Browsing by Author "Cordeiro, Marta"
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- Abraçar a lentidão, através das artes e da educaçãoPublication . Cordeiro, MartaConversa entre Marta Cordeiro, Sílvia Real e Susana Martins, em Outubro de 2018, sobre o Grupo 23: Silêncio! E o Teatro da Voz. A conversa versa sobre a educação artística e o teatro para e com crianças, a criação, a educação, a importância dos projectos
- Amar uma imagemPublication . Cordeiro, MartaO artigo reflete acerca das motivações que levam os indivíduos a gostar das imagens. Parte da ideia de “ilusão” enquanto mecanismo que depende de uma aceitação consciente por parte dos indivíduos para, seguidamente, abordar a imagem enquanto entidade que permite a projeção e exteriorização dos desejos particulares dos espectadores. Utiliza exemplos oriundos da literatura, do teatro, das artes plásticas e do cinema e da argumentação que define a imagem como superfície e profundidade.
- Ana MataPublication . Cordeiro, MartaO artigo analisa o corpo de trabalhos da artista plástica Ana Mata, demorando-se sobre a relação que estabelece entre pintura e fotografia.
- Aparências que contam: a aparência como ferramenta de avaliação socialPublication . Cordeiro, MartaO artigo explora a forma como, na modernidade, desenvolveu-se a crença numa relação de causa e efeito entre o carácter e a aparência dos indivíduos. Várias foram as personalidades que tentaram tornar positivas as investigações e a catalogação das aparências, tendo-se desenvolvido metodologias de análise e arquivos de imagens que tentavam estabelecer critérios de identificação de aparências de sujeitos ditos “desajustados”. A fotografia desempenhou papel de relevo na criação destes arquivos, permitindo tornar objectivas determinadas encenações. Como forma de tornar mensurável a normalidade, estabeleceu-se a figura do “homem-médio”, na qual média e ideal se sobrepõem. Aborda-se o papel da figura da média ou ideal na Europa moderna e, igualmente, na emergência da sociedade de consumo norte-americana.
- Aquilo que as imagens dizemPublication . Cordeiro, MartaO texto analisa o espectáculo Morceau de Bravoure, da companhia Cão Solteiro, detendo-se sobre a construção das figuras e dos figurinos, análise que se estende a outros trabalhos do colectivo.
- Beauty and the flesh. The biggest loser, to be beautiful is to exclude the fleshPublication . Cordeiro, MartaABSTRACT - To define beauty, as a quality of a body is difficult, depending moreover on subjective evaluations that change according to different social formations. Considering however, a possible reading of the individual as structured through soul, body and flesh, the statement that beauty depends on the exclusion of flesh can be put forth. It is in this light that the reality show The Biggest Loser shall be analysed and the contemporary definition of beauty discussed.
- BrancoPublication . Cordeiro, MartaO texto enuncia a relação entre a luz e a imagem a partir dos conceitos de síntese, adição e vazio.
- Brígida Mendes, o corpo em desaparecimentoPublication . Cordeiro, MartaO artigo analisa um conjunto de trabalhos da artista Brígida Mendes, equacionando as relações entre pintura, fotografia e sombra.
- O corpo como imagem e as imagens do corpo na contemporaneidadePublication . Cordeiro, Marta; Gamito, Maria JoãoA tese distingue o corpo de duas entidades a ele associadas – a alma e a carne – e fá-lo partindo da metafísica platónica e da sua subsequente apropriação pelo catolicismo. Isolar o corpo permite pensá-lo como imagem, sendo fundamental a forma como, no corpo, se expressam os valores de determinada época e que coincidem com a virtude católica, com o ajustamento social da modernidade ou com a adequação ao mercado de massas na contemporaneidade. Defende-se que o corpo é uma imagem que, actualmente, é modelada por outras imagens, especialmente as difundidas pelos media na figura das designadas celebridades. Aproxima-se o corpo das características e qualidades que definem uma imagem e utiliza-se esta proximidade para justificar a sedução que as imagens dos media realizam sobre os indivíduos. Seguidamente, reflecte-se acerca da forma como espectador e imagem se relacionam e utiliza-se a figura de Narciso, Medusa e Pigmalião para dar conta das possibilidades desta relação. São as mesmas figuras mitológicas que percorrem a análise de exemplos quotidianos de indivíduos que transformam os seus corpos de acordo com o modelo de uma celebridade e que apontam algumas das alternativas possíveis relativamente à construção de um corpo feita à imagem de um modelo. Os exemplos analisados são, essencialmente, retirados de reality shows televisivos devido ao facto destes concursos serem zonas que mesclam o quotidiano com o espaço dos media e aproximarem os concorrentes das celebridades.
- O corpo como imagem: as celebridades como modelosPublication . Cordeiro, MartaO artigo reflecte acerca da forma como os indivíduos constroem o seu corpo e aparência a partir do exemplo avançado pelas celebridades. Para tanto, pensa o corpo enquanto imagem e apresenta argumentos que aproximem as características do corpo das da imagem socorrendo-se, como ponto de partida, da distinção católica entre alma, corpo e carne, que isola a entidade corpo. Discute, também, a forma como as celebridades se instituem como modelos a seguir, referindo a sua circulação mediática na forma de imagem e, seguidamente, analisa a relação entre o corpo dos indivíduos e o modelo das celebridades. Aqui, parte das dimensões da imagem picture e image e da sua relação com a palavra.