Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
263.53 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Iremos apresentar parte de um estudo que visou caracterizar o pensamento espacial de crianças
de 5 anos (nomeadamente as suas capacidades de visualização) através da análise das estratégias
na composição de formas bidimensionais, bem como dos desenhos das composições realizadas.
O estudo insere-se no paradigma interpretativo de natureza qualitativa, tendo sido levado a
cabo pela primeira autora e educadora do grupo. Esta tarefa, foi realizada em Março de 2016
com um grupo de 9 crianças, utilizando-se observação participante e recorrendo-se a gravações
de vídeo, fotografias e produções das crianças para recolher os dados. Na análise, foi usado o
quadro teórico de Clements e Sarama respeitante à composição e decomposição de formas
bidimensionais.
A tarefa foi realizada a pares, sendo pedido às crianças que construíssem um triângulo com
quaisquer duas, três e quatro peças do tangram. Não sendo a primeira vez que realizavam
tarefas de composição com formas, era a primeira vez que utilizavam o tangram para esse fim.
Após as construções terem sido concretizadas, era-lhes pedido que as desenhassem.
Os resultados do estudo revelam que a maioria das crianças utilizou estratégias de rotação das
peças, por tentativa e erro, na composição das formas bidimensionais, evidenciando encontrarse
no nível construtor de figuras. Apenas três crianças evidenciaram, em determinadas
situações, intencionalidade no modo como realizaram as composições com três peças.
Registou-se uma tendência por parte das crianças para rodarem a composição para a posição
prototípica do triângulo e para realizarem composições com uso exclusivo de triângulos. No
desenho das construções, todas as crianças usaram como estratégia contornarem as diversas
peças das composições, diferenciando-se no que respeita ao rigor do traçado.
Description
Keywords
Educação pré-escolar Pensamento espacial Composição de formas
Citation
Nunes, N., Rodrigues, M. (2019) Compondo formas bidimensionais e desenhando as composições: um estudo com crianças de 5 anos in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (60-72) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa