Browsing by Author "Martinho, Carla"
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- Uma abordagem quantitativa longitudinal do desempenho dos alunos do 12º ano (2000-2005)Publication . Martinho, Carla; Jose Manuel MatosEsta investigação pretende caracterizar o desempenho dos alunos internos do 12º ano de 2000 a 2005. A diferenciação deste por regiões e por disciplina, a identificação de classes de escolas públicas de sucesso e sua diferenciação, bem como a comparação destas por distritos, constituíram os objectivos propostos para este trabalho. O estudo incluiu todos os registos dos alunos que nos anos em análise estiveram em condições de realizar exames nacionais, 1 768 233 registos. Para o efeito constitui-se uma base de dados capaz de incorporar informação relativa a cada registo e que permitiu a organização, sistematização e posteriormente a realização deste estudo. Alguns dos campos considerados foram as classificações interna e externa, o ano de realização da prova de exame, a disciplina dessa prova, a escola onde foi efectuada, o distrito correspondente, o subsistema de ensino, o tipo de curso, entre outros indicadores. A metodologia de investigação utilizada é de natureza quantitativa aplicada de forma longitudinal, integrando a definição operacional de escola de sucesso e as variáveis: classificações interna final e em exame. As técnicas de análise aplicadas a nível nacional e regional pretendem atender à especificidade dos diversos contextos sociais e à heterogeneidade da realidade portuguesa. Independentemente da análise global ou da análise efectuada nas diferentes dimensões, as principais conclusões permitiram verificar que os alunos apresentaram melhores desempenhos nas avaliações efectuadas nas suas escolas do que nas avaliações externas. Estes apresentaram tendências estáveis ao longo dos seis anos, no binómio disciplina-região, no entanto diferentes entre si. Nas divergências de desempenho constatou-se influência dos distritos de onde são provenientes os alunos bem como da disciplina a que realizaram exame.
- Aula aberta : boas práticas na sala de aula e na escolaPublication . Martinho, CarlaNo dia 28 de novembro realizou-se na Fundação Calouste Gulbenkian, durante a manhã, um workshop sobre boas práticas na sala de aula e na escola. Este workshop, organizado no âmbito do projeto Aula Aberta, visou, mais do que promover o projeto, dar a conhecer a forma como trabalham diariamente com as suas turmas e com os seus alunos as escolas que o integraram e que foram identificadas como escolas de sucesso no ensino de Matemática ou de Português.
- Contribution of Learning Statistics at Secondary School to Students’ Results at UniversityPublication . Martinho, Carla; Fonseca, JaimeThis study concentrates on the analysis of responses to a questionnaire given to a sample of University Students in Portugal that concerns the teaching/learning of Statistics and Data Analysis. We first focus on the effectiveness of teaching Quantitative Methods at secondary level as regards increasing performance in the Introductory Statistical Course (ISC) at University level. The second question is related to the students’ feelings towards Mathematics and whether these feelings imply a difference in students’ performance on statistics. Even when results cannot be generalised, since the study is limited to our context, the data analysed suggest the need to rethink the goals of teaching statistics at secondary school level, at least in our context.
- O ensino à distância no Politécnico de Lisboa: diagnóstico de necessidades de formaçãoPublication . Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Abreu, Renato; Rodrigues, Ricardo Pereira; Martinho, Carla; Escudeiro, MariaNo contexto da situação pandémica associada à COVID-19, o Politécnico de Lisboa criou a Unidade de Ensino à Distância, que tem como principal objetivo promover a inovação pedagógica e a competência digital, em permanente sintonia com os avanços da ciência e da tecnologia da comunicação. Decorrente da sua missão, em abril de 2021 foi aplicado um inquérito por questionário online aos docentes do IPL que visava identificar as necessidades de formação no domínio do ensino à distância.
- Financial literacy among portuguese higher education studentsPublication . Antão, Mário; Nunes, Cristina; Silvestre, Cláudia; Caldeira, João; Martinho, Carla; Negas, MárioObjective – This paper addresses the financial literacy issue in different countries and contexts, comparing it with the financial Literacy of Portuguese Higher Education Institutions (HEI) students. The objective is to identify the growing need for knowledge in this area and to correct the population's attitude and behavior. This study identifies the main conditioning variables of the financial Literacy of this group of individuals, contributing to developing conditions and procedures that would improve the financial Literacy of European students as an essential element of their personal and professional success. Methodology –This study was based on a survey using a sample of 1017 students from 18 institutions. Ordinal regression was used to determine the predictors of financial Literacy. Findings – The literature review shows different results of structural aspects of the same central questions related to financial Literacy among HEI students. The conclusions of the study are in line with the literature review. Nevertheless, empirical research shows that Portuguese students' financial Literacy is lower than students from other countries, highlighting the need to improve their knowledge in this area by correcting the focus group's attitude and behavior. The study identifies the main conditioning variables of the financial Literacy of this group of individuals. Novelty – HEI students who study finance present a higher level of financial knowledge and relatively more confidence in managing their money, the same for working students. No significant gender differences are observed, and these facts align with some authors. However, it is noteworthy to mention that several researchers observe alternative conclusions. This study shows an evolution of the situation followed twelve years earlier, with the same population, but confirms HEI students' low financial literacy level. This research also contributes to the main study promoted by OECD and included on the 2030 agenda of the United Nations (U.N.).
- Financial literacy among portuguese higher education studentsPublication . Antão, Mário; Nunes, Cristina; Silvestre, Cláudia; Caldeira, João; Martinho, Carla; Negas, MárioOur globalised world, with increasingly diversified and rapid trade, requires properly informed and equally rapid decisions, where financial literacy is a core life skill. The information, attitudes and financial knowledge associated with these decisions are essential to ensure the sustainability of economies. The day-to-day life of any citizen is surrounded by financial decisions that determine and condition not only the individual well-being, but also financial sustainability of families, institutions and, consequently, local, and global economies.The need for everyone to take responsibility places the financial literacy of a population as a key issue for good governance. Moreover, financial ignorance has costs. Thus, the promotion of an inclusive financial sector is one of the objectives of several governments and institutional bodies, so since 2015 it has been included in the 2030 UN agenda in 5 of the 17 sustainable development goals. The literacy in general corresponds to the ability of each individual to acquire knowledge, develop cognitive and social skills that allow him, with the information available in society to make the right decision.Financial education is useful for people of all ages and education level. However, higher education students are one of the groups in which any country tends to place many expectations, since they are the future decision makers, so this is the target audience of this research. The survey was released in April 10, and it will be open until May 10, 2022. This preliminary study, which is part of a wider research, aims to determine the level of financial literacy of higher education students in Portugal and to determine whether there are differences in gender, age, course area, and day/ post-work students. Keywords: financial literacy; financial knowledge; financial attitude; financial behaviour; higher education students.
- Os geoparques mundiais da unesco e a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentávelPublication . Silva, Elizabeth; Martinho, Carla; Roxo, M. J.; Sá, Artur AbreuOrganização para a Educação, Ciência e Cultura das Nações Unidas (UNESCO), tem atualmente no centro da sua atuação os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que integram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Assim, de forma transversal, os Programas da UNESCO têm planos estratégicos para a implementação dos 17 ODS, assentes nos cinco pilares do Desenvolvimento Sustentável definidos nesta Agenda: Pessoas, Prosperidade, Planeta, Paz e Parcerias. É neste contexto, que territórios com designação UNESCO, como sítios classificados como Património Mundial, Reservas da Biosfera e Geoparques Mundiais da UNESCO assumem um papel-chave na implementação desta Agenda até 2030. Neste sentido, está a ser realizado desde 2016, um estudo com o objetivo principal de procurar demonstrar de que forma contribuem efetivamente os Geoparques Mundiais da UNESCO sediados na Europa para os 17 ODS. Com base em análises quantitativas e qualitativas de diversas fontes selecionadas para este estudo, espera-se obter resultados que possam vir a confirmar que os planos de ação assumidos pelos Geoparques Mundiais da UNESCO, permitem um verdadeiro desenvolvimento regional sustentável, promovendo de forma holística o património geológico de reconhecido valor internacional, assente numa educação para o desenvolvimento sustentável e no geoturismo, contribuindo para as metas previstas nos 17 ODS.
- A literacia financeira : estudo aplicado a estudantes universitáriosPublication . Martinho, Carla; Negas, Mário Carrilho"Com o objetivo de avaliar a literacia financeira em estudantes do ensino superior, foi readaptado parte de um questionário, já validado por um estudo do banco de Portugal (2010). Este questionário foi aplicado a estudantes de vários cursos superiores e permitiu comparar os resultados deste grupo restrito com os resultados obtidos para a população portuguesa. Por não se tratar de uma amostra representativa da população destes estudantes a nível nacional, trata-se de um estudo de caso, que nos permitiu contudo apurar um conjunto de indicadores sobre os comportamentos, atitudes e conhecimentos financeiros deste grupo de estudantes."
- Matemática e estatística com o apoio do ExcelPublication . Silvestre, Cláudia; Martinho, CarlaEmbora já haja muito trabalho desenvolvido sobre a literacia matemática, as literacias estatística e digital são mais recentes. Se podemos dizer que atualmente as crianças são “nativas digitais” pois têm acesso à tecnologia desde a nascença, ainda assim é preciso educar nesta área. Mas o mesmo não acontece com a capacidade de ler, interpretar e comunicar dados. Esta parte específica da Estatística – tratamento e organização de dados – que já está incluída no currículo de matemática do 1º ciclo, faz parte do nosso quotidiano. E os relatos sobre a evolução da pandemia provocada pelo SRAS-CoV-2, que surgiam diariamente na comunicação social, vieram reforçar a necessidade da literacia estatística da população em geral, realçando, deste modo, o contributo das escolas nesta área de conhecimento. Este trabalho pretende ajudar a operacionalizar as metas do currículo escolar, neste contexto. Assim, começamos por usar atividades habitualmente realizadas em aula, que envolvem a recolha e tratamento de dados, e propomos que as mesmas sejam também desenvolvidas com o recurso ao Excel. Desta forma, com atividades de cariz mais lúdico, pretendemos contribuir para o desenvolvimento das três literacias, matemática, estatística e digital, em simultâneo.
- Matemática II : apoio às aulas de funções reais de mais de uma variável realPublication . Martinho, Carla; Martins, Manuel; Jorge, AnaEste texto apresenta os conceitos fundamentais das funções reais de mais de duas variáveis. Estes slides são um complemento às aulas de Matemática II para o tema em estudo para alunos da licenciatura em gestão.
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