ESELx - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Author "Abraços, Joana Filipa Mourato"
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- Memória histórica e ensino da história no 1.º e 2.º ciclos do Ensino BásicoPublication . Abraços, Joana Filipa Mourato; Dias, Alfredo GomesO presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa, que contempla a realização de duas intervenções educativas, uma no 1.º e outra no 2.º CEB e, na sequência destas, a elaboração de um estudo de caráter investigativo. A presente investigação apresentada neste relatório parte da problemática A memória histórica pode ser mobilizada como recurso para o ensino e aprendizagem da História no 1.º e no 2.º CEB, contribuindo para a sua formação cidadã, da qual emergiram os seguintes objetivos de investigação: i) Reconhecer o modo como os alunos, a partir de elementos patrimoniais arquitetónicos da cidade de Lisboa, identificam vestígios do passado e atribuem, no presente, novos significados; ii) Identificar, a partir de memórias vivas do passado (25 de Abril), os valores que se desenvolvem com o estudo da revolução democrática em Portugal; iii) Analisar o contributo dos testemunhos do passado para o ensino e aprendizagem de acontecimentos históricos relevantes para a construção da formação de uma cidadania democrática. Foi mobilizada uma metodologia mista, através da recolha de dados estatísticos a partir de um inquérito por questionário e, ainda, à análise de conteúdo dos restantes produtos. Os resultados obtidos sugerem que: i) os alunos reconhecem vestígios do passado nos elementos patrimoniais do presente, demonstrando sensibilidade e respeito pelos mesmos, mas atribuindo-lhes significados funcionais relacionados com o meio em que estão inseridos; ii) as memórias vivas do passado permitem uma vivência secundária das emoções sentidas e realçam valores democráticos relacionados com a Liberdade e com o Estado de Direito; iii) os testemunhos do passado contribuem, através de um vinculo emocional, para o ensino e a aprendizagem de acontecimentos históricos, transformando-os em conhecimentos prévios e agindo como recurso motivador para as aprendizagens.