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Abstract(s)
Este artigo apresenta parte de um estudo que visava compreender como as crianças de cinco anos, numa sala de Jardim de Infância, usaram a visualização na resolução de problemas geométricos. O artigo analisa as estratégias utilizadas pelas mesmas na composição de uma figura bidimensional, o hexágono, bem como as representações feitas a partir dessas construções. Começamos por elencar algumas das razões teóricas pelas quais a área da geometria deve ser trabalhada no Jardim de Infância, nomeadamente ao nível da visualização espacial. O estudo segue um paradigma interpretativo, com uma abordagem de natureza qualitativa, e a recolha de dados foi realizada em 2016. Como técnicas de recolha de dados, optou-se pela observação participante e a recolha de evidências a partir de gravações de vídeo e das representações realizadas pelas crianças. Os resultados apresentados apontam para o facto do refinamento da estratégia adotada pelas crianças ser potenciado pela manipulação das peças que compõem o hexágono. Independentemente do rigor do traçado das representações feitas pelas crianças, estas revelaram o reconhecimento de relações espaciais entre as peças, reproduzindo as suas posições relativas, e fazendo uso da rotação mental.
Description
Keywords
Pré-escolar Pensamento espacial Visualização Representações
Citation
Nunes, M. J., & Rodrigues, M. (2017). Propriedades e relações espaciais na composição e decomposição do hexágono: Um estudo com crianças de 5 anos. Investigação em Educação Matemática 2017: O ensino e a aprendizagem da geometria, 95-109. ISSN: 2182-0023