ESELx - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Author "Afonso, Ana Filipa Couceiro Fornelos"
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- Eu gostava que o nosso jardim tivesse uma tenda ou… a (re)construção do jardim com a comunidade educativaPublication . Afonso, Ana Filipa Couceiro Fornelos; Almeida, Tiago“Ninguém sabe andar na rua como as crianças. Para elas é sempre uma novidade, é uma constante festa transpor umbrais. Sair à rua é para elas muito mais do que sair à rua. Vão com o vento. Não vão a nenhum sítio determinado, não se defendem dos olhares das outras pessoas e nem sequer, em dias escuros, a tempestade se reduz, como para a gente crescida, a um obstáculo que se opõe ao guarda-chuva.” Ruy Belo, 1970, p.16 Nada é tão bom quanto brincar na rua. “Brincar sem teto” (Vale, 2013, p. 11) é uma oportunidade de ser livre. Outrora era na rua que se ouvia o som da infância, jogava-se ao pião, construíam-se casas nas raízes das árvores e jogava-se à bola até ao anoitecer. Nos dias de hoje, a proteção e o medo falam mais alto e o som das crianças a brincarem foi substituído pelo ruído dos carros e a correria das pessoas. Hoje em dia os media sobrecarregam os pais/as famílias com um medo constante, trazendo ao de cima o seu instinto de proteção que os leva a conotar a rua como um local de permanente perigo. Além disto, a falta de tempo inerente à agitação permanente faz com que as crianças deixem de ter a oportunidade de explorar as possibilidades que a rua oferece. O tempo passado a brincar nas ruas está hoje confinado a quatro paredes. Neste sentido, cabe à escola e consequentemente ao/à educador/a proporcionar à criança tempo livre de qualidade no espaço exterior. Foi ao redor desta reflexão e sabendo que as investigações em educação de infância centram-se, sobretudo, no que ocorre no interior da sala de atividades ignorando o espaço exterior como possibilidade de ação, que levei a cabo um projeto de investigação, numa abordagem qualitativa, no qual toda a comunidade educativa foi desafiada a alterar o espaço exterior com base nas observações das interações das crianças, considerando, em todo o processo, a voz das mesmas. Desta forma, o projeto permitiu refletir acerca da importância do brincar nos espaços exteriores, bem como o papel que o/a educador/a assume no mesmo. Além disto, foram elaboradas entrevistas que permitiram comparar as brincadeiras e os recreios de antigamente e os atuais. Para isto privilegiaram-se como técnicas de recolha de dados a observação direta, a entrevista, a consulta e análise de documentos e as notas de campo. Assim, concilia-se a pesquisa bibliográfica mobilizada com a recolha de dados realizada ao longo da intervenção. Além de uma reflexão do projeto de investigação, o presente relatório pretende ser uma abordagem crítica e reflexiva da prática profissional supervisionada desenvolvida, no ano letivo 2016/2017, em contexto de jardim de infância com um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos, na qual o grande objetivo de ação foi a transformação do espaço exterior com a comunidade educativa.