Browsing by Author "Escudeiro, Maria João"
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- Book of abstracts of 3rd Sustainable Campus Conference (CCS2021)Publication . Manteigas, Vítor; Raposo, Ana; Escudeiro, Maria JoãoThe 3rd Sustainable Campus Conference (CCS2021) was an event promoted by the Sustainable Campus Network, Portugal, organized by the Politécnico de Lisboa and took place on October 28 and 29, 2021, on an online basis. CCS2021 was a forum for discussion and reflection on the latest advances in research, innovation, and practices in the implementation of the Sustainable Development Goals (SDGs) in Higher Education Institutions (HEI) in Portugal and Lusophony countries. Under the theme “SUSTAINABLE CAMPUS: CHALLENGES AND OPPORTUNITIES” this event also aimed to serve as a platform for collaboration and exchange of ideas between students, academics, researchers, and specialists, in the search for intelligent and innovative solutions for a more sustainable future. The authors who attended the conference came mostly from Brazil and Portugal. To the 2021 Sustainable Campus Conference, were submitted 72 proposals to be reviewed and the accepted languages were Portuguese and English. After a rigorous peer review process, in which each submission was sent for review by two referees of the Program Committee, 44 papers and 13 posters were included in the final program.
- O percurso de vida do primeiro MOOC do Politécnico de Lisboa na Plataforma NAUPublication . Martinho, Carla; Rodrigues, Ricardo Pereira; Abreu, Renato; Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Escudeiro, Maria JoãoA educação tem vindo a passar nos últimos tempos por mudanças significativas sobretudo no que diz respeito ao crescimento exponencial das modalidades de Educação a Distância. Entre essas mudanças, destaca-se a criação de MOOC (Massive Open Online Course), aulas massivas, abertas, online que visam fornecer um formato educacional abrangente.
- Promoção do sucesso académico e prevenção do abandono escolar: resultados e estratégias inovadoras no Politécnico de LisboaPublication . Romão Dias de Mendonça David, Maria Alexandra; Encarnação, Susana; Escudeiro, Maria JoãoEnquadrado no Plano de Ação Quadrienal 2021-2024, no eixo estratégico Ensino, Aprendizagem e Apoio Social, o Politécnico de Lisboa definiu como um dos objetivos estratégicos a melhoria das condições de ensino-aprendizagem. Para tal, foram criadas condições para um ambiente escolar acolhedor, inclusivo e de liberdade, que potenciasse o desenvolvimento dos conhecimentos, das competências e das atitudes dos estudantes, respeitando as suas necessidades individuais. O Politécnico de Lisboa pratica uma política de integração e de promoção do sucesso académico, privilegiando medidas preventivas no combate ao abandono escolar. Acresce a promoção da inovação pedagógica e da competência digital, numa cultura de colaboração e partilha, alinhada com os avanços da ciência e das tecnologias de informação-comunicação, possibilitando o desenvolvimento de novos modelos de ensino. Com o objetivo de reforçar iniciativas de promoção do sucesso académico e de prevenção da retenção e do abandono, está em fase de implementação o projeto +Sucesso@IPL, estruturado em torno de três pilares: (1) Monitorização do (in) sucesso académico dos estudantes e predição do abandono; (2) Integração académica e promoção do sucesso dos estudantes (1º ano, 1ª vez) e (3) Inovação Pedagógica. A par deste projeto, a equipa do Programa Mentori@IPL está a desenvolver uma investigação de cariz misto, com a finalidade de compreender quais as estratégias de comunicação mais eficazes para aumentar a adesão e o compromisso dos estudantes. Com esta investigação designada COMentoria - IPL/IDI&CA2023/COMentoria_ESCS - Concurso de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA), que promove a dinamização da Investigação Científica e da Criação Artística no IPL, pretende-se identificar as perceções dos agentes internos e dos diferentes stakeholders sobre o processo de comunicação do Programa Mentori@IPL. Os Programas de Mentoria têm vindo a ser crescentemente valorizados como uma estratégia eficiente para facilitar a integração dos estudantes nas instituições de ensino superior, evidenciando benefícios académicos, sociais e pessoais, incentivando o estudo (DuBois et al., 2002), promovendo o sucesso académico (Oliveira, 2020 & 2021) e contribuindo para a prevenção do abandono académico (De Backer, Keer, Valcke & 2012). O Programa Mentori@IPL., implementado desde o ano letivo 2021/2022, integra como mentorandos estudantes de 1º ano, incluindo estudantes deslocados e/ou em situação de vulnerabilidade. Fazendo a ponte para o Projeto +Sucesso@IPL, são acionados os respetivos mecanismos para dar resposta aos problemas dos estudantes mais desfavorecidos e/ou com Necessidades Educativas Especiais, promovendo a inclusão e o sucesso académico e combatendo o abandono escolar. Com os principais resultados obtidos do Projeto COMentoria, pretende-se reformular a estratégia de comunicação dos distintos projetos do Politécnico de Lisboa, dirigidos aos estudantes, com o objetivo de aumentar o número de participantes nas ações propostas, com destaque para as ações do projeto +Sucesso@IPL, nomeadamente as que se encontram em curso para promover a integração, o sucesso académico e reduzir as taxas de abandono. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer os principais resultados obtidos no Projeto COMentoria, divulgar o Projeto +Sucesso@IPL e apresentar pistas para estratégias de comunicação inovadoras e eficazes, que fomentem mais adesão dos estudantes às ações propostas.
- Rankings de sustentabilidade no ensino superior: o uso do UI Greenmetric no Politécnico de LisboaPublication . Manteigas, Vítor; Silva, Maria João; Rodrigues, Alexandra; Seabra, Fernando; Monteiro, Ana; Romão Dias de Mendonça David, Maria Alexandra; Silvestre, Cláudia; Oliveira, Heitor; Raposo, Ana; Escudeiro, Maria JoãoO Politécnico de Lisboa (IPL), instituição de ensino superior constituída por oito Unidades Orgânicas (UO), distribuídas por cinco campi e pelas instalações dos Serviços da Presidência, conta com uma comunidade académica de cerca de quinze mil estudantes, docentes e não docente, definiu a sustentabilidade ambiental como um dos seus eixos estratégicos e assumiu um compromisso com a comunidade académica, no cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Com o objetivo de melhorar as práticas na área da sustentabilidade, o IPL tem vindo a participar no UI GreenMetric World University Ranking, um ranking internacional de Instituições de Ensino Superior (IES), que atualmente faz uso de 39 indicadores distribuídos por 6 categorias, nomeadamente: (i) campus e infraestruturas; (ii) energia e alterações climáticas; (iii) resíduos; (iv) água; (v) transportes; e (vi) educação e investigação. Em 2023, e com base nas pontuações em cada uma das categorias, o IPL atingiu a posição 553 de entre um total de 1183 IES oriundas de 84 países. Das múltiplas categorias avaliadas, “resíduos” teve o melhor resultado, com uma pontuação de 1575 em 1800 possíveis (87,50%). Em situação contrária, “campus e infraestruturas” obteve uma pontuação de 550 em 1500 (36,67%), havendo, por isso, uma margem significativa de melhoria associada a esta categoria. Para as restantes categorias, os resultados registaram-se entre os 50% (água) e os 65,28% (transportes e educação e investigação). O resultado alcançado decorreu do trabalho colaborativo e concertado das UO, alicerçado numa visão holística e numa gestão estratégica, associada às múltiplas dimensões da sustentabilidade e com particular enfoque naquilo que tem vindo a ser feito no âmbito dos programas Eco-Escolas e EcoCampus, como sejam, por exemplo: (i) a água, com a distribuição de garrafas reutilizáveis e a promoção do consumo da água de rede pública de abastecimento; (ii) a alimentação, com a realização de eventos de democracia participativa, workshops sobre alimentação saudável e sustentável e a disponibilização de ementas com impacte ambiental reduzido; (iii) a biodiversidade e os espaços verdes, com a plantação de espécies arbóreas, assim como a construção e instalação nos campi, de hotéis de insetos; (iv) a educação, usando os campi como “laboratórios vivos” e com o uso de unidades curriculares para a abordagem às questões da sustentabilidade; (v) a mobilidade, com a promoção do uso da bicicleta pela comunidade académica; e (vi) os resíduos, com a promoção da compostagem e a instalação de ecopontos para a deposição e recolha seletiva de vários fluxos específicos Em conclusão, salienta-se o resultado obtido pelo IPL no UI GreenMetric, figurando na primeira metade da seriação das IES participantes neste ranking. Na comunicação proposta será apresentada a metodologia que garantiu a sistematização da informação necessária para a participação no ranking, assim como serão apresentadas algumas das práticas de sustentabilidade que viabilizaram o desempenho alcançado no UI GreenMetric 2023. Serão igualmente abordados os desafios para o futuro, tendo em conta o objetivo de melhorar as práticas na área da sustentabilidade no IPL.
- Satisfaction with remote teaching and the return to in-person teaching: perception of higher education studentsPublication . Martinho, Carla; Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Rodrigues, Ricardo Pereira; Abreu, Renato; Escudeiro, Maria JoãoSeveral studies have sought to evaluate how students experienced remote emergency experience due to the pandemic scenario caused by the spread of coronavirus SARS-CoV-2. This article aims to analyze the perception of students of higher education Portuguese, and their satisfaction with the remote emergency experience and the return to face-to-face classes. For this, an online questionnaire was applied to students, from the 1st year of the 1st cycle, of courses in the areas of education, communication sciences and business sciences of polytechnic higher education (n=307). For data analysis, a quantitative approach is adopted, using descriptive statistic and correlation analysis. The results show that 59.3% of the interviewees consider themselves extremely satisfied with returning to face-to-face classes. With regard to satisfaction with online classes, it shows that the majority (46.9%) are at the intermediate level (level 3, on a Likert scale from 1 to 5). Finally, when asked about the teaching regime they prefer, most opt for face-to-face teaching (68.4%), followed by mixed (b-learning) (29.6%) and distance (e-learning) (2.0%). The results are presented taking into account the gender, the course, the fact of being a worker or not and the period in which they study. The results allow us to conclude that remote emergency teaching was not satisfactory, in the perception of these students, and that the return to face-to-face teaching was accepted with great satisfaction. These results contribute to the discussion about the needs of a planned remote teaching, with methodologies and equipment suitable for online teaching.
- Satisfaction with remote teaching and the return to in-person teaching: perception of higher education studentsPublication . Martinho, Carla; Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Pereira Rodrigues, Ricardo; Abreu, Reanato; Escudeiro, Maria JoãoSeveral studies have sought to evaluate how students experienced remote emergency experiences due to the pandemic scenario caused by the spread of coronavirus SARS-CoV-2. This article aims to analyze the perception of students of higher education Portuguese, and their satisfaction with the remote emergency experience and the return to face-to-face classes. For this, an online questionnaire was applied to students, from the 1st year of the 1st cycle, of courses in the areas of education, communication sciences, and business sciences of polytechnic higher education (n=307). For data analysis, a quantitative approach is adopted, using descriptive statistics and correlation analysis. The results show that 59.3% of the interviewees consider themselves extremely satisfied with returning to face-to-face classes. With regard to satisfaction with online classes, it shows that the majority (46.9%) are at the intermediate level (level 3, on a Likert scale from 1 to 5). Finally, when asked about the teaching regime they prefer, most opt for face-to-face teaching (68.4%), followed by mixed (b-learning) (29.6%) and distance (e-learning) (2.0%). The results are presented taking into account the gender, the course, the fact of being a worker or not, and the period in which they study. The results allow us to conclude that remote emergency teaching was not satisfactory, in the perception of these students, and that the return to face-to-face teaching was accepted with great satisfaction. These results contribute to the discussion about the need for planned remote teaching, with methodologies and equipment suitable for online teaching.