ESELx - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Author "Afonso, Maria Filomena Perquilhas Baptista"
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- A educação artística e o desenvolvimento da criatividade e autonomia dos alunos de um curso profissionalPublication . Afonso, Maria Filomena Perquilhas Baptista; Leite, Teresa; Silva, Ana Maria Garcia Nolasco daO presente estudo centra-se no desenvolvimento da criatividade e da autonomia através da Educação Artística, nomeadamente na verificação do desenvolvimento da criatividade recorrendo a exercícios de agilização do pensamento criativo e da autonomia através da metodologia de trabalho de projeto. O estudo partiu de uma necessidade verificada em contexto de sala de aula, no ano letivo de 2011/2012, onde se observou que alguns alunos do 2º ano do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial demonstravam pouca criatividade e pouca autonomia. Neste sentido, os objetivos do estudo são: i) Verificar se o recurso a estratégias de promoção da criatividade produz efeitos: a) Na fluidez, flexibilidade e originalidade; b) na aplicação dessas características no planeamento e desenvolvimento de projetos; ii) Identificar os efeitos do trabalho de projeto no desenvolvimento da autonomia dos alunos. Organizou-se assim um projeto de intervenção com caraterísticas de investigação-ação. Na análise e tratamento de dados recorreu-se essencialmente à abordagem qualitativa e, pontualmente, a dados quantitativos de índole eminentemente descritiva. O estudo iniciou-se com uma entrevista e um questionário com vista a conhecer, respetivamente, as perceções dos alunos sobre Educação Artística e sobre Criatividade. Seguidamente realizou-se um exercício de agilização do pensamento criativo com o fim de aferir o grau de flexibilidade, fluidez e originalidade dos alunos, tendo a autonomia dos mesmos sido observada em contexto de sala de aula. Realizaram-se exercícios de desenvolvimento do potencial criativo e implementou-se um projeto de Educação Artística, utilizando a metodologia de trabalho de projeto. No final recolheram-se os dados necessários para avaliar o processo e os resultados do projeto, repetindo-se o exercício de agilização do pensamento criativo e realizando-se um questionário de avaliação. Através desta análise foi possível concluir que o recurso a técnicas de desenvolvimento do potencial criativo contribuiu para desenvolver a criatividade dos alunos e que a metodologia de trabalho de projeto aplicada em Educação Artística contribuiu para lhes aumentar a autonomia.