ESELx - Capítulos ou partes de livros
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Browsing ESELx - Capítulos ou partes de livros by Author "Aguiar, Ana Raquel"
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- Trabalhar a leitura numa perspetiva de educação para o desenvolvimento: uma experiência no 3.º ano de escolaridadePublication . Barbosa, Gabriela; Aguiar, Ana Raquel; Passos, TâniaAs vivências atuais dos alunos exigem à Escola um desempenho cada vez mais exigente, assumindo-se um compromisso evidente na preparação dos jovens para o imprevisto, o novo, a complexidade, mas pretendendo-se “sobretudo desenvolver em cada indivíduo a vontade, a capacidade e o conhecimento que lhe permitirá aprender ao longo da vida” (Martins, 2017, p.8). Tal exigirá uma ação constante para o exercício da responsabilidade e da consciência, privilegiando-se o respeito pela dignidade humana e pela diversidade cultural. Por outras palavras, a Escola deve dotar o aluno de um desenvolvimento global, permitindo-lhe o exercício pleno da cidadania. Partindo destes pressupostos e do que é preconizado pela Estratégia Nacional de Educação para o De-senvolvimento (ENED) – Promoção da Cidadania Global – estabelecida pelo Despacho conjunto do Ministério da Educação nº 25931/2009, que apresenta como indicador foco a promoção da cidadania global através de processos de aprendizagem, apresentamos, nesta comunicação, uma pesquisa de natureza qualitativa que foi realizada no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, numa turma do 3.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. Este estudo centrou-se no âmbito da disciplina de Português, em geral, e no domínio da Leitura e Educação Literária, em particular, seguindo as recomendações do Referencial de Educação para o Desenvolvimento, que orienta a forma como os educadores e professores poderão incluir, na sua inter-venção pedagógica, a Educação para o Desenvolvimento (ED). Assim, tendo como objetivo compreender a forma como a aprendizagem da leitura pode ser feita numa perspetiva de ED, apresentam-se algumas propostas didáticas que implicam a aquisição de competências de leitura ao serviço de alguns eixos estruturantes no âmbito da ED, neste caso, a inclusão social, a construção da justiça social, a desigualdade social e a multiculturalidade, concluindo-se que tal cruzamento é não só didaticamente possível como desejável.