Browsing by Author "Nunes, Maria João"
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- Cholesterol 24S-Hydroxylase overexpression inhibits the liver X receptor (LXR) pathway by activating small guanosine triphosphate-binding proteins (sGTPases) in neuronal cellsPublication . Moutinho, Miguel; Nunes, Maria João; Gomes, Anita Q.; Gama, Maria João; Cedazo-Minguez, Angel; Rodrigues, C. M.; Björkhem, Ingemar; Rodrigues, ElsaThe neuronal-specific cholesterol 24S-hydroxylase (CYP46A1) is important for brain cholesterol elimination. Cyp46a1 null mice exhibit severe deficiencies in learning and hippocampal long-term potentiation, suggested to be caused by a decrease in isoprenoid intermediates of the mevalonate pathway. Conversely, transgenic mice overexpressing CYP46A1 show an improved cognitive function. These results raised the question of whether CYP46A1 expression can modulate the activity of proteins that are crucial for neuronal function, namely of isoprenylated small guanosine triphosphate-binding proteins (sGTPases). Our results show that CYP46A1 overexpression in SH-SY5Y neuroblastoma cells and in primary cultures of rat cortical neurons leads to an increase in 3-hydroxy-3-methyl-glutaryl-CoA reductase activity and to an overall increase in membrane levels of RhoA, Rac1, Cdc42 and Rab8. This increase is accompanied by a specific increase in RhoA activation. Interestingly, treatment with lovastatin or a geranylgeranyltransferase-I inhibitor abolished the CYP46A1 effect. The CYP46A1-mediated increase in sGTPases membrane abundance was confirmed in vivo, in membrane fractions obtained from transgenic mice overexpressing this enzyme. Moreover, CYP46A1 overexpression leads to a decrease in the liver X receptor (LXR) transcriptional activity and in the mRNA levels of ATP-binding cassette transporter 1, sub-family A, member 1 and apolipoprotein E. This effect was abolished by inhibition of prenylation or by co-transfection of a RhoA dominant-negative mutant. Our results suggest a novel regulatory axis in neurons; under conditions of membrane cholesterol reduction by increased CYP46A1 expression, neurons increase isoprenoid synthesis and sGTPase prenylation. This leads to a reduction in LXR activity, and consequently to a decrease in the expression of LXR target genes.
- Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anosPublication . Nunes, Maria João; Rodrigues, MargaridaEste artigo visa caracterizar o raciocínio espacial de crianças de 5 anos através da análise das suas estratégias na composição e desenho de formas tridimensionais. Começamos por apresentar perspetivas curriculares sobre a área da geometria no Jardim de Infância, focando depois aspetos conceptuais associados ao desenvolvimento do raciocínio espacial, designadamente os envolvidos na composição de formas tridimensionais. O estudo assume uma natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Os resultados do estudo sugerem a interação entre múltiplos processos que caracterizam o raciocínio espacial, verificando-se a ocorrência de estratégias diversificadas. Revelam que as crianças, na composição das formas tridimensionais, utilizaram estratégias envolvendo a intencionalidade e a antecipação, correspondendo aos níveis compositor de formas e compositor de substituição. A análise das estratégias utilizadas nos desenhos das composições evidencia a capacidade das crianças em percecionarem relações espaciais, ao adotarem uma abordagem parcial em que atendem às posições relativas dos cubos como partes distintas dos tetracubos.
- Compondo formas bidimensionais e desenhando as composições: um estudo com crianças de 5 anosPublication . Nunes, Maria João; Rodrigues, MargaridaIremos apresentar parte de um estudo que visou caracterizar o pensamento espacial de crianças de 5 anos (nomeadamente as suas capacidades de visualização) através da análise das estratégias na composição de formas bidimensionais, bem como dos desenhos das composições realizadas. O estudo insere-se no paradigma interpretativo de natureza qualitativa, tendo sido levado a cabo pela primeira autora e educadora do grupo. Esta tarefa, foi realizada em Março de 2016 com um grupo de 9 crianças, utilizando-se observação participante e recorrendo-se a gravações de vídeo, fotografias e produções das crianças para recolher os dados. Na análise, foi usado o quadro teórico de Clements e Sarama respeitante à composição e decomposição de formas bidimensionais. A tarefa foi realizada a pares, sendo pedido às crianças que construíssem um triângulo com quaisquer duas, três e quatro peças do tangram. Não sendo a primeira vez que realizavam tarefas de composição com formas, era a primeira vez que utilizavam o tangram para esse fim. Após as construções terem sido concretizadas, era-lhes pedido que as desenhassem. Os resultados do estudo revelam que a maioria das crianças utilizou estratégias de rotação das peças, por tentativa e erro, na composição das formas bidimensionais, evidenciando encontrarse no nível construtor de figuras. Apenas três crianças evidenciaram, em determinadas situações, intencionalidade no modo como realizaram as composições com três peças. Registou-se uma tendência por parte das crianças para rodarem a composição para a posição prototípica do triângulo e para realizarem composições com uso exclusivo de triângulos. No desenho das construções, todas as crianças usaram como estratégia contornarem as diversas peças das composições, diferenciando-se no que respeita ao rigor do traçado.
- Ditado de uma construção com cubos de madeiraPublication . Nunes, Maria João; Rodrigues, MargaridaO presente estudo visou compreender como as crianças de 5 anos numa sala de jardimde- infância realizam a estruturação espacial de figuras tridimensionais, procurando identificar as interações desenvolvidas. O estudo realizado insere-se no paradigma interpretativo de natureza qualitativa, tendo sido levado a cabo pela primeira autora e educadora do grupo. A recolha de dados foi realizada através de observação participante e de recolha documental (gravações de vídeo e fotografias). A análise das gravações vídeo permitiu encontrar diferentes tipos de interação tanto verbais como gestuais entre os pares quando realizavam a tarefa Ditado de uma construção com cubos de madeira. Estas interações incluíam gestos de apontar, rotações com a mão e desenho de linhas orientadoras imaginárias com o dedo na mesa. Os resultados do estudo sugerem que os tipos de interação variaram em função da mestria das crianças na descrição das figuras construídas mas também em função da complexidade das mesmas. Nesta tarefa, verificou-se a necessidade das crianças clarificarem a linguagem que usavam, para se fazerem entender pelos colegas, proporcionando-lhes a possibilidade de organizarem e consolidarem o seu pensamento matemático.
- Ditado de uma construção com cubos de madeiraPublication . Nunes, Maria João; Rodrigues, MargaridaO presente estudo visou compreender como as crianças de 5 anos numa sala de jardimde- infância realizam a estruturação espacial de figuras tridimensionais, procurando identificar as interações desenvolvidas. O estudo realizado insere-se no paradigma interpretativo de natureza qualitativa, tendo sido levado a cabo pela primeira autora e educadora do grupo. A recolha de dados foi realizada através de observação participante e de recolha documental (gravações de vídeo e fotografias). A análise das gravações vídeo permitiu encontrar diferentes tipos de interação tanto verbais como gestuais entre os pares quando realizavam a tarefa Ditado de uma construção com cubos de madeira. Estas interações incluíam gestos de apontar, rotações com a mão e desenho de linhas orientadoras imaginárias com o dedo na mesa. Os resultados do estudo sugerem que os tipos de interação variaram em função da mestria das crianças na descrição das figuras construídas mas também em função da complexidade das mesmas. Nesta tarefa, verificou-se a necessidade das crianças clarificarem a linguagem que usavam, para se fazerem entender pelos colegas, proporcionando-lhes a possibilidade de organizarem e consolidarem o seu pensamento matemático.
- Propriedades e relações espaciais na composição e decomposição do hexágono: um estudo com crianças de 5 anosPublication . Nunes, Maria João; Rodrigues, MargaridaEste artigo apresenta parte de um estudo que visava compreender como as crianças de cinco anos, numa sala de Jardim de Infância, usaram a visualização na resolução de problemas geométricos. O artigo analisa as estratégias utilizadas pelas mesmas na composição de uma figura bidimensional, o hexágono, bem como as representações feitas a partir dessas construções. Começamos por elencar algumas das razões teóricas pelas quais a área da geometria deve ser trabalhada no Jardim de Infância, nomeadamente ao nível da visualização espacial. O estudo segue um paradigma interpretativo, com uma abordagem de natureza qualitativa, e a recolha de dados foi realizada em 2016. Como técnicas de recolha de dados, optou-se pela observação participante e a recolha de evidências a partir de gravações de vídeo e das representações realizadas pelas crianças. Os resultados apresentados apontam para o facto do refinamento da estratégia adotada pelas crianças ser potenciado pela manipulação das peças que compõem o hexágono. Independentemente do rigor do traçado das representações feitas pelas crianças, estas revelaram o reconhecimento de relações espaciais entre as peças, reproduzindo as suas posições relativas, e fazendo uso da rotação mental.