Browsing by Author "Monteiro, Sara"
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- Atitudes dos alunos para com a matemática: um estudo no 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Monteiro, Sara; Rodrigues, MargaridaA presente comunicação irá incidir sobre um estudo realizado ao longo do ano letivo de 2017/2018, no âmbito da “Prática de Ensino Supervisionada II” do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo teve como objetivo conhecer as atitudes dos alunos de 2.º Ciclo para com a Matemática antes e após o período de intervenção, de modo a compará-las e a compreender que aspetos da prática interventiva podem ter influenciado eventuais mudanças de atitude. Para tal, optou-se por uma metodologia quantitativa e, como método de recolha de dados, foram aplicados questionários, com itens fechados e abertos, antes e após o período de intervenção. Embora não se tenha verificado uma diferença significativa na atitude dos alunos para com a disciplina, em termos gerais o grupo evoluiu no que diz respeito a este domínio. Os resultados, para além de mostrarem que os alunos se sentem mais apoiados quando estão mais professoras presentes na sala de aula, também evidenciam que o tipo de atividades que foram desenvolvidas durante o período de intervenção – atividades exploratórias com recurso a materiais manipuláveis – também constituem uma motivação extra para que os discentes se envolvam no trabalho matemático em sala de aula.
- Conhecimentos, crenças e práticas sexuais e contracetivas de estudantes do ensino superiorPublication . Guimarães, Teresa; Coelho, André; Andrade, Jandira; Monteiro, Sara; Graça, AnabelaA adultez emergente, fase da vida que se desenrola desde o fim da adolescência até à entrada na idade adulta, tem vindo a adquirir uma maior importância enquanto período de desenvolvimento com características próprias, em particular nas sociedades ocidentais. Libertos, pelo menos em parte, do controle parental, mas não estando ainda sujeitos às responsabilidades normativas da idade adulta, os jovens encontram, neste período, o tempo ideal para a experimentação e exploração de diferentes opções, a nível relacional, social e profissional, no caminho para a consolidação da sua identidade pessoal. A vivência de relacionamentos íntimos é caracterizada pela exploração a nível físico e emocional, o que poderá potenciar a adoção de comportamentos sexuais de risco. É a partir da informação a que têm acesso, a par com as experiências vividas, que os jovens construirão um sistema de crenças, fator determinante das opções comportamentais que tomarem. Objetivos do estudo: Identificar e caracterizar conhecimentos, crenças e práticas sexuais e contracetivas de estudantes do ensino superior e explorar possíveis relações entre eles.
- Integração curricular de matemática e ciências naturais na abordagem de problemas de saúde ambiental na formação para a docênciaPublication . Rodrigues, Margarida; Caseiro, Ana; Silva, Maria João; Almeida, António; Loução, Alexandra; Monteiro, SaraNeste capítulo, começa-se por discutir a pertinência em trabalhar o currículo de forma integrada como meio de dar sentido às aprendizagens realizadas, de um modo coerente e contextualizado. A Matemática e as Ciências Naturais surgem como duas áreas disciplinares com fortes possibilidades de integração quando os seus conceitos são mobilizados no desenvolvimento de projetos que visem a diagnose e a proposta de intervenções de resolução de problemas de saúde ambiental. A utilização de sensores no desenvolvimento desses projetos assume um papel relevante ao permitir a recolha de dados e a sua representação. No capítulo, são apresentadas cinco atividades práticas (em contexto de formação inicial de docentes), visando identificar a forma como os conteúdos de Matemática e Ciências Naturais foram mobilizados numa abordagem curricular integrada, centrada no estudo de um dado problema de saúde ambiental. Quatro das atividades visaram a exploração e caracterização dos espaços interior e exterior da Escola Superior de Educação de Lisboa e do ambiente do Jardim Botânico da Ajuda, relativamente ao nível sonoro e concentração de dióxido de carbono, bem como a relação entre o ritmo cardíaco e as condições ambientais. Uma outra atividade envolveu alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico e, tendo sido desenvolvida em contexto da Prática de Ensino Supervisionada II, teve como objetivo estudar o conforto térmico da escola, em diferentes espaços. Foi possível verificar a ligação das aprendizagens em Matemática e nas Ciências Naturais à vida real, com recurso à utilização de sensores em atividades autênticas de pesquisa, com um forte enfoque na procura de soluções para os problemas de saúde ambiental identificados.
