Browsing by Author "Homem, Ana Pinto"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Ensino presencial versus ensino a distância: perceção da comunidade académica da ESTeSLPublication . Nogueira, Patrícia; Rodrigues, Carolina; Poças, Ilda Maria; Grilo, Ana; Silva, Carina; Homem, Ana Pinto; Francisco, Inês; Dragão, MarianaEm finais de 2019, o mundo viu-se confrontado com um novo vírus: COVID-19. As instituições de ensino passam a ministrar aulas de emergência à distância. Objetivo geral: analisar a perceção da comunidade académica, sobre o ensino de emergência a distância. Objetivos específicos: caracterizar as condições de trabalho para a receção do ensino de emergência à distância; compreender de que forma os estados emocionais e a satisfação de vida da comunidade académica foram influenciados pela transição do ensino presencial para o ensino de emergência à distância.
- Ensino presencial versus ensino a distância: perceção dos estudantes de uma escola de saúdePublication . Poças, Ilda Maria; Grilo, Ana; Silva, Carina; Homem, Ana Pinto; Gomes, Carina; Rodrigues, Carolina; Francisco, Inês; Silva, Inês; Dração, Mariana; Nogueira, PatríciaIntrodução – Perante a situação pandémica da COVID-19, com início em 2020, as instituições de ensino superior necessitaram de se adaptar, transitando do ensino presencial para ensino de emergência a distância e, por isso, em formato online. Objetivos – Analisar a perceção dos estudantes de uma escola superior de saúde face à transição de ensino, focando-se principalmente na preferência e satisfação pelo tipo de ensino, nas dificuldades de adaptação, na motivação, nas alterações dos estados emocionais, no desempenho académico, nas competências adquiridas e nas alterações visuais, como a manifestação de sensação de ardor ocular e olho seco, cefaleias e peso ocular. Método – Realizou-se uma investigação descritiva através da aplicação de um questionário online à amostra em estudo. Os dados foram analisados através do SPSS. Resultados – Os resultados obtidos indicaram que, das 517 respostas, 40,4% (n=207) afirmaram preferir o ensino presencial, 43,9% (n=207) afirmaram sentir maiores dificuldades na adaptação ao ensino prático, sendo que 29,3% (n=143) afirmaram estar mais satisfeitos com as aulas teóricas contrariamente às aulas práticas. Conclusão – Os estudantes mostraram-se de uma forma geral insatisfeitos com o ensino à distância, em particular com as aulas práticas, uma vez que se verificou nesta tipologia de ensino uma manifestação negativa na adaptação, nos estados emocionais, na motivação e nas capacidades académicas dos estudantes, bem como uma manifestação positiva no que toca à preferência dos estudantes pelo ensino presencial.
- Face-to-face versus distance learning: perception of the academic community at ESTeSLPublication . Poças, Ilda Maria; Grilo, Ana; Silva, Carina; Homem, Ana Pinto; Rodrigues, Carolina; Francisco, Inês; Dragão, Mariana; Nogueira, PatríciaIntroduction: Facing the pandemic situation of COVID 19, which reached Portugal in 2020, higher education institutions needed to adapt, transitioning from face-to-face learning to distance emergency learning, and therefore, in an online format. Objectives: To analyze the academic community's perception of a higher school of health facing the learning transition, focusing mainly on the preference and satisfaction for the type of learning, adaptation difficulties, motivation, changes in emotional states, academic performance, acquired skills, and visual changes.
- Perspectivas de estudantes e docentes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa sobre o processo ensino-aprendizagem durante o confinamentoPublication . Poças, Ilda Maria; Grilo, Ana; Silva, Carina; Homem, Ana Pinto; Gomes, Carina; Rodrigues, Carolina; Francisco, Inês; Silva, Inês; Dragão, Mariana; Nogueira, PatríciaEm finais de 2019, o mundo viu-se confrontado com um novo vírus: COVID-19. As instituições de ensino passam a ministrar aulas de emergência a distância - adaptação rápida à educação virtual por docentes e estudantes. Objetivo: analisar a percepção da comunidade académica, sobre o ensino de emergência a distância. Objetivos específicos: caracterizar as condições de trabalho dos estudantes e docentes para a receção do ensino de emergência a distância; compreender de que forma os estados emocionais e a satisfação de vida da comunidade académica foram influenciados pela transição para o ensino de emergência a distância.