Browsing by Author "Barroso, Filipa Carvalho"
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- Do bairro à cidade - Projetos e itinerários na descoberta do meio localPublication . Barroso, Filipa Carvalho; Hortas, Maria JoãoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento descreve-se e reflete-se sobre a prática desenvolvida nos contextos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. É, também, apresentado um estudo desenvolvido no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, intitulado Do Bairro à Cidade: projetos e itinerários na descoberta do meio local. Este estudo emerge da problemática A implementação de atividades investigativas centradas no meio local como estratégia estruturante do processo de ensino e aprendizagem do EM potencia, nos alunos, o desenvolvimento de competências de orientação e localização espacial, de autonomia e cooperação. São dois os objetivos gerais que orientam a investigação: (i) analisar os contributos da realização de atividades investigativas, centrados no meio local, para o desenvolvimento de competências de conhecimento dos lugares, orientação e localização espacial; (ii) compreender de que modo o envolvimento dos alunos em atividades investigativas permite o desenvolvimento de competências de autonomia e cooperação. Em conformidade, utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com recurso a procedimentos próximos das fases definidas na metodologia de investigação-ação. Os resultados obtidos confirmam que o envolvimento dos alunos em atividades investigativas, centradas no meio local e valorizando os seus interesses, transportam-nos para o conhecimento do meio onde vivem e potenciam o desenvolvimento de competências de orientação e localização espacial, de autonomia e cooperação.
- Formação inicial de professores, ciências sociais e transformação socialPublication . Almeida, Diana Sofia Salgueiro; Barroso, Filipa Carvalho; Alves, Inês Filipa Coelho; Marques, Inês da Silva; G Dias, Alfredo; Hortas, Maria JoãoA Prática de Ensino Supervisionada (PES) deve ser assumida como um vetor fundamental na conceção e implementação de um plano de estudo de formação inicial de professores, no entanto, pode desempenhar um papel mais abrangente que ultrapasse o simples acompanhamento dos períodos de iniciação à prática docente dos estudantes em formação. No âmbito da PES, a Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx) poderia ter condições para alargar o âmbito da sua intervenção e, aproximando-se da criação de comunidades aprendentes, reconhecer que a formação dos seus estudantes nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) pode ser uma oportunidade para contribuir para a mudança das práticas de ensino dos professores cooperantes.