ESELx - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Author "Adam, Mónica Alexandra Esteves Tavares"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O conto de histórias e a metodologia de trabalho de projetoPublication . Adam, Mónica Alexandra Esteves Tavares; Rosa, JoãoO presente relatório intitula-se “O Conto de Histórias e a Metodologia de Trabalho de Projeto” e surgiu no contexto da Prática Profissional Supervisionada (PPS II) na valência de Jardim de Infância, em que trabalhei com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos. O principal objetivo deste estudo foi perceber de que forma as histórias podem estar relacionadas com a Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP), sabendo que aquelas são ferramentas essenciais de aprendizagem sobre a vida, que ajudam as crianças a compreender o mundo em que vivem e a desenvolver habilidades de comunicação e compreensão oral. Esta investigação inspira-se nos pressupostos de uma metodologia de estudo de caso que, é definido por Yin (1994), como “um inquérito empírico que investiga um fenómeno contemporâneo dentro do seu conceito de vida real, especialmente quando as fronteiras entre o fenómeno e contextos não são claramente evidentes” (p.24). Como técnicas de recolha de dados, utilizei a observação direta e participante, a entrevista semiestruturada e a consulta documental. Foram contadas 30 histórias às crianças. Em conversas de grupo discutiu-se com as crianças que histórias poderiam dar origem a projetos. As crianças entenderam que 77% das histórias poderiam dar origem a numerosos projetos nas áreas do “conhecimento do mundo”, “formação pessoal e social” e “expressão e comunicação”. Concluiu-se que há um forte potencial do conto regular das histórias no desenvolvimento de projetos que podem ser trabalhados através da Metodologia de Trabalho de Projeto. Ao longo deste processo de investigação tive sempre presente as intenções para a ação que defini inicialmente no trabalho com as crianças, a equipa educativa e com as famílias. Em todos os momentos de intervenção procurei respeitar a ética profissional, assumindo um conjunto de princípios e compromissos nas relações que estabeleci com os atores educativos.