Browsing by Author "Pereira, Mariana"
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- Comunicação: identidade e reputaçãoPublication . Pereira, MarianaAs inquietações pessoais sobre o propósito da nossa vida levam-nos, muitas vezes, a outras interrogações sobre quem somos, o que fazemos, para onde vamos ou o que queremos. Se estas questões nos parecem fazer tanto sentido na reflexão do ponto de vista individual, por que razão investimos tão pouco tempo e recursos quando as pensamos para as nossas organizações? As questões ligadas à identidade de uma organização e à sua expressão nos mais diversos contextos têm vindo a ganhar cada vez mais importância. Hoje, com públicos mais atentos e exigentes, mais do que ouvir o que as organizações têm a dizer, existe a crescente necessidade de conhecer as organizações: saber quem são (o que as define e o que defendem) mas, sobretudo, conhecer o que fazem. É o resultado deste processo de conhecimento e avaliação das várias ações de uma organização, com base na experiência de um conjunto de pessoas, aquilo a que podemos chamar, de forma muito simplista, de reputação.
- Os Média: orientações práticas - Um Guia para Organizações da Sociedade CivilPublication . Eiró-Gomes, Mafalda; Garcia, Andreia; Pereira, Mariana; Raposo, Ana Luísa Canelas Rasquilho“Os Média: Orientações Práticas – Um guia para as Organizações da Sociedade Civil” é um guia sumário que oferece algumas pistas para um melhor entendimento da relação com os Órgãos de Comunicação Social e a gestão das Redes Sociais por parte das Organizações da Sociedade Civil (OSC), e as desafia não só a olharem para as suas interações com os seus diferentes públicos de uma forma mais profissional como, essencialmente, perceberem a importância de serem “conhecidas” e “percebidas” por forma a que os seus projetos tenham maior visibilidade e aceitação, potenciando um trabalho cada vez mais consistente das OSC junto de um leque mais alargado de públicos.
- O modelo PESO: canais, táticas e açõesPublication . Lopes, Carolina Freitas; Pereira, MarianaNuma realidade empresarial que é composta, quase na sua totalidade, por Pequenas e Médias Empresas (PME), que representam o principal pilar da economia portuguesa e que são as maiores responsáveis pela criação de emprego, a comunicação ganha cada vez maior importância, com a crescente consciencialização da gestão de topo para a sua relevância e para o papel decisivo na gestão das relações com os diferentes stakeholders. Mais do que nunca, os nossos stakeholders estão dispersos. Não há um só canal, uma só escolha, uma receita, uma só fórmula... com a sua presença em plataformas cada vez mais diferenciadas, com necessidades também elas diferentes e cada vez mais exigentes, o maior desafio das organizações, mas também a sua maior vantagem competitiva, é compreender onde estão os seus públicos e conseguir construir e manter relações duradouras, estáveis e de confiança com os mesmos.
- As plataformas online na mudança social e comportamentalPublication . Pereira, MarianaPartindo da reflexão de Ihm (2019) sobre a forma como a comunicação nas plataformas online pode ser benéfica para o envolvimento dos stakeholders com as Organizações da Sociedade Civil (OSC) e as suas causas, mas pode, simultaneamente, abrir espaço para que os próprios stakeholders se mobilizem de forma independente sem, para isso, estabelecerem necessariamente relações com as OSC, tentaremos neste capítulo compreender de que forma as OSC fazem a gestão das suas plataformas online e qual o impacto que essa gestão tem na sua relação com os stakeholders e, consequentemente, as suas implicações na mudança social e comportamental dos públicos com quem trabalham.