Browsing by Author "Almeida, Diana Sofia Salgueiro"
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- Formação inicial de professores, ciências sociais e transformação socialPublication . Almeida, Diana Sofia Salgueiro; Barroso, Filipa Carvalho; Alves, Inês Filipa Coelho; Marques, Inês da Silva; G Dias, Alfredo; Hortas, Maria JoãoA Prática de Ensino Supervisionada (PES) deve ser assumida como um vetor fundamental na conceção e implementação de um plano de estudo de formação inicial de professores, no entanto, pode desempenhar um papel mais abrangente que ultrapasse o simples acompanhamento dos períodos de iniciação à prática docente dos estudantes em formação. No âmbito da PES, a Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx) poderia ter condições para alargar o âmbito da sua intervenção e, aproximando-se da criação de comunidades aprendentes, reconhecer que a formação dos seus estudantes nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) pode ser uma oportunidade para contribuir para a mudança das práticas de ensino dos professores cooperantes.
- O meio local como recurso para o desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial (1.º CEB)Publication . Almeida, Diana Sofia Salgueiro; Hortas, Maria JoãoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada II, no mestrado do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento é realizada uma descrição e análise critica das práticas desenvolvidas no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresentado um estudo investigativo desenvolvido no 1.º Ciclo de Ensino Básico com o tema: O meio local como recurso para o desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial (1.º CEB). O estudo surge da identificação das fragilidades no conhecimento do meio local e das dificuldades de localização e orientação espacial, numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação decorreu ao longo de sete semanas, com diferentes atividades interdisciplinares que culminaram no presente estudo. As atividades no âmbito deste estudo encontram-se organizadas em três momentos: (i) diagnóstico; (ii) atividades de desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial; (iii) ficha final. As atividades realizadas tiveram sempre como foco o recurso ao meio local para o desenvolvimento de diversas competências, nomeadamente de localização e orientação espacial. Os resultados do processo, assim como os obtidos nos exercícios finais, permitem verificar a evolução dos alunos ao nível do conhecimento e representação do seu bairro, e na capacidade de mobilizar competências para a localização e orientação espacial com recurso à planta do bairro.