, um compromisso cívico e científico para o desenvolvimento educacional e investigativo, que abraça os desafios que têm reconfigurado as dinâmicas da ciência e do ensino/aprendizagem no ensino superior.
- Como combater as fake news através da literacia da informação? Desafios e estratégias formativas no ensino superiorPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Sanches, TatianaObjetivo: Conhecer a atuação dos profissionais da informação no combate às fake news, através da análise das estratégias em competências de literacia da informação em contexto académico. Método: Realizou-se uma revisão da literatura indexada na Scopus e na Web of Science, associando fake news e a literacia da informação no contexto do ensino superior. Resultados/Discussão: A Web of Science apresenta um total de 106 resultados e a Scopus de 43 resultados. A análise aponta para a descrição de iniciativas e projetos oriundos quer de bibliotecas do ensino superior, quer de profissionais da informação do mesmo setor, comprometidos com a causa do combate às fake news. A literatura sublinha a importância do fator educacional: a formação de utilizadores motivados para o conhecimento potencia a distinção da veracidade do que se afirma e permite identificar qual o cenário mais adequado para a produção de conhecimento. Indivíduos melhor preparados assumem como insuficiente a informação disponibilizada pela Internet. Neste processo, as bibliotecas e os bibliotecários do ensino superior são importantes agentes: porque se formam e porque formam, mantendo-se atuais e confiáveis. Sugere-se o desenvolvimento de medidas a implementar pelas instituições de ensino superior e pelos profissionais da informação para um eficaz combate às fake news, em especial no contexto académico. Concluiu-se que o conhecimento pode resultar em informação, mas a informação não resulta necessariamente em conhecimento – e a informação pode não ultrapassar o patamar da opinião, pelo que importa reforçar estratégias formativas.
- Comunicação académica como diálogoPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Association of College & Research LibrariesA comunidade académica, de investigadores e de outros profissionais, envolve-se num diálogo sustentado com novos insights e descobertas que ocorrem ao longo do tempo, em resultado de diferentes perspetivas e interpretações.
- Contributos de la ALFIN a la Ciencia AbiertaPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, TatianaO campo de atuação da Ciência Aberta traduz-se num processo colaborativo, transparente, de disseminação, criação e de transferência de conhecimento, acessível à investigação e assente nos princípios do acesso aberto. Os diferentes agentes do processo de investigação, munidos de um conjunto de competências de literacia da informação, adquirem a aptidão, em ambientes de informação impressa ou digital, e tendo por base o seu próprio pensamento crítico e reflexivo, de transformar a informação em novo conhecimento. Este artigo explora a integração dos conceitos da Ciência Aberta na literacia da informação. Apresenta-se uma reflexão teórica que evidencia os contributos da literacia da informação em contexto académico e na dinâmica da produção de ciência. Conclui-se que a literacia da informação se assume como uma ferramenta de aprendizagem essencial para o desenvolvimento da Ciência Aberta, potenciando o entendimento crítico dos conteúdos, a par do desenvolvimento e do progresso da investigação.