Browsing by Issue Date, starting with "2018-01"
Now showing 1 - 10 of 52
Results Per Page
Sort Options
- Conhecimentos, crenças e práticas sexuais e contracetivas de estudantes do ensino superiorPublication . Guimarães, Teresa; Coelho, André; Andrade, Jandira; Monteiro, Sara; Graça, AnabelaA adultez emergente, fase da vida que se desenrola desde o fim da adolescência até à entrada na idade adulta, tem vindo a adquirir uma maior importância enquanto período de desenvolvimento com características próprias, em particular nas sociedades ocidentais. Libertos, pelo menos em parte, do controle parental, mas não estando ainda sujeitos às responsabilidades normativas da idade adulta, os jovens encontram, neste período, o tempo ideal para a experimentação e exploração de diferentes opções, a nível relacional, social e profissional, no caminho para a consolidação da sua identidade pessoal. A vivência de relacionamentos íntimos é caracterizada pela exploração a nível físico e emocional, o que poderá potenciar a adoção de comportamentos sexuais de risco. É a partir da informação a que têm acesso, a par com as experiências vividas, que os jovens construirão um sistema de crenças, fator determinante das opções comportamentais que tomarem. Objetivos do estudo: Identificar e caracterizar conhecimentos, crenças e práticas sexuais e contracetivas de estudantes do ensino superior e explorar possíveis relações entre eles.
- Dose e qualidade da imagem em tomografia computorizadaPublication . Coutinho, Ana Margarida de Mendonça; Teixeira, Nuno; Trindade, Hugo Miguel ReisA Tomografia Computorizada é uma técnica de radiodiagnóstico por imagem, cada vez mais utilizada na prática clínica e, que tem proporcionado muitos benefícios ao nível do diagnóstico e da terapia na saúde. No entanto, é preciso ter em atenção as doses significativas a que os pacientes são expostos, quando submetidos a este tipo de exame. Com a crescente evolução tecnológica, tem-se verificado, em Portugal, um aumento do número de equipamentos e de exames de Tomografia Computorizada ao longo dos anos. Em 2008, estima-se terem sido realizados 1,1 milhões de exames de TC e, em 2014, aproximadamente 1,6 milhões de exames. O principal objetivo deste trabalho foi caracterizar a dose e a qualidade da imagem em 180 equipamentos de tomografia computorizada existentes em Portugal. Foram efetuadas 330 intervenções em várias instituições de saúde, distribuídas tanto pelo continente como pelas ilhas. Testou-se e fez-se uma avaliação dos números de TC, das espessuras de corte, da resolução de baixo contraste, da resolução de alto contraste, da uniformidade, do ruído, e do índice de dose em tomografia computorizada destes equipamentos e elaborou-se uma caracterização nacional do parque tecnológico português de TC. Os números de TC foram analisados em quatro materiais, com diferentes densidades, cujos valores médios de TC obtidos foram: 996 HU (Ar), -954 HU (Teflon), -120 HU (Acrílico) e -97 HU (LDPE). A resolução espacial e a resolução de baixo contraste foram analisadas de acordo com a tensão de aquisição, a corrente, a espessura de corte, o FOV e o kernel. Relativamente ao estudo da dose, efetuaram-se medições com um fantoma de cabeça e um fantoma de corpo. Com isto, para uma tensão de 80-90 kV obteve-se ~15 mGy para o estudo da cabeça e ~7 mGy para o corpo. Quando se aumentou a tensão para 130-140 kV, o valor médio de dose obtido foi de ~48 mGy (cabeça) e ~25 mGy (corpo). Os resultados mostraram que o parque tecnológico português é vasto e que se encontra em mais de 95% conforme em matéria dos testes efetuados. Verificou-se que os valores obtidos são bastante aceitáveis e congruentes com os encontrados no estrangeiro. Com o uso de protocolos de TC apropriados e otimizados pode-se garantir a minimização da exposição das populações à radiação e assegurar-se uma boa qualidade diagnóstica.
- O imposto único de circulação - Um contributo para a sua compreensãoPublication . Abreu, Ana Catarina Pereira de; Silva, AmândioA presente dissertação tem por objeto de estudo o IUC e pretende contribuir, dentro dos limites temporais e formais a que a sua realização se encontra subordinada, para uma maior compreensão desta figura. Na realidade, e embora vigore há uma década, este tributo padece ainda do desinteresse doutrinário, académico e jurisprudencial que já anteriormente marcava os impostos que incidiam sobre a fase da circulação de veículos: o IMV, o ICi e o ICa. Cremos, contudo, quer pelo crescente valor das taxas aplicáveis, quer pelas finalidades extrafiscais que lhe são atribuídas, não ser de menosprezar o impacto e importância que tal tributo representa na vida dos contribuintes. Por outro lado, é hoje em dia reconhecido que o sistema tributário português se encontra em profunda convulsão, sendo inúmeras as figuras cuja categorização como imposto, taxa ou contribuição se torna cada vez mais difícil. Assim, e tendo em conta a que o IUC possui caraterísticas que o aproximam e afastam de cada uma destas figuras, escolhemos como fio condutor da presente dissertação discutir a natureza deste imposto. Neste propósito, estruturaremos a dissertação da seguinte forma: uma introdução; uma parte dedicada ao enquadramento teórico, onde procuraremos traçar a evolução histórica dos impostos sobre a circulação de veículos até aos dias de hoje, analisar o regime jurídico do IUC e caraterizar as três categorias em que a doutrina arruma os tributos públicos; uma parte prática destinada a pôr em prática os conteúdos teóricos apreendidos nos capítulos anteriores e, por último, o capítulo dedicado às conclusões.
- Impacto da gestão financeira de curto prazo na performance operacionalPublication . Mendonça, Mário Júnior Pina Coelho; Breia, ArménioA recente crise económica e financeira que assolou o país, motivando o pedido de assistência financeira à Troika em 2011, trouxe um foco renovado sobre a importância da gestão eficiente do fundo de maneio e da adequação da estrutura financeira. Essa maior relevância vem no seguimento da diminuição das alternativas externas de financiamento e do decréscimo das vendas nos períodos da crise, e ainda do reduzido nível médio de autonomia financeira das empresas portuguesas. Nesse contexto, a presente dissertação aborda o tema da eficiente gestão financeira de curto prazo e da necessidade de adequação da estrutura financeira, destacando a importância do ajustamento das políticas de financiamento às necessidades do ciclo operacional e de investimento, na manutenção da liquidez e no desempenho global das empresas. Através da análise de indicadores económico-financeiros de quatro setores de atividade (setor do calçado, setor do vestuário, alojamento e restauração e similares), verificou-se uma degradação geral das condições de exploração durante o período de recessão económica (com maior intensidade nos setores do alojamento e da restauração), tendo a análise sugerido que as empresas passaram a adotar políticas mais agressivas na gestão do fundo de maneio, passando essa maior agressividade em parte pelo maior recurso às contas a pagar de curto prazo como forma de financiamento do ciclo de exploração. A degradação das condições de exploração e o aumento do custo médio de capital influenciaram negativamente os índices de rendibilidade das empresas, que foi em média negativo nos setores do alojamento e da restauração e similares durante grande parte do horizonte temporal analisado, contribuindo para o agravamento dos rácios médios de autonomia financeira. Nas indústrias do vestuário e do calçado os efeitos negativos da crise foram menos intensos, apresentando estas indústrias um maior desempenho quer a nível económico quer a nível financeiro. Nos últimos anos do período analisado, com o aliviar dos efeitos negativos da crise, verificou-se uma diminuição dos prazos de atividade, coincidindo com os anos em que a rendibilidade operacional mais aumentou, sugerindo que uma maior eficiência na gestão do fundo de maneio terá um impacto positivo sobre a rendibilidade operacional das empresas.
- A trompa grave: ausência de preparação específica e falta de conhecimento de repertórioPublication . Salgado, Vanessa Soraia Teixeira Mendes Couto; Guerreiro, Paulo; Massacote, IlídioResumo I (Prática pedagógica) A elaboração deste relatório pretende descrever detalhadamente todas as etapas da Prática Pedagógica realizada pelo mestrando no Conservatório Regional de artes de Montijo (CRAM), no ano letivo de 2016/2017. Inicialmente, será apresentado o enquadramento histórico da cidade de Montijo, seguido pela identificação, descrição e breve história do CRAM. Posteriormente, será realizada uma caracterização da evolução de três alunos envolvidos na prática pedagógica desenvolvida pelo mestrando, frequentando os mesmos diferentes graus de aprendizagem. Finalmente, serão descritas e analisadas as estratégias de ensino abordadas com cada aluno, referidos de ora em diante como aluno A, B e C. Para o aluno A, aluno de iniciação, foi desenvolvida uma metodologia adequada ao seu grau de ensino, visando o manuseamento do instrumento, as noções básicas da técnica do instrumento, respiração e o interesse pela música; ao aluno B, aluno de 2º grau, foi elaborado um plano metodológico com maior incidência no desenvolvimento da postura, respiração e técnica do instrumento; com o aluno C, aluno de 2º grau, foi elaborado um plano de trabalho baseado no desenvolvimento da respiração e aperfeiçoamento técnico. De forma a explicitar detalhadamente os planos pedagógicos realizados com cada aluno, será elaborada a descrição dos recursos utilizados, tal como apresentação das práticas educativas desenvolvidas. Por último será apresentada uma análise crítica da atividade docente, onde serão analisados e discutidos os aspetos positivos e negativos, terminando com a reflexão final de toda a componente pedagógica.
- Seriam os cyborgues pós-capitalistas?Publication . Matoso, RuiNum contexto marcado pela expansão tecnológica, vem sendo preocupação de uma nova área de investigação transdisciplinar, designada como "Humanidades Digitais", a reflexão em torno dos impactos culturais e sociais da cibernética na nova realidade em que o humano e as suas próteses tecnológicas se fundem. O aumento da potência de computação, a presença cada vez maior de software com Inteligência Artificial e de Algoritmos genéticos, promovem formas inéditas de relação homem-máquina. Propõe-se neste ensaio um debate em torno da construção social da subjectividade pós-humana e da incorporação cibernética da mente.
- Challenges in mammography education and training today: the perspectives of radiography teachers/mentors and students in five European countriesPublication . Strøm, B.; Jorge, José; Meystre, N. Richli; Henner, A.; Kukkes, T.; Metsälä, E.; Reis, CláudiaIntroduction - This study aims to explore current challenges in mammography education from the perspectives of radiography teachers, mentors, and students. Methods - A qualitative study including two focus groups interviews, with radiography teachers/mentors (n = 5) and student radiographers (n = 5) exploring their perspectives on challenges in mammography education today. The content analysis methodology proposed by Graneheim and Lundman was applied to the interviews. Results - Three main categories were identified, each with subcategories identified as: (1) Building Bridges; Applying Theoretical knowledge in Practice, Performing Mammograms, Communication and Quality Assessment (2) State of the Art in Mammography; Personal Attitudes and Skills, Quality Awareness and Patient Care (3) Exploring the Curriculum; Time Constraints, Capacity in Clinical Placement, Multidisciplinary Field and Elective Course. Conclusion - The short study period allocated to this discipline and lack of material resources were considered the main limitations in mammography education, both impacting on the development of students' skills. Breast positioning, patient communication, and quality control were considered key factors affecting mammography performance, patient experience, and diagnostic outcome and should, therefore, be the core focus of mammography education.
- Plano de negócios - Criação de uma empresa de reciclagem em Cabo VerdePublication . Silva, Marius António Rodrigues; Dantas, Rui VieiraO presente trabalho consiste num estudo para a avaliação da viabilidade tecnológica, económica e financeira de um plano comercial e financeiro relativo à abertura de uma empresa de reciclagem na cidade da Praia, Cabo Verde, visto que apresentaria diversas vantagens com a implementação, sendo vantagens com a implementação, sendo vantagens com a implementação, sendo a valorização e recolha dos resíduos um problema que clama por solução não só em Cabo Verde mas também no mundo inteiro. Para a obtenção do resultado final foi necessário fazer um diagnóstico meio envolvente, definição e descrição do negócio plano de marketing, plano de recursos humanos bem como análise económica e financeira para se ter conhecimento se o negócio é ou não viável. Para tal, foi desenvolvido um estudo exploratório qualitativo e quantitativo, com base nos dados extraídos os extraídos quantitativo, com base nos dados extraídos quantitativo, com base nos dados extraídos quantitativo, com base nos dados extraídos quantitativo, com base nos dados extraídos do plano estratégico desenvolvido recentemente em Cabo Verde sobre a temática dos resíduos (PENGER - Plano Estratégico Nacional de Prevenção e Gestão de Resíduos), e nas informações recolhidas a visita realizada à central de triagem da Valorsul em Lisboa, para se inteirar do mundo da reciclagem e como esta atua. Os dados recolhidos foram essências para uma avaliação do negócio e de acordo com os resultados obtidos conclui-se que é viável a instalação de uma empresa de reciclagem na cidade da Praia, apresentando como uma inovação e um ótimo investimento para aqueles que buscam novas oportunidades.
- Portugal como porta de entrada na Europa para empresas angolanas: um estudo comparativo sobre a estratégia de internacionalização adotada no período 2009/2015Publication . Silva, Mauro; Martins, José MoleiroAngola foi, na última década, uma das economias com maior e mais rápido crescimento económico, sendo este marcado pelo aumento significativo do seu PIB, por uma quebra acentuada da inflação e das taxas de juro, pelo aumento das reservas externas e por um crescimento acentuado das exportações. Nos últimos anos, o comércio entre Portugal e Angola tem conhecido um crescimento sustentável, sendo que, por exemplo, entre 2008 a 2012, os investimentos angolanos em Portugal aumentaram 93%. A internacionalização de diversos Grupos Angolanos em Portugal é hoje uma realidade, funcionando Portugal como uma porta estratégica para outros destinos Europeus. Os dois Grupos estudados, Refriango e Bartolomeu Dias, apresentam estratégias de internacionalização distintas, particularmente na sua expansão para Portugal. O Grupo Refriango tem apostado muito na internacionalização, estando presente já em 22 países. Em Portugal utilizou como estratégias principais, o estabelecimento de uma parceria com a Delta Cafés, em 2014, e a forte aposta na comunicação e no marketing, divulgando as marcas em diversos canais de comunicação e associando-as a eventos desportivos e culturais. O Grupo Bartolomeu Dias tem mantido uma postura de comunicação reservada, e aposta de forma mais cautelosa na internacionalização. Atualmente, dedicado a diversas atividades como construção civil, hotelaria, logística e trading, o Grupo tem escritórios em 3 países, além de Angola. O seu modelo de internacionalização envolve a criação de subsidiárias, onde aposta na pesquisa de potenciais negócios nos seus ramos de atuação. Em Portugal a estratégia foi equivalente, com a abertura de sucursal de Lisboa em 2010.
- Efficient heterogeneous polyoxometalate-hybrid catalysts for the oxidative desulfurization of fuelsPublication . Mirante, Fátima; Dias, Luís; Silva, Mariana; Ribeiro, Susana; Corvo, Marta C.; De Castro, Baltazar; Granadeiro, Carlos; Balula, SaleteThe heterogenization of the highly active monovacant polyoxotungstate ([PW11O39](7-), abbreviated as PW11) was achieved by preparing the corresponding long chain quaternary ammonium salt (ODA(7)PW(11), ODA = CH3(CH2)(17)(CH3)(3)N). The complete cation exchange confers total heterogeneity to the monovacant catalyst while keeping its oxidative catalytic activity. In fact, the heterogeneous catalyst allowed for the complete desulfurization of a multicomponent model diesel (2000 ppm S) after 40 min of reaction, conciliating extraction (using BMIMPF6 solvent) and oxidation (ECODS process using H2O2 oxidant). The heterogeneous catalyst has shown a superior desulfurization performance when compared with the homogeneous quaternary ammonium TBAPW(11) catalyst (TBA = (C4H9)(4) N). Both hybrid catalysts have been successfully reused in consecutive ECODS cycles. Additionally, the long carbon chain cations provide a protective environment around the polyoxometalate allowing for ODA(7)PW(11) to retain its heterogeneity and structure after the ECODS process.