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Abstract(s)
Introdução: Numa cultura digital em que a informação aumenta exponencialmente, regista-se a crescente necessidade de formar jovens estudantes para distinguir o que é verdade do que podem ser falácias, erros e desinformação. Neste sentido, os bibliotecários podem ser importantes agentes de formação, uma vez que trabalham em estreita colaboração com estes públicos. Este estudo apresenta um projeto em curso, denominado «Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Combate à Desinformação entre os Jovens». Baseado no bom uso da literacia da informação, aborda as necessidades dos jovens através dos bibliotecários académicos – que apoiam diariamente na literacia da informação de estudantes, professores, investigadores, bem como a comunidade envolvente – na realização dos seus trabalhos académicos e científicos, mas também na aprendizagem ao longo da vida e na resolução dos problemas da vida quotidiana. O objetivo é promover o conhecimento, desenhar estratégias de formação e práticas pedagógicas, relativamente à utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Pretende-se espelhar um desenvolvimento de competências, práticas e hábitos mentais que ampliam e aprofundam a aprendizagem através do envolvimento com o ecossistema da informação. Além disso, pretende promover ligações educativas e culturais entre os Estados Unidos e Portugal, nomeadamente através do conhecimento, aplicação e divulgação de documentos internacionais de referência, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (Association for College and Research Libraries – ACRL). Também se propõe desenvolver no público jovem competências académicas na utilização e escolha da informação e no reforço do pensamento crítico. Através da formação dos bibliotecários, espera-se um amplo alcance nacional, promovendo eventos, competências de formação e ações de sensibilização descentralizadas, onde se pretende disseminar o conhecimento sobre o tema nas diferentes regiões de Portugal. Objetivo do estudo: Apresenta-se uma proposta de ações de formação dirigidas aos bibliotecários académicos, dada a lacuna na área em Portugal. Método: A investigação em prática educativa foi utilizada para desenvolver um programa de formação para bibliotecários académicos, com base numa revisão da literatura. Desenvolveu-se uma proposta de ações e materiais integrados com base na Framework da ACRL. Resultados: As ações entre os bibliotecários foram estruturadas em conteúdos relativos à utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Os temas são adaptáveis às necessidades de ensino e divulgação, garantindo a formação de bibliotecários académicos para promover o conhecimento, estratégias de formação e práticas pedagógicas. Conclusões: A iniciativa proposta visa reforçar a importância da capacitação e da formação assente nas melhores práticas da literacia da informação.
Description
Keywords
Ciência Aberta Ensino superior Literacia da informação Aprendizagem Estudos de pós-graduação Competências Capacitação Desinformação
Citation
Sanches T, Lopes C, Antunes ML. Capacitação de bibliotecários académicos: estratégias e ações de um projeto de literacia da informação contra a desinformação. In: ICCL 2022 – 2nd International Congress on 21st Century Literacies, Instituto Politécnico de Santarém (Portugal), July 7-8, 2022. p. 180-1.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém